Home Testemunhos No sofá com a Empreendedora Ana Castanheira – Os Gatos também sonham

No sofá com a Empreendedora Ana Castanheira – Os Gatos também sonham

empreendedora

P. – Qual a tua atividade profissional?

Sou gestora do serviço “Os gatos também sonham – Cat sitting ao domicilio”, desde março 2015.

P. – Quando sentiste o “chamamento” do empreendedorismo na tua vida?

Sempre, desde jovem, sonhei ter a minha própria atividade. Durante 15 anos, ligada ao desenvolvimento do associativismo juvenil e à animação sócio cultural, ensinei que cada pessoa tem dentro de si sonhos e que consegue realizá-los se acreditar neles, e aprendi que tudo se soluciona de modo positivo com a mente aberta, com criatividade e partilhando em grupo o mesmo espírito e objetivos.

P. – Como começaste o teu percurso empreendedor?

Creio que como trabalhadora independente toda a vida esse espírito esteve comigo. Fui sendo convidada a desenvolver projetos que sempre me diziam muito. A ligação à educação não formal foi essencial na vivência dessa forma de estar, dando-me o desenvolvimento pessoal e as competências humanas e sociais que me conduziram a querer iniciar novas experiências profissionais, sempre em busca de trabalhar em algo que me preenchesse e que tivesse significado para o bem comum.

P. – Que dificuldades encontraste nesse percurso e como as contornaste?

Muitas dúvidas de como fazer e se seria capaz de fazer o que me propunha. Em 2014, tive a felicidade de frequentar o 5º Recreio de empreendedorismo da Comunidade João Sem Medo. Foi uma vivência transformadora ao encontro de quem sou e de como empreender só faz sentido se for feito a partir de quem somos verdadeiramente. Depois dessa experiência iniciei “Os gatos também sonham – Cat sitting ao domicilio” e ainda assim tinha muitas questões sobre o desenvolvimento prático da essência do negócio. Foi a metodologia do “Design Thinking“, da We Count, que me permitiu e permite compreender o meu negócio e saber como avançar em momentos chave. Nos últimos anos, o coaching tem sido essencial para me focar nos meus objetivos e a diluir os bloqueios e obstáculos que vão surgindo.

P. – Comparando a tua atual atividade profissional empreendedora com o trabalho que tinhas antes, que diferenças destacas?

O meu estado de presença e a minha experiência de vida permitem-me agora fazer um trabalho a partir do coração e desfrutar de cada dia que passa fazendo o que amo, sendo assim grata por ter tido a coragem de largar algo que adorava em busca de um propósito maior, em busca de mim própria.

P. – Que dicas gostarias de partilhar para quem quer dar os primeiros passos numa carreira empreendedora?

Conhece-te a ti mesma. Ouve o que o teu coração te diz para poderes ser feliz todos os dias a trabalhar realizando a tua vocação, dando o melhor de ti à vida. Para tudo encontrarás muita informação, formação e comunidades de partilha que te ajudam se fores à procura delas sempre que precisares. Saber quando se precisa de ajuda e procurá-la é essencial.


Ver Também

No sofá com a Empreendedora Daniela Viek – Youbrand.Company

P. – Qual a tua atividade profissional? Sou Especialista/Estrategista em Personal Branding…