Home Artigos Carreira O verdadeiro segredo para o sucesso

O verdadeiro segredo para o sucesso

sucesso

Certamente que já pensaram qual será o motivo para muitas empreendedoras vingarem no mercado e outras não conseguirem uma média de negócios mensais que lhes permita abandonar o emprego e dedicar-se ao projecto de empreendedorismo a tempo inteiro. Será o talento natural, o trabalho árduo, a persistência? A resposta talvez esteja na combinação de vários factores.

Talento

É óbvio que o talento é muito importante para se vingar no mercado. Mas se o talento não nasce com a pessoa, o melhor a fazer é trabalhar esse talento. Para o caso da área de trabalho estar ligada com a criatividade, é importante analisar outros empreendedores e outras empresas e formar a estética, formar o olho para perceber se será esse o seu melhor trabalho.

Se já nasceu com um grande sentido estético, de crítica e ainda um gosto enorme pelo que está a fazer, então metade do caminho está feito. É importante agora aliar o trabalho a esse mesmo talento e levar a que o seu trabalho se adeqúe (em termos de técnica) ao que acha que tem saída e ao que pode agradar o cliente.

Se por outro lado necessita de formação, poderá enveredar por uma formação profissional, frequentando as inúmeras escolas que estão espalhadas pelo país (ou mesmo fora deste), ler livros, analisar portfolios, conversar com outros profissionais da área.

Trabalho árduo

Nada melhor do que aliar o seu bom gosto à sua excelente técnica e elaborar sempre trabalhos melhores do que os anteriores. Isso só acontece com trabalho árduo, nunca desistindo do que se está a fazer. Em caso de desistência, vai ver que em dois tempos o seu projeto acaba mesmo por terminar e os clientes vão desaparecer por completo.

Dedique-se ao seu trabalho como se fosse o ar que respira, melhorando-o cada vez mais e levando-o ao extremo da qualidade que sempre imaginou. Nunca desista, mesmo que o trabalho não esteja a correr como pretendido. Nestes casos, o melhor mesmo é afastar-se do projecto durante uns minutos/horas e mais tarde voltar a pegar no projecto com outros olhos e outra vontade de trabalhar.

Sorte

A sorte só acontece quando é trabalhada, isto é, é importante intersectar o seu trabalho com um bom sentido de oportunidade. Estar sempre nos sítios que são importantes, manter bons contactos e nunca se esquecer que um freelancer é, acima de tudo, um vendedor, um comercial do próprio trabalho.
Tem que aprende a vender o seu trabalho e a mostrá-lo das melhores formas, utilizando o marketing online e offline da melhor forma.

É igualmente importante, perceber quais são as melhores oportunidades para o seu trabalho e para que a sua carreira tome outro rumo, o rumo do sucesso.

Concluindo, o verdadeiro segredo para o sucesso no Freelance consiste em aliar todas as suas qualidades e técnicas a um trabalho árduo contínuo, a uma persistência diária e ainda a uma pontinha de sorte.

Ana Martelo

 

Ver Também

5 Passos para recuperar o controlo da sua Vida Profissional

Quando as manhãs de segunda-feira se tornam um problema, ou quando no domingo à tarde já e…

Recomendações

Bra Fitting

Bra & Company

Há 4 anos, Madalena Gomes Ramos deu um passo decisivo na sua vida. Despediu-se …

Inscrição em Eventos