Home Noticias Conferência As Vozes do Empreendedorismo Feminino

Conferência As Vozes do Empreendedorismo Feminino

empreendedorismo feminino

A Primeira Conferência As Vozes do Empreendedorismo Feminino, organizada em parceria com o Leap Center, marca uma nova etapa no percurso das Mulheres à Obra. A grande adesão ao evento, que praticamente esgotou com perto de 120 participantes, representou a aceitação inequívoca de um conceito inovador que desejávamos testar e que pretendemos replicar em vários pontos do país.

A manhã foi marcada por quatro apresentações de grande qualidade. Karina Carvalho, Diretora Executiva da Transparency International Portugal, falou sobre boa governação ao nível empresarial, um tema de grande relevância para o qual é fundamental despertar consciências, pois não basta empreender, é preciso empreender de forma consciente e responsável, em respeito pelos princípios da sociedade democrática em que queremos viver.

A Bárbara Barroso (As dicas da Bá / Money Lab) é já uma referência incontornável ao nível financeiro, pelo que a intervenção «Literacia financeira para empreendedores» não poderia ter ficado em melhores mãos. Autora de três livros na área, colaboradora de inúmeros conceituados meios de comunicação, como a Revista Exame, o Diário Económico e a TSF, Bárbara explicou, de forma simples, direta e acessível, os princípios financeiros básicos para quem deseja criar e manter o seu próprio negócio.

A Teresa Gaudêncio Santos é uma colaboradora de longa data das Mulheres à Obra, tendo já realizado, em parceria connosco, várias formações na área do Marketing Digital. Com mais de 20 anos de experiência na área, tanto em grandes empresas como à frente da sua própria consultora, a TGS Marketing, Teresa apresentou de forma brilhante o essencial do marketing digital para não marketers.

A manhã terminou com a apresentação da Teresa Botelho (Business Clinik) sobre saber vender e criar diferenciação, um tema determinante para o sucesso de qualquer projeto de empreendedorismo. Acompanhamos o trabalho da Teresa há algum tempo e não podíamos ter deixado de a convidar para oradora na nossa conferência, dado que é, inequivocamente, uma referência na área, que tem provas dadas no acompanhamento e orientação de empreendedores e empresários em diversas áreas de atividade.

A tarde foi preenchida por uma abordagem mais interativa, com a Manon Rosenboom Alves (Reinvent Yourself) a dinamizar uma longa mas bastante motivadora, desafiadora e aliciante sessão de pitchs de negócios de mulheres empreendedoras. Os negócios e projetos apresentados destacaram-se pela sua diversidade e caráter diferenciador, mas também pelo seu realismo e honestidade. Revelaram a verdade do empreendedorismo feminino em Portugal, com o seu enorme potencial e riqueza, mas sem deixar de salientar as estratégias de superação dos momentos mais difíceis, que existem e não podem ser esquecidos.

Terminámos com uma apresentação brilhante da Sofia Quaresma, que na primeira pessoa relatou o que é ser empreendedora em Portugal. As suas realizações são consideráveis e inspiradoras: foi a pioneira do Franchising Hellen Doron em Portugal e atualmente é diretora de vendas na Mary Kay, onde tem feito um percurso brilhante. As suas palavras deixaram em todas nós um forte sentimento de empatia e reconhecimento, bem como uma enorme vontade de ir mais além.

Fechámos a conferência com chave de ouro. O nosso cocktail de Networking foi abrilhantado pelo catering da Taste Spot, que já havia estado no nosso primeiro encontro e que aqui voltou a estar presente, pois somos fãs incondicionais das iguarias que a Rita e o Gonçalo Durão preparam com tanto carinho e requinte. As bebidas ficaram a cargo da Enoport, que nos brindou com um magnífico champanhe de Bucelas, e dos deliciosos Vinhos Piano, vinhos orgânicos da região do Douro.

Mais do que um evento expositivo de um dia, a conferência colocou as participantes no papel de protagonistas que tiveram a oportunidade de expor os seus projetos e de beneficiar de um conjunto de apoios fundamentais para o sucesso dos seus negócios, nomeadamente ao nível da divulgação. Entre outras coisas, como banners e testemunhos publicados no nosso Portal e no nosso grupo, cada participante ofereceu vouchers com descontos e ofertas especiais às restantes, o que se traduziu não só na criação de inúmeras oportunidades de negócio, como no acesso a uma grande variedade de vantagens no acesso a serviços e produtos de grande interesse e originalidade. Receberam ainda a Revista Exklusiva, oferecida pela Helena Mourão, nosso incansável apoio, que muito contribuiu para que este evento se realizasse.

Considerando o sucesso da Conferência em Lisboa, estamos já a preparar uma segunda edição no Porto e quem sabe, ainda chegaremos ao Algarve e à zona centro neste ano!

“Como participante da 1ª Conferência As Vozes do Empreendedorismo Feminino posso dizer que correu muito bem, excelente trabalho desde a organização, partilha de conhecimento, simpatia e até humor não faltou. Não esquecendo o entusiasmo com que fizeram tudo acontecer”.

Fatima Ferreira

Vertical Bijuteria

“Quero desde já agradecer  por terem organizado um evento tão rico. Foi um dia inspirador, cheio de energia positiva, motivação, conselhos, ideias, informação, formação, partilha. Estava, claramente, a precisar de um dia assim, motivador. E é tão importante perceber que todas as formadoras / palestrantes, estão disponíveis para ajudar no que precisarmos. Normalmente o que acontece neste tipo de eventos é um despejar de informação e depois não há continuidade. Retemos alguma informação e continuamos na mesma. Por tudo isto, e pelo resto, obrigada. Continuação de muito sucesso”.

Paula Neves

Fashion Daily – Lifestyle

 


Ver Também

Mulheres à Obra reconhecidas como Boa Prática em Empreendedorismo na maternidade

As Mulheres à Obra foram consideradas uma boa prática em empreendedorismo na maternidade, …