Marketing Digital 10 Dicas de marketing para um negócio de sucesso Publicado em 28 de Março, 2018 Conheça 10 dicas de marketing para ver o seu negócio crescer e ser um sucesso! Criar uma estratégia de marketing Tentar criar um negócio e ser bem sucedido, sem qualquer tipo de estratégia de marketing, é um erro colossal. Criar uma estratégia de marketing é essencial para definir os objectivos, assim como todos os processos para os atingir. Estabeleça objetivos realistas e quantificáveis! Planifique o seu trabalho a curto, a médio e a longo prazo! Investir na imagem do produto A imagem é tudo! As cores, o tipo de letra, o logotipo (quando bem feitos) valem (e dizem) mais do que mil palavras sobre um negócio! Aposte numa imagem forte e marcante. Verá como vale a pena fazer um bom investimento e contratar um bom designer para trabalhar/melhorar a imagem do seu negócio. Ainda mais, quando hoje em dia somos bombardeados por milhares de imagens. Mais do que nunca, importa marcar a diferença! Definir as personas do negócio As personas são o seu público-alvo. Defina o perfil dos seus clientes – género, faixa etária, mas também gostos e estilo de vida. Se não sabe a quem se destina o seu produto, como o poderá divulgar e promover? Tirar proveito da jornada do cliente de cada produto Primeira parte: “o que é a jornada do cliente?” A jornada do cliente divide-se em três etapas: Awareness: O cliente tem noção que tem um problema e/ou dúvida e procura saber mais sobre a questão em causa. Consideration: Ele começa a pesquisar, procurando soluções para a sua questão. Decision: O cliente já sabe o que quer e do que é que precisa. Chegou a hora de comprar, adquirir o produto/serviço. Tendo em conta cada uma destas fases, é importante que seja capaz de dar respostas às necessidades do público-alvo. Mostre-lhes que está lá para eles! Não apostar apenas em promoções Não basta pagar para obter bons resultados. Primeiro certifique-se da qualidade do produto e/ou serviço. Depois, importa ser constante, sobretudo quando falamos em marketing digital. Os algoritmos das redes sociais e do Google sabem reconhecer quando há trabalho constante e valorizam isso, dando mais visibilidade a essa publicação. Não é que investir não seja importante (que é – e muito!); mas não à toa que constância é uma das chaves para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdos bem sucedida! Aceitar o feedback do público Todo o feedback é importante. E se os seus clientes se queixam de que o site é demasiado lento, tem de fazer algo sobre isso. Se há quem lhe diga que a encomenda chegou estragada, investigue. Use as críticas para aprender e fazer melhor. As redes sociais são canais perfeitos para dialogar com os clientes e saber o que pensam! Aposte em boas estratégias de marketing de relacionamento para manter os seus clientes interessados e leais à marca. Clientes fiéis compram mais e, melhor ainda, falam bem do seu negócio aos amigos! Estar online É um facto: há muitas pessoas que não usam Internet ou que nem sabem o que isso é. A questão fundamental é: o seu público está online? Há potencial? Então, tem de estar online também! Ter um bom site, responsivo, adaptado para dispositivos moveis e bem optimizado para SEO é essencial. Se numa primeira fase não tem recursos para optar por esta via, pode sempre criar um blog gratuito ou apostar em redes sociais – uma página de Facebook ou adicionar a localização da sua loja no Google ou a do restaurante no TripAdvisor – todos estes recursos são gratuitos e valiosos. Cada vez mais pessoas vão à Internet antes de tomar uma decisão (seja para comprar sapatos, contratar um advogado ou escolher um restaurante para ir jantar). Não fique de fora! Desconfiar do BBB – bom, bonito e barato Vamos entender duas coisas: Se o seu trabalho tem um custo e um valor, também tem o trabalho dos outros Bom e barato não combinam Entenda que ao fazer algo bem feito e com bons profissionais (designer, profissional de marketing, gestor de redes sociais, técnico, etc.) há um preço a pagar. Em contrapartida, asseguram-lhe profissionalismo e bons resultados. Um investimento. Na hora de contratar um profissional, não olhe apenas ao preço. Peça também exemplos do seu trabalho. Ou não conhece a expressão “o barato sai caro?” Aprender com a concorrência Antes de começar qualquer negócio, olhe para a concorrência e aprenda com eles – aprender não é copiar! Ser único é importante! Mas faça uma análise do mercado e veja o que pode trazer de novo e qual o seu factor diferencial! Ser paciente e consistente Todos gostamos do sucesso e de ver as coisas a correr bem, certo? Pois, prepare-se, porque infelizmente vão ocorrer tombos, erros e frustrações. Faz parte! Não se deixe abater e siga em frente. Não desista, seja consistente e siga o seu plano de marketing. Sempre com honestidade. O que é bom, prevalece! Sofia Macedo Nasci em Coimbra (Portugal), onde estudei Comunicação Social. Mais tarde, quando vivia em Madrid, fiz o mestrado em Relações Interculturais. Pelo meio, um Erasmus na Turquia e um estágio na Letónia. Em 2011, mudei-me para Madrid (Espanha) e comecei a trabalhar na área do marketing digital. Hoje em dia, trabalho como freelancer em Marketing Digital, com focos em redes sociais e marketing de conteúdos e SEO. De momento, vivo em Berlim (Alemanha).
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