Home Artigos Carreira Coaching – Desafios de uma profissão em crescimento

Coaching – Desafios de uma profissão em crescimento

O coaching tem vindo a afirmar-se cada vez mais como uma atividade profissional em crescimento. Numa sociedade tão complexa e exigente como a nossa, muitas pessoas recorrem ao apoio de um coach para orientar diversos aspetos das suas vidas, seja ao nível profissional seja ao nível pessoal.

A afirmação enquanto coach comporta muitos desafios relativamente à aquisição de competências e respetiva credibilização. A regulamentação da atividade, a escolha das inúmeras abordagens que o mercado oferece e a construção de autoridade profissional são questões que preocupam quem se dedica a esta atividade.

Vamos por isso debater estas questões tão atuais na nossa Conferência As Vozes do Empreendedorismo Feminino. Para o efeito, vamos ter uma mesa redonda com convidados de relevo que nos vão ajudar a refletir criticamente sobre os desafios do coaching na atualidade.

Convidados

Cristina Borges

  • Presidente da Sociedade Portuguesa de Coaching Profissional;
  • Especialista na área comportamental e desenvolvimento de talentos humanos há 16 anos, atua como Neuro Coach, Consultora organizacional e Trainer em desenvolvimento do potencial humano;
  • International Certified Professional Coach, com especialização em Master Business & Executive Coaching;
  • Master Trainer Internacional em Coaching e em PNL;
  • Trainer em Soft Skills em ambiente organizacional, com formação em Inteligência Emocional (Universidade de Salamanca, Espanha);
  • Especialização em Comunicação das Emoções (Investigação da Linguagem não verbal: padrões de linguagem corporal, kinesia, análise AGT, Psicologia do Comportamento e Lie Detection);
  • Licenciatura em Direito (pré-Bolonha) pela Universidade de Coimbra.

João Laborinho Lúcio

  • Coach Profissional da ICF – International Coaching Federation com a credencial PCC;
  • (Professional Certified Coach);
  • Trainer em Coaching certificado pela Activision Coaching Institute;
  • Exerce, em regime de voluntariado, as funções de Presidente da ICF Portugal (2020/2021);
  • É docente convidado no curso de Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital no ISCSP, da Universidade de Lisboa;
  • Licenciado em Direito, tendo exercido a profissão de advogado ao longo de 22 anos, 14 dos quais como sócio de uma sociedade de advogados de dimensão nacional;
  • Desenvolve projetos em regime de voluntariado relacionados com o networking empresarial e com o Coaching. É também co-fundador de um projeto de promoção e divulgação de arte e design de artistas nacionais;
  • Como Coach, responsabiliza-se por um processo estruturado nas competências nucleares da ICF, protegido por um Código de Ética a que se vincula diariamente para, em cocriação com os seus clientes, trabalhar para alcançar os resultados únicos a que se propõem para as suas vidas (da pessoa, da equipa ou da organização).

Moderadoras

Núria Mendoza: Licenciada em Psicologia e Pós Graduada em Coaching Psicológico. Certificação em Professional e Self Coaching pelo IBC. Certificação Expert com as Ferramentas Criativas Points of You. Em processo de Certificação em Coaching Jungiano. Exerce funções de Coach e Mentora desde 2006.

Isa Mestrinho: Mulher, mãe e empreendedora, acredita que o ser humano tem todos os recursos que precisa para criar a vida que deseja. Coach e Fundadora da marca IMCoach, uma marca que se dedica ao empoderamento da liderança nas empresas. Tem mais de 15 anos de experiência empresarial, incluindo funções de direção e liderança de equipas, durante mais de 10 anos.

Atualmente o seu grande propósito é ajudar os líderes a alcançarem o seu próximo nível, atuando como coach, mentora e formadora em processos individuais e empresariais.

Ana Sacavém: Founder, Partner e Gestora da Formação na Leadership and Communication Academy. Criadora das marcas “microexpressões Faciais” e “Linguagem Corporal” .É detentora de um Master em Gestão da Formação pela B-training e de uma Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade Lusíada. É, também, Trainer em Micro Expressões, pelo Center for Body Language International. Business Coach, membro da  ICF (international  Coaching Federation e membro do Comité de Eventos da ICF Portugal).

A Ana é uma entusiasta e está fortemente comprometida com o desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas que facilitem o processo de comunicação humana, tanto no âmbito verbal como não-verbal e em diferentes contextos (one-to-one e em grupo). A Ana está especialmente focada em servir o setor empresarial através de soluções inovadoras de comunicação integrada, desenhadas à medida do negócio e das pessoas.

Onde: Conferência As Vozes do Empreendedorismo Feminino

Quando: sábado, 22 de maio, às 9:30 horas

Ver Também

MMN – Os contadores de histórias

Quando me falaram de uma oportunidade de negócio no marketing multinível (MMN), a primeira…