Home Testemunhos No sofá com a Empreendedora Teresa Rosalino – Talk & Shine

No sofá com a Empreendedora Teresa Rosalino – Talk & Shine

P. – Qual a tua atividade profissional?

Sou a fundadora da Talk&Shine, a Academia de Comunicação, especializada em Formação, Consultoria e Mentoria, em Public Speaking e outras Soft Skills.

A comunicação está na base de tudo o que fazemos e por isso temos como missão inspirar pessoas a terem mais confiança e a comunicarem mais eficazmente.

P. – Quando sentiste o “chamamento” do empreendedorismo na tua vida?

Desde sempre, só que anteriormente utilizava essa “veia de empreendedora” para as empresas onde trabalhava.

P. – Como começaste o teu percurso empreendedor?

Sempre desenvolvi a minha atividade profissional no mundo corporativo, tendo durante vinte anos desempenhado funções em multinacionais na área de marketing a nível nacional e internacional.  Vivi e  trabalhei em Nova Iorque e no Brasil e também desenvolvi atividade profissional em Espanha. Fui, durante a última década, Diretora de Marketing de Portugal e Espanha, na área de Consumer Healthcare,  tendo também sido responsável pela área de Comunicação.

No entanto, e por opção, decidi trocar o certo pelo incerto, ou seja, um grande cargo, salário fixo, e outras fantásticas condições financeiras, por uma vida mais de acordo com o meu propósito, nesta fase da minha vida. Necessitava reinventar-me.

A ideia do Empreendedorismo surge durante um período sabático que inicialmente estava planeado para ser de cerca de dois anos, mas que ao final de 8 meses, começou a ganhar forma. E assim nasceu a Talk&Shine.

 P. – Que dificuldades encontraste nesse percurso e como as contornaste?

A saturação do mercado é bastante grande, mas considero que os clientes optam também por fazer a devida escolha do seu parceiro de negócio, de acordo com os seus objetivos e foco nos resultados.

O grande fator de diferenciação  da Talk&Shine, face a outros concorrentes, é a Proposta de Valor, à qual chamo de “Experiência no Terreno”.

Trago ao mercado um aporte de 20 anos de Mundo Corporativo em Empresas e Marcas Líderes a nível Mundial, 10 Anos de Direção de Marketing em Portugal e Espanha,  a experiência internacional nos E.U.A e no Brasil.

A formação Internacional como Formadora em Inovação e Public Speaking é claramente também um fator diferenciador.

P. – Comparando a tua atual atividade profissional empreendedora com o trabalho que tinhas antes, que diferenças destacas?

Sempre gostei daquilo que fiz e só assim me faz sentido viver a vida. Por isso estive 20 anos na área do marketing e comunicação no mundo corporativo.

Agora, nesta nova etapa profissional, uma das maiores diferenças que encontro prende-se com todo o suporte interno que uma multinacional tem nas diferentes áreas em termos de departamentos e respetivas equipas: IT, Finanças, Comercial, Marketing, Comunicação, Recursos Humanos, etc, versus uma empresa local, onde temos de colocar os diferentes “chapéus” nas diferentes áreas e trabalhar com parceiros externos para minimizar os custos fixos.

P. – Que dicas gostarias de partilhar para quem quer dar os primeiros passos numa carreira empreendedora?

Destaco alguns dos pontos que me parecem bastante relevantes, sendo que existem bastantes mais:

  • Primeiro que tudo considero que a definição do Plano de Negócios é fundamental para se perceber a viabilidade financeira do projeto.
  • Ter um Contabilista.
  • Ter um fundo de maneio, para fazer face aos primeiros tempos e para não entrar em desespero aos primeiros Nãos.
  • Dedicar cerca de 75% do tempo à área comercial e de marketing.
  • Fazer muita prospeção é fundamental.
  • Criar Rotinas de trabalho para poder melhor fazer o work-life balance que tanto se fala, mas que é muito importante.
  • O Networking é fundamental, mas isso não significa apontar em todas as direções.
  • Ter foco e não dispersar.
  • Ser embaixadora da sua empresa, definindo bem o posicionamento de Marca da Empresa e da Sua Equipa (caso exista) e aplicar esses princípios em toda a comunicação interna e externa. A forma como comunica faz toda a diferença na forma como a sua empresa é percecionada no mercado.
  • Ser positiva, e não ter medo de errar, pois faz parte do processo de evolução.

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