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Como obter resultados no LinkedIn

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Quando eu cheguei em Portugal não conhecia ninguém. Recebi a orientação de fazer Networking, o que para mim era algo, no mínimo, estranho. Resolvi começar pelo LinkedIn e, com o bom uso desta ferramenta, hoje tenho uma nova carreira e boas oportunidades surgem com frequência. Foi graças ao LinkedIn, inclusive, que tive a motivação para voltar a empreender.

Apesar de ter meu perfil desde 2011, eu não usava muito o Linkedin pois não era algo necessário no sector que trabalhei como empreendedora durante 15 anos, e muito menos no sector público onde estive nos últimos tempos. Foi quando decidir vir para Portugal que percebi a necessidade de revisar o meu perfil no LinkedIn e activar minhas conexões.

Hoje posso dizer que venci a barreira para fazer Networking, tanto o presencial, que eu chamo de Offline, quanto o virtual, que chamo de Online. Mas confesso que gosto muito mesmo é do LinkedIn (online), por todas as possibilidades que esta ferramenta oferece, como encontrar parceiros de negócios e clientes.

No LinkedIn as pessoas já estão em um mindset voltado para negócios, o que facilita a concretização dos objectivos, que podem ser: parcerias, novos clientes, aumento das vendas, conseguir um novo emprego, etc.

Mas o linkedin funciona mesmo?

Muitas pessoas dizem não obter resultados através do LinkedIn. E é aí que eu posso ajudar pois eu sou a prova de que o Linkedin funciona! Não somente eu, como também meus alunos e clientes de Mentoring. É claro que não há milagre, é preciso estratégia e alguma dedicação. Verá que é mais fácil do que imagina!

Eu, por exemplo, recebo muitos convites de trabalho e agarrei oportunidades importantes através desta rede. Já fiz entrevistas de emprego por ofertas vindas pelo LinkedIn, fui convidada para ser oradora em palestras e 100% dos meus clientes de mentoring bem como cerca de 50% dos meus alunos vieram pelo LinkedIn.

Nas formações que faço, e também com os meus clientes de mentoring, ensino como tirar partido do LinkedIn de acordo com os objetivos de cada profissional, ou marca. Importa lembrar que cada pessoa tem características individuais que devem ser respeitadas, não é toda a gente que irá interagir intensamente na rede. Com a estratégia correcta aplicada a cada perfil de pessoa é possível atingir os resultados esperados.

O linkedin parecer ser tão formal, não combina comigo ou com a minha marca

Há uma visão errada de que o LinkedIn é muito formal e que por isso só pode ser usado por profissionais de grandes empresas, ou que é uma ferramenta complexa, difícil de usar no dia-a-dia. Pode ser que no início tenha sido um pouco desta forma, mas hoje é muito fácil utilizar o LinkedIn, tanto pelo desktop quanto pelo telemóvel. Recentemente fui oradora de duas palestras em Universidades nas quais jovens finalistas e recém-licenciados aprenderam a usar esta ferramenta para começar desde cedo a construir as suas estratégias na rede.

Com relação ao tom da comunicação no LinkedIn, isso será determinado por si de acordo com seu estilo pessoal ou o da sua marca. É claro que é uma rede profissional e que é preciso manter uma imagem de acordo com esta realidade. Entretanto, com bom senso e estratégia, é possível estabelecer uma imagem mais casual, jovem ou inovadora.

 Ok, se o Linkedin é mesmo tão bom, por onde devo começar?

Os 3 passos fundamentais para obter resultados no LinkedIn, e que integram o meu método, são:

1)     Ter um Perfil Campeão;

2)     Encontrar conexões estratégicas;

3)     Nutrir relacionamentos.

Karla Martins

Gestora de Eventos e Especialista em Marketing Digital, nomeadamente em LinkedIn. Como empreendedora, fundou e dirigiu uma empresa de eventos. Realizou 70 espectáculos teatrais e colaborou com a produção musical dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Actualmente ajuda profissionais e empresas a se destacarem e gerarem mais oportunidades no LinkedIn. 


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