Home Testemunhos No sofá com a Empreendedora Haidee Patzi – HVidal: Comunicação que resulta

No sofá com a Empreendedora Haidee Patzi – HVidal: Comunicação que resulta

P. – Qual a tua atividade profissional?

Sou publicitária, formada em comunicação social, sendo que, atualmente, sou diretora da HVidal, uma agência de comunicação. Estou responsável pela área de marketing e vendas.

Sucintamente, a HVidal cria soluções de comunicação para empresas: websites, lojas, marketing, conteúdos, design e sistemas de gestão. O nosso grande objetivo é contribuir para o sucesso dos nossos clientes, através da comunicação criativa e assertiva, oferecendo as melhores opções para cada negócio.

P. – Quando sentiste o “chamamento” do empreendedorismo na tua vida?

Sou brasileira e estou há dois anos em Portugal, mas antes de cá morar, eu e o meu marido fomos para Irlanda, em 2014, onde entretanto tivemos o nosso filho. Assim que ele nasceu, decidimos que não iríamos voltar ao Brasil, pois na Europa acreditamos que poderíamos oferecer-lhe uma melhor qualidade de vida. Escolhemos Portugal para viver pois já tínhamos vindo aqui e, claramente, ficamos encantados com o clima e a envolvência do país.

Dada esta grande mudança, decidimos que teríamos que ter o nosso próprio negócio, com o intuito de estarmos mais presentes na vida do nosso filho, ficando, assim, livres de horários e regras. Como ambos temos uma grande experiência (mais de 20) a auxiliar o desenvolvimento de várias empresas, oferecendo soluções nas áreas da tecnologia, marketing e vendas, criámos a HVidal.

P. – Como começaste o teu percurso empreendedor?

Esta não é a minha primeira aventura enquanto empreendedora. No Brasil, já tive uma agência de eventos e a HVidal também já existia por lá, sendo que quando saímos de lá, ambos trabalhávamos numa empresa privada e com um bom salário. Contudo, nesta fase da nossa vida, o desafio é outro. Queremos conquistar o reconhecimento e ganhar o nosso espaço em Portugal, para que assim possamos atingir o nosso objetivo pessoal, que é ter uma vida sem exageros consumistas, de modo a poder garantir uma boa qualidade de vida à minha família. Como? Ajudando os nossos clientes a atingirem os seus objetivos através do nosso trabalho.

P. – Que dificuldades encontraste nesse percurso e como as contornaste?

Acho que a maior dificuldade está relacionada com o tempo, dado que tenho que me dividir para cuidar de imensas coisas. Como somos três pessoas a depender exclusivamente da empresa, acaba por ser mais complicado, porém, tudo se resolve. Para contornar essa questão, organizei a minha agenda, criando um horário para cada tarefa. Tem sido, sem dúvida, uma grande ajuda para organizar o meu tempo de forma eficiente!

P. – Comparando a tua atual atividade profissional empreendedora com o trabalho que tinhas antes, que diferenças destacas?

Sem dúvida que a liberdade para poder fazer os meus horários com as minhas regras.

P. – Que dicas gostarias de partilhar para quem quer dar os primeiros passos numa carreira empreendedora?

É extremamente importante pesquisar muito, procurar orientações de pessoas que tenham mais experiência e que, de certo modo, possam contribuir com dicas importantes para a atividade empreendedora. Apostar na formação também é crucial – felizmente, existem cursos gratuitos de empreendedorismo na Internet que podem ser um bom auxílio. Após as ideias ficarem mais claras e se ter a certeza do que se pretende, há que avançar mas sem nunca perder a objetividade. Também é importante ter espírito aberto para conseguir lidar com imprevistos e novos desafios que surjam, há sempre o que aprender. Aliás, a aprendizagem é um processo contínuo, nunca pára!

Ver Também

No sofá com a Empreendedora Marinélia Leal Facote

P. – Qual a tua atividade profissional? Eu sou terapeuta vibracional , Life coach, formado…