Home Junte-se a nós
Empreendedorismo Feminino

O grupo Mulheres à Obra está aberto a todas as mulheres empreendedoras ou que desejem explorar a possibilidade de olhar para além do mercado formal de emprego. Ao aderir passa a fazer parte de uma comunidade colaborativa de mulheres que promove o debate, a partilha e a cooperação.

Considerando que o nosso âmbito é o empreendedorismo feminino, apenas aceitamos mulheres, sendo este o nosso único critério de admissão. Os homens poderão aderir à nossa PÁGINA

É no entanto fundamental que as aderentes se identifiquem com os nossos PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ATUAÇÃO.

A nossa rede baseia-se na colaboração entre iguais, pelo que não é efetuada qualquer distinção entre as «membras»; independentemente do estádio de evolução e dimensão dos seus projetos, todas têm igual oportunidade de contribuir e de beneficiar do grupo. Partimos do pressuposto que as redes fechadas e hierarquizadas de privilégio promovem a desigualdade e comprometem a qualidade da democracia, pelo que desejamos criar um ambiente favorável ao estabelecimento de redes alargadas de cooperação e confiança entre mulheres que não se conhecem e que apresentam experiências diversificadas e complementares. Por este motivo, não fazemos qualquer tipo de triagem na admissão ao grupo, todas as mulheres são bem vindas, basta que desejem aderir.

O outro princípio orientador da nossa rede é a reciprocidade. A troca espontânea no grupo é feita numa lógica de gratuitidade e várias das nossas atividades assumem igualmente um caráter gratuito. No entanto, temos investido fortemente no grupo e não desejamos ficar sem retorno, tanto por principio como por necessidade. Não queremos promover a desresponsabilização, a dependência nem o oportunismo, mas antes a valorização do trabalho desenvolvido, a responsabilidade, o investimento consciente e o respeito mútuo. A sustentabilidade financeira do nosso projeto tem que ser assegurada, senão não poderemos continua a gerar mais-valias para todas. Assim, estamos a apostar na constituição de um núcleo restrito de mulheres que desejam investir efetivamente em nós e estão dispostas a contribuir para a nossa viabilidade. Em troca, recebem um conjunto de serviços e oportunidades exclusivas que compensam largamente o investimento e confiança que depositaram nas Mulheres à Obra. Para já, este processo efetua-se pela inscrição na Primeira Conferência As Vozes do Empreendedorismo Feminino, que implica a adesão ao Business Club 4 MAO. Futuramente, esperamos alargar o âmbito e alcance desta iniciativa, nomeadamente ao nível geográfico, dado que pretendemos realizar edições desta conferência em todo o território nacional.

Não somos por isso um grupo exclusivo ou de elite. A nossa «excelência» emerge da nossa diversidade e abertura, mas a nossa sustentabilidade exige co-responsabilização e investimento. 

Parcerias

Somos uma rede colaborativa de mulheres empreendedoras que não pretende fechar-se sobre si própria. Antes pelo contrário, procuramos ativamente estabelecer relações de sinergia com entidades diversas, em prole do benefício mútuo. Estamos por isso bastante recetivas a propostas de colaboração que podem assumir as mais diversas caraterísticas e âmbitos, desde que o seu foco seja o acima descrito.

Para mais informações: geral@mulheresaobra.pt

Colaboração editorial

O nosso portal está aberto e disponível para que qualquer pessoa possa contribuir com artigos e experiências que sejam relevantes para o mundo empreendedor, no feminino e não só, mas a colaboração regular deverá ser garantida por mulheres. Se tem interesse em juntar-se à nossa equipa, escrevendo regularmente ou esporadicamente, leia as regras seguintes entre em contacto connosco através do contacto: geral@mulheresaobra.pt

Regras editoriais

1 – Os artigos enviados devem ser completamente exclusivo, alinhado ao tipo de conteúdo já existente, ou seja, conteúdo informativo e educativo. Qualquer cópia ou plágio de outros artigos não será aceite pela nossa equipa de redação.

2 – O conteúdo enviado deverá ser realmente interessante, bem escrito e bem estruturado. Aconselha-se que os artigos tenham um mínimo de 600 palavras, pelo menos 1 subtítulo, sempre que possível listas ou enumerações e não esquecer que deverá ser “conduzido” para uma determinada “palavra-chave”. Não serão publicados press release distribuídos em massa.

3 – O conteúdo não deverá ter características de pura e simples publicidade, seja ela institucional ou pessoal. Se o seu maior interesse é divulgar o seu negócio, o Diretório é o indicado.

4 – Aconselhamos que antes de escrever o conteúdo percorra todo o portal para perceber se o conteúdo já foi abordado. O nosso maior interesse é oferecer conteúdo exclusivo, interessante mas também diversificado.

5 – O conteúdo enviado estará sujeito a modificações e pequenas alterações com o principal objectivo de melhorar a optimização para os motores de busca, no caso de necessidade.

6 – Apenas serão aceites links no final dos artigos para as redatoras pontuais, sendo que estes serão colocados no final do texto. No meio do conteúdo apenas serão permitidos links para outros artigos dentro do portal ou para outros websites que complementem a informação descrita.

7 – O conteúdo enviado será previamente analisado pela equipa responsável pela linha editorial e no caso de serem necessários ajustes, a autora será contactada o mais breve possível.

Página de autora

Para as redatoras que enviam conteúdos regulares, será criada uma página de autor, com a listagem de todos os conteúdos enviados, permitindo igualmente a inserção de um link para o website da sua empresa, uma secção para uma breve biografia, assim como o seu contacto de e-mail e redes sociais.