Home Artigos Carreira 5 Passos para recuperar o controlo da sua Vida Profissional

5 Passos para recuperar o controlo da sua Vida Profissional

Empreendedorismo feminino

Quando as manhãs de segunda-feira se tornam um problema, ou quando no domingo à tarde já estamos em stress com a perspetiva de regressar ao trabalho, significa que há um problema de motivação que tem que ser resolvido.

A preocupação com as contas para pagar leva-nos a entrar numa espiral de desespero. Outras vezes entramos em negação e simplesmente empurramos o problema para a frente. Tentamos acreditar que não vale a pena pensar muito sobre isto, pois tudo se há-de resolver por si.

Para a ajudar a ultrapassar este impasse aqui ficam 5 passos para que recupere o controlo da sua vida profissional.

Passo 1 – Alinhe-se com os seus Valores Éticos

Defina 4 valores que são fundamentais para si.

Os nossos valores são a nossa essência e devem estar alinhados com o nosso Propósito de Vida. De forma consciente ou inconsciente, são eles que guiam os nossos pensamentos, comportamentos e tomada de decisões.

Muitas vezes podemos ser competentes e bem-sucedidas no nosso trabalho e, mesmo assim, não estar felizes. Porquê? Simplesmente porque não nos identificamos com a forma como os outros agem e sentimos que a Ética e os Valores não são levados em conta no nosso contexto laboral.

O primeiro passo para a sua felicidade é entender quais são os seus valores e perceber de que forma pode orientar a sua vida de acordo com eles, mesmo que isso signifique uma mudança de carreira. Por vezes esta reflexão pode conduzi-la a uma mudança profissional importante.

Passo 2 – Tenha uma Conversa Verdadeira consigo mesma

Faça uma pausa e tenha uma conversa séria consigo mesma. Pare e analise toda a sua vida, não só a sua carreira profissional. O que está a funcionar? O que que deve mudar?

O seu emprego atual não é o seu emprego de sonho? Pode mantê-lo enquanto inicia o projeto com que sempre sonhou! Lembre-se, muitas vezes é mais fácil encontrar outras possibilidades enquanto mantém o seu emprego do que estando desempregada. Reconhecer isso é meio caminho andado para mudar o seu mindset. 

Perceber que está em controlo e que tem um objetivo ajuda-a a direcionar as suas energias. Foque-se naquilo que a apaixona e, se necessário, redirecione o seu foco as vezes que forem necessárias. Lembre-se que não há respostas absolutamente certas na vida e todas as mudanças implicam riscos, mas esses riscos podem ser calculados!

Passo 3 – Pare de se criticar de forma destrutiva

Sente-se em baixo? Tem pensamentos autodestrutivos? Já sabe que este tipo de diálogo interno por vezes pode ser demolidor.

Reduza o grau de negatividade que tem na sua vida. Foque-se no que tem de positivo e acredite que todos os pequenos passos que está a dar agora a vão levar a alcançar os seus objetivos.

A primeira tomada de consciência é reconhecer que tem de mudar e ter um plano.
Seja razoável consigo mesma e foque-se nas pequenas metas que quer atingir. Lembre-se, dentro de si está uma pessoa de muito sucesso que necessita de uma oportunidade para brilhar e ser uma pessoa realizada. Aposte nessa pessoa, aposte em si!

Passo 4 – Tire partido das suas mais-valias

Todos nós temos pontos fortes e pontos fracos. Sabe qual o maior truque para se sentir realizada profissionalmente? É apostar a sério nos seus pontos fortes.
Se sentir que os seus pontos fortes estão a ser utilizados para alcançar as suas metas e objetivos, então sim, vai ser uma pessoa feliz e realizada.

Faça uma lista dos seus pontos fortes e coloque a si mesma as seguintes questões:

  • De que pontos fortes posso tirar partido no meu dia-a-dia?
  • Quais são as qualidades que eu gostaria de destacar mais?

Se necessário, pergunte às pessoas de quem gosta quais são as suas melhores qualidades. Provavelmente vai descobrir que tem pontos fortes dos quais não tira partido. É uma questão de perceber o que a apaixona, só depois de descobrir isso é que pode trabalhar para se realizar.

Passo 5 – Faça o Exercício da Varinha Mágica

Sonhar pode não parecer a solução acertada, mas faça este exercício: feche os olhos e sente-se de forma tranquila… imagine que tem uma varinha mágica… essa varinha mágica vai permitir criar a sua ocupação ideal… o que é que vê?

Agora deixe que a sua imaginação flua, veja que imagens surgem na sua mente. Sinta com o seu coração a felicidade que esta ocupação lhe proporciona. Deixe que esta sensação de felicidade tome conta de si e fique com estas imagens retidas na sua memória. Depois agarre num caderno e tome nota de tudo o que viu.

Por vezes, quando fazemos isto, podem acontecer coincidências e de repente há alguém que sabe de alguém que está à procura duma pessoa como você … e surge uma oportunidade.

Faça uma lista com os seus objetivos para os próximos 12 meses. Imagine que só tem esse tempo de vida.

Se fosse de facto assim, o que iria fazer? Como se queria sentir?

Vai ver que este exercício a vai ajudar a colocar toda a sua carreira em perspetiva e a encontrar as soluções que procura.

Teresa Botelho – Business Coach

Este artigo foi originalmente publicado em https://www.teresabotelho.com/voltar-controlo-vida-profissional/

Fotografia de Erriko Boccia no Unsplash

Ver Também

Bloqueios à produtividade: quando reconhecer é combater

São vários os motivos que podem impedir o normal fluxo da concretização de uma tarefa. Os …