Home Artigos Empreendedorismo Empreender com paixão – Sonhar, amar e rir garante lucros!

Empreender com paixão – Sonhar, amar e rir garante lucros!

amor

Quando sou interrogada sobre os fatores que levaram ao sucesso da Nannarella penso sempre nas noites passadas a sonhar e projetar algo genuíno, algo que pudesse ser construído com paixão. Penso também nas pessoas que fizeram e que fazem parte desde projeto, verdadeiros sonhadores como eu!

Analisar o mercado e a concorrência, planear estratégias de marketing e trabalhar muito são obviamente componentes imprescindíveis do sucesso de qualquer projeto empresarial. No entanto, considero que o que diferencia um projeto de outro são os valores de fundo, é a ideologia que inspira as ações que faz toda a diferença.

Diria, a paixão, a energia que colocamos em tudo o que fazemos. Para atingir o sucesso diariamente temos de rir, sonhar e amar o que fazemos.

Qual será então a ideia de sucesso que deve inspirar o seu projeto e que também inspirou o sonho de fundar a Nannarella?

Usando as palavras do Filosofo norte-americano Emerson:

“O sucesso é amar, rir abundantemente, conquistar o respeito dos seres inteligentes e o afeto das crianças; o sucesso é tornar o mundo num lugar um pouco melhor brincando, rindo com entusiasmo e cantando com exultação; o sucesso é sabermos que pelo facto de termos vivido melhorámos a vida de alguém.”

Diria que esta máxima deve nortear a construção de qualquer projeto. Assumindo esta máxima como prioridade resulta que o aumento das vendas, a rentabilidade do negócio, os lucros, tornam-se instrumentos para chegar ao cumprimento das três prioridades superiores, sem ser objetivos em si.

Eles recebem o mesmo nível de atenção de vários outros elementos que normalmente são sacrificados em nome dos lucros, aspetos relacionados com a QUALIDADE das nossas ações.

Dar a prioridade à qualidade não permite lucros imediatos, mas cria a base para uma estabilidade que se traduz num aumento dos lucros a longo prazo.

Ter como objetivo principal o aumento dos lucros origina que se cometam erros crassos. Na minha área de atividade penso por exemplo na deriva comercial que empurra muitas geladarias a utilizar corantes para tornar o aspeto do gelado mais atrativo e emulsionantes para aumentar a quantidade de ar contida nos gelados com o objetivo de aumentar as margens.

Este tipo de escolhas empresariais podem ter como efeito imediato aumentar os ganhos da empresa mas podem também ser a causa da sua ruína.

Dar a devida atenção à qualidade é o futuro, o foco nas pessoas, na sua alegria e felicidade, garante um ambiente de trabalho justo e transparente, onde o foco é nas pessoas que da empresa fazem parte.

No fundo queremos com cada novo projeto realizar o sonho, de estimular uma pequena mudança positiva para fazer do mundo um lugar melhor…

Foi assim com o gelado…

Costanza Ventura

CEO Nannarella

Ver Também

Empreendedorismo Feminino além-fronteiras – EcoFemme

Por esse mundo fora, o empreendedorismo feminino não pára de marcar a diferença, com a cri…