Home Artigos Carreira Comunique com ousadia

Comunique com ousadia

comunicação

A sua comunicação pessoal é ousada?
O que ainda não fez e que, se fizesse, geraria um resultado incrível em alguma área da sua vida?
Não fazer e depois reclamar que não deu certo é muito injusto! Uma prática interessante é questionar: fiz tudo o que podia? Considerando o que realmente estava ao meu alcance, ousei o suficiente?

Ousadia

Ousadia é uma característica que pode ser desenvolvida. De tanto praticar, você fica ousada. E não perceba isso como algo abusivo, exagerado, mas elástico na sua medida! O adjetivo ousado é sinónimo de corajoso, destemido. E aí eu posso ter tocado no ponto. O medo que trava, que congela, que limita, também é a justificação para a inação ou falta de ação, inércia. Tente olhar para a situação de fora, como se fosse apenas um observador e não um protagonista ativo. Como poderia contribuir para que o outro – que, na verdade, é você mesma – agisse, ampliasse a forma de sentir, atuasse como um legítimo ousado?
Só sabemos que resultados vamos ter, se fizermos. Só podemos experimentar algo novo, se tentarmos. A vida é um grande laboratório, um campo de provas. Para ampliar a capacidade de comunicação, por exemplo, pode conversar com alguém com quem nunca trocou duas palavras, e talvez descubra boas histórias. Pode dizer “bom dia”, mas um “bom dia” com vontade, não um daqueles automáticos, para alguém que encontrar no elevador; talvez possa pedir uma informação na rua ou falar de si a um amigo. Se essas são práticas que não fazem parte do seu quotidiano, pode ser um caminho interessante para desenvolver a ousadia.

O meio termo

Às vezes, é comum pensarmos no oito ou no oitenta, sem avaliar que há um meio termo que eu gosto de chamar de um “ponto bom”. E quem define isso é cada um. Não meça o nível de ousadia pelos meus parâmetros. Por exemplo, se eu disser que faria como um paraquedista, que se atira para o vento de um avião sem porta…ai…e que isso é tranquilo para mim, não é preciso achar o mesmo. Para si, esse paraquedista pode ser mega ousado e talvez você nunca queira ser como ele, porque o nível de ousadia que apresenta é demais. E tudo bem! O ponto é: gostava de sair do lugar? Deseja avançar um pouco mais? Então, lá vou eu repetir o conceito de Albert Einstein: faça diferente, faça algo que nunca fez, de uma forma nova. Só assim vai ter resultados diferentes. E aplique essa ousadia na comunicação também. Então: o que é possível fazer hoje, no campo da comunicação, que não está acostumada a fazer? Experimente sair da zona de conforto.
Confie! Porque a intensidade da vida só acontece na medida em que ousar.

Texto de autoria da jornalista Aurea Regina de Sá

 


Ver Também

Trabalhar em casa: inferno ou paraíso?

Sempre imaginei que trabalhar por conta própria, em casa, seria como viver no paraíso. Ter…