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Marketing de Conteúdo – em que consiste e como o usar

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo consiste no desenvolvimento de conteúdos específicos para o público-alvo de um negócio. O conteúdo de um site é vital para o seu SEO (Search Engine Optimization, ou otimização de sites). No caso de um blog, o conteúdo permite cativar novos utilizadores, reter os clientes existentes e melhorar a comunicação entre a marca/produto e o seu público.

A importância do marketing de conteúdo é evidente:

  • Sites com uma estratégia de Marketing de conteúdo geram 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais mais Leads do que sites sem esta estratégia;
  • Sites que publicam conteúdos no blog de forma regular têm quase 4 vezes mais visitas, do que os restantes;
  • Sites que publicam mais de 12 conteúdos por mês chegam a dobrar o número de visitantes mensal

FonteContent Trends 2016, estudo conduzido pela Rock Content que envolveu mais de 2 mil empresas brasileiras.

Assim, é fundamental apostar numa boa estratégia de marketing de conteúdo. Naturalmente, os anúncios são importantes, mas apenas funcionam enquanto pagar. Já os bons conteúdos permanecem e os seus efeitos benéficos são sentidos a longo prazo.

Dicas para tornar o blog de um website numa ferramenta de marketing de conteúdo:

  1. Escreva conteúdos originais e únicos (o algoritmo do Google consegue identificar conteúdos reproduzidos);
  2. Reveja cuidadosamente os seus conteúdos para garantir uma correta construção gramatical e ortografia;
  3. Elabore conteúdos relevantes para o seu público-alvo;
  4. Escreva para nichos, sendo o mais específica possível na informação que transmite;
  5. Crie uma estratégia de conteúdos a pensar na marca/produto que quer divulgar;
  6. Seja constante e consistente, criando e publicando conteúdos de forma regular;
  7. Aposte em conteúdos inspiradores, que criem um desejo, uma necessidade, que incentivem a compra/registo;
  8. O conteúdo online não tem de ser apenas em formato de artigo. Explore novos formatos de conteúdo online, como infografias, history telling, listagens, vídeos, memes, GIF’s, imagens, podcasts, webinars, entrevistas, tutoriais, ebooks, jogos, passatempos, templates, críticas, etc;
  9. Utilize uma linguagem simples, direta e acessível ao seu público;
  10. Invista num blog com domínio próprio e associado ao site. Caso contrário, o seu tráfego estará sempre associado à plataforma onde alojou o blog (Blogger, WordPress, sapo.pt, etc.),  a não ser  que pague para ter uma conta independente;
  11. O SEO não são apenas palavras-chave (keywords) bem colocadas e definidas. Boas estratégias de SEO e de marketing digital implicam igualmente um site amigável e isso envolve: títulos com keywords; Url dos posts com keywords; uma pequena descrição de cada post; Alt-text das imagens e legendas; utilização de HTML para os títulos e subtítulos ao longo dos posts;
  12. Convide redatores externos e use o blog para estabelecer e promover parcerias;
  13. Divulgue os seus conteúdos nas redes sociais, por email, em grupos e até noutros sites;
  14. Consiga que outros se interessem pelo seu conteúdo e o partilhem, pois conseguir links para o seu blog é fundamental;
  15. Recicle/atualize artigos nas redes sociais e newsletters;
  16. Utilize bastantes links para outros conteúdos no seu site de forma a prolongar o tempo de permanência dos visitantes;
  17. Analise regularmente as estatisticas do blog, site e redes sociais para estudar a sua evolução e para descobrir quem é o seu público-alvo e de onde chegam as visitas;
  18. Defina o seu estilo de comunicação em função do seu público-alvo.

Sofia Macedo
Nasci em Coimbra (Portugal), onde estudei Comunicação Social. Mais tarde, quando vivia em Madrid, fiz o mestrado em Relações Interculturais. Pelo meio, um Erasmus na Turquia e um estágio na Letónia.
Em 2011, mudei-me para Madrid (Espanha) e comecei a trabalhar na área do marketing digital. Hoje em dia, trabalho como freelancer em Marketing Digital, com focos em redes sociais e marketing de conteúdos e SEO. De momento, vivo em Berlim (Alemanha).

Artigo inspirado no Post Boas Práticas de Marketing de conteúdo para Blog


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