Home Artigos Negócios Parcerias com Blogs – porque não?

Parcerias com Blogs – porque não?

blog

Sou blogger. Queria falar um bocadinho sobre este “negócio” e deixar dicas para quem quiser fazer parcerias com blogs.

Como funciona o lado do negócio de um blog

Muito se fala actualmente da publicidade efectuada em blogs e das chamadas influencers.

Isto não é algo forçado. As pessoas seguem os conselhos e dicas de uma bloguer porque querem. Mas também porque os blogs são espelhos das nossas vidas. E de alguma forma, acaba por passar sempre muito daquilo que somos. Assim, os leitores identificam-se ou não connosco e acabam por seguir ou não os nossos blogs e, em consequência, os conselhos ou dicas que damos!

Assim nasceu a publicidade em blogs. Os blogs são actividades não remuneradas. Dão trabalho, como qualquer actividade profissional (caso contrário não têm visualizações) e requerem trabalho e esforço.

As marcas começaram a contactar os blogs para que lhes fosse feita publicidade. Um blog tem milhares de seguidores e um perfil apenas algumas centenas, por isso, o impacto é maior. É só mais uma forma de publicidade, e muitas vezes mais barata.

Há blogers para tudo e para todos os gostos. Há quem cobre dinheiro por publicidade, há quem troque a divulgação por géneros. Há quem tente ao máximo dar retorno à marca e quem não se dedique assim tanto. Posso-vos dizer que já criei amizades assim.

O meu conselho para quem quer usar um blog para publidade é simples: Vejam-se como compradores…

👉 Têm que ter um produto apelativo: Duvido que se a Pipoca mais doce fizesse publicidade a luvas de latex, a marca tivesse muito sucesso… O retorno da publicidade parte da qualidade do vosso produto e da sua adequação ao público-alvo.
👉 Conheçam o blog que vão usar: Certifiquem-se que o bloguer é profissional, vejam publicidades anteriores, leiam posts e vejam fotos!
👉 Combinem tudo certinho: Deixem claro quantos e que tipo de posts pretendem para a vossa publicidade. Eu, por exemplo, costumo fazer rascunhos para aprovação da marca. Lancem a escada, pode ser que os bloguers concordem.
👉 Tenham noção que isto é um negócio: Há bloguers muito requisitadas e muitas vezes quase sem “espaço” para publicidade. Se tiverem que escolher entre a vossa marca e outra, certamente escolherão a que for mais vantajosa para elas.
👉 É muito difícil e raro viver-se de um blog: Nem todas somos aproveitadoras e queremos produtos à borla. Apenas é uma forma de ganharmos alguma coisa com o trabalho que temos. As bloguers “menos aconselháveis” são fáceis de perceber… Têm poucos seguidores, não têm posts frequentes e não têm publicidade de qualidade.
👉 Peçam referências: Perguntem no vosso grupo de amigos e parceiros se conhecem a pessoa e se têm algo a dizer sobre ela.

Façam bons negócios! Nem todas querem apenas ganhar produtos à borla, apenas gostamos (como toda a gente), de receber algumas recompensas pelo nosso trabalho.

P.S. – Já fiz muitas parcerias em que não ganhei nada… Certamente outras bloguers também o fizeram!

FILIPA FERREIRA

Sei lá eu ser mãe

E-mail: www.apipa@gmail.com

Nascida e criada por Lisboa desde 2 de Agosto de 1984. Quando entrei no mundo da maternidade, descobri uma nova pessoa em mim, e toda uma nova forma de ver a vida. Assim, e porque encontrei muitas dúvidas, criei o blog Sei Lá eu ser mãe. A maternidade aos meus olhos. Sem rodeios nem floreados. Pura e dura, e recheada de sonhos cor-de-rosa…ou azuis!

Software tester de profissão, é a escrever que me sinto livre. Onde consigo expor o que sinto, libertar frustrações e exprimir alegrias! Ser mãe tem sido uma aventura alucinante. Aprendi muito e desaprendi quase tanto! Cresci e tornei-me criança, chorei como nunca e sorri com uma vontade que desconhecia, vi coisas que nunca tinha visto e vejo aquilo que sempre vi num prisma completamente diferente… Vivi intensamente, vi a minha obra-prima nascer e crescer… Desde que fui mãe, sou tudo aquilo que nunca fui, faço tudo aquilo que nunca sonhei fazer e dispenso tudo aquilo que muito desejei!


Ver Também

Marcas Éticas: o caminho para um empreendedorismo consciente e responsável

No mundo empresarial contemporâneo, a ética empresarial tornou-se um pilar fundamental par…