Home Artigos Marketing Digital Erros comuns em Marketing Digital

Erros comuns em Marketing Digital

Marketing digital

Na hora de criar um blog empresarial ou pessoal, há duas dicas que dou aos meus clientes.

A primeira dica é ter claro o objetivo e aquilo que pretende ao criar um site ou ao fazer um blog!

Querer “ter um blog de sucesso” é uma resposta óbvia, mas como é que se mede o sucesso? Pelo número de visitas no site? Será através do número de LEADS (clientes) que consegue? Da rentabilidade do site? Há várias formas de medir o sucesso online e é por isso que é importante ter bem definido o objetivo e aquilo que pretende alcançar na hora de criar um site ou iniciar um projeto e/ou negócio online.

O meu segundo conselho é ser realista!

A maioria das pessoas, quando começa, quer e acha-se capaz de fazer mil e uma coisas! Ter logo um site com domínio próprio (e que seja um site grátis!), apresentar um design espetacular (sem querer pagar mais por isso!), estar presente em todas as redes sociais (quando não têm formação/paciência/tempo para isso!), etc.

É preciso ser realista e reconhecer que não é possível fazer tudo, nem ter tudo de uma vez! Isso não significa não fazer, isso significa foco! Foco no que se pode fazer naquele momento e fazê-lo bem!

É preciso também entender que sim, a Internet é um mundo maravilhoso e há muitas ferramentas online grátis, mas se quer algo bom, algo sério, algo profissional, terá de investir!

Ou será que iria à SIC pedir que passassem gratuitamente o anúncio do seu negócio antes do Jornal da Noite?

Outro erro de marketing digital comum está relacionado com a gestão de expectativas, pois muitos esperam ter resultados para ontem – seja porque quer ter o blog na lista dos mais lidos em sete dias, porque quer parcerias com marcas em dois dias ou fazer dinheiro com o blog num mês!

Sejamos francos e, mais uma vez, realistas: Pipocas Mais Doces há uma e mesmo ela (ela é a blogger mais lida de Portugal) levou anos até poder viver apenas do blog! E Portugal é um país pequeno, logo a competição é apertada!

Outro erro comum é querer “fazer igual a” ou “ser como” – não confundir isto com inspiração! Mais do que nunca, impera ser diferente, ter uma voz única e ser original! Quem quer uma cópia, quando pode ter o original?

No mundo do marketing digital e dos blogs, outra regra de ouro é ser constante – e é aqui que muitos falham! Entre a excitação dos primeiros tempos e de começar um novo projeto online; aliado à vontade de obter resultados rápidos, muitos acabam por desanimar.

Resultado? Vão deixando de escrever, param de publicar no blog, abandonam as redes sociais, … deixam o projeto morrer! Ser perseverante e constante é essencial se quer ver as estratégias de marketing digital a funcionar – sobretudo no que toca ao SEO e a obter resultados orgânicos!

A Internet é um mundo de oportunidades: une pessoas, ultrapassa fronteiras e culturas, mas é também um meio rápido, onde todos os dias há mudanças e muito (muito!) competitivo! Permita que a sua marca e o seu negócio online cresçam e aposte no marketing digital para conquistar novos clientes, mas também para fidelizar antigos!

Dê-se a conhecer, criando a sua voz e imagem online! Se os seus clientes estão lá, é lá que tem também de estar!

Sofia Macedo
Nasci em Coimbra (Portugal), onde estudei Comunicação Social. Mais tarde, quando vivia em Madrid, fiz o mestrado em Relações Interculturais. Pelo meio, um Erasmus na Turquia e um estágio na Letónia.
Em 2011, mudei-me para Madrid (Espanha) e comecei a trabalhar na área do marketing digital. Hoje em dia, trabalho como freelancer em Marketing Digital, com focos em redes sociais e marketing de conteúdos e SEO. De momento, vivo em Berlim (Alemanha).


Ver Também

Como promover a minha empresa online?

Primeiro artigo da Série PRIMEIROS PASSOS NO MARKETING DIGITAL ‘A voz do povo é a voz de D…