Home Artigos Política A situação da mulher no Brasil e a sua motivação para deixar o país

A situação da mulher no Brasil e a sua motivação para deixar o país

Eleições Brasil

A situação geral do Brasil já não é das melhores (crises na política, economia, educação) e nem consigo estimar desde quando, para as mulheres que vivem aqui (não apenas cidadãs),a luta é muito mais árdua e é questão de sobrevivência diária.

Os dados em várias áreas são assustadores, no âmbito político: temos menor número de mulheres atuando na política [1], ou seja, mesmo as mulheres sendo a maioria em número de eleitoras, não há incentivo a politicas públicas voltadas para as mulheres. Os homens nunca legislaram e não legislam para as mulheres e, em sua maioria, não se interessam por nossas pautas.

O Brasil é um dos países mais inseguros quando se trata de violência contra a mulher, um dos países que mais mata mulheres vítimas de violência doméstica. Mesmo tenho leis tão bem escritas e elaboradas como a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340) e o crime de feminicídio tipificado no Código Penal Brasileiro (art. 121, inciso VI), no que tange às medidas protetivas, estas não são aplicadas como deveriam.

Assim, o número de denúncias está cada vez mais alto [2], porém, os crimes e criminosos não são investigados, as medidas protetivas são incipientes por conta da falta efetiva de fiscalização e morosidade da Justiça Brasileira [3], os processos não evoluem e a mulher se torna ainda mais vulnerável após denunciar.

Sobre os estupros, o número não é nem um pouco animador: são em média 135 estupros POR DIA [4]. É mais do que assustador.

Ser mulher em qualquer lugar do mundo não é fácil, vivemos em uma sociedade patriarcal com privilégios criados de homens para homens. Porém, ser mulher no Brasil é um ato (diário) de coragem, saber que você não tem segurança pública e, apesar de ter leis, se você for vítima de um crime, muito raramente verá a resolução deste com brevidade.

Estamos nem plena eleição presidencial no Brasil e o candidato que mais cresce em pesquisas é o pior possível, um neofascista, autoritário,homofóbico, racista, machista que afirma que as mulheres devem ser menos contratadas por empresas e que devem ganhar menos, afinal de contas engravidamos [5].

Como se não bastassem todas as circunstâncias que já estamos vivendo, tal discurso machista do presidenciável vem ganhando proporções cada vez maiores e seus aliados e eleitores têm agido com mais agressividade dia após dia. Seu próprio filho, Eduardo Bolsonaro, faz afirmações esdrúxulas, do tipo: “As mulheres de direita são mais bonitas que as da esquerda. Elas não mostram os peitos e nem defecam nas ruas. As mulheres de direita têm mais higiene” [6].

Sendo assim, o passado, o presente e o futuro estão cada vez mais incertos e desanimadores para as mulheres no Brasil, tendo em vista que no primeiro turno das eleições, o presidenciável de extrema direita (Bolsonaro), obteve 46,03% dos votos válidos.

A minha única esperança é o eleitorado feminino. Somos maioria, então mantenhamos a esperança para um futuro um pouco mais ameno para nós mulheres que vivemos no Brasil. Um futuro com políticas públicas que sejam efetivas e viabilizem a melhoria da condição de ser mulher num país com um dos piores cenários para mulheres.

[1] Acesso em 10 de setembro de 2018: <https://g1.globo.com/politica/noticia/em-ranking-de-190-paises-sobre-presenca-feminina-em-parlamentos-brasil-ocupa-a-152-posicao.ghtml>
[2] Acesso em 10 de setembro de 2018: <https://g1.globo.com/monitor-da-violencia/noticia/cresce-n-de-mulheres-vitimas-de-homicidio-no-brasil-dados-de-feminicidio-sao-subnotificados.ghtml>
[3] Acesso em 10 de setembro de 2018:<https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2018/03/29/justica-e-lenta-para-julgar-violencia-contra-a-mulher.htm>
[4] Acesso em 10 de setembro de 2018: <https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/10/1931609-brasil-registrou-135-estupros-e-12-assassinatos-de-mulheres-por-dia-em-2016.shtml>
[5] Acesso em 10 de setembro de 2018: <https://revistacrescer.globo.com/Familia/Maes-e-Trabalho/noticia/2015/02/jair-bolsonaro-diz-que-mulher-deve-ganhar-salario-menor-porque-engravida.html>
[6] Acesso em 8 de outubro de 2018: <https://www.revistaforum.com.br/eduardo-bolsonaro-diz-que-as-mulheres-de-direita-sao-mais-bonitas-e-higienicas-que-as-de-esquerda/>

Susana Fandim Pereira

Mulheres Ad Judicia

Forografia de ckturistando no Unsplash

Ver Também

Cansada Demais para Pensar. Pensativa Demais para Descansar.

“Este é um grupo para empreendedorismo. Aqui não é lugar para discutir política.” Assim di…