Home Artigos Empreendedorismo 6 Razões para Tirar Férias se é Dona de um Pequeno Negócio

6 Razões para Tirar Férias se é Dona de um Pequeno Negócio

Dirigir um negócio é exigente e é, realmente, um dos trabalhos mais stressantes, dada a quantidade de responsabilidades que a maior parte das empresárias assumem ao longo de todo o ano, durante todos os anos de vida do seu negócio.

E, por essa razão, é fundamental que as férias não fiquem eternamente adiadas. Parar é importante para equilibrar energias, para alinhar ideias, para recuperar o fôlego e preparar-se para mais um ano de exigências e responsabilidades.

Se é empreendedora ou empresária e se quer o melhor para o seu negócio, não passe por cima das férias, decida que vai mesmo ter algum tempo livre. Sabia que, nessas férias, pode estar a solução para muitos dos seus desafios profissionais?

Por isso, pare e decida cuidar de si, porque quando o faz, está também a cuidar do seu negócio.

Ainda não está convencida? Então, vou dar-lhe 6 razões por que deve tirar férias já!

1. As férias vão impedi-la de entrar em burnout

Se não parar em algum momento, o stress de todas as suas responsabilidades vai acabar por se acumular a um nível em que não controla a tensão. Aí, entrar em burnout pode ser uma situação eminente.

E pode acontecer quando menos espera e sem aviso prévio. As suas consequências podem ser desastrosas para si, para a sua saúde e, inevitavelmente, para o seu negócio.

Tirar uns dias de férias dá-lhe a oportunidade de respirar, de colocar os pés no chão e não esquecer que existe um mundo lá fora que precisa de si e que você também precisa dele, nomeadamente a sua família.

2. Ganhe uma Nova Perspetiva do Seu Negócio

Afastar-se dos negócios por um tempo é uma forma perfeita de ver tudo de um ângulo diferente. É uma perspetiva que permite olhar para o seu negócio com uma grande angular e ter aquela ‘big picture’ que tanto nos ajuda a redirecionar, a perceber onde estamos, como chegamos aí e para onde queremos ir. E se, de facto, estamos a ir pelo melhor caminho.

No dia-a-dia, estamos tão próximos, tão envolvidos que, muitas vezes, é difícil ter uma nova visão das coisas, pensar em novas ideias e, até mesmo, identificar eventuais problemas.

Às vezes, até temos esta consciência de que falta algo, mas não conseguimos identificar o que esse ‘algo’ é. É comum que nos momentos de paragem, como nas férias, descubramos esse ‘algo’ que não víamos. Tire férias da sua empresa e ficará surpreendido com a iluminação!!

3. Decida que Vai ter Tempo para a sua Família

A gestão de uma empresa e de um negócio exige muitas horas e muita energia. E é normal que a família acabe por ficar para um segundo plano ou que tenha a sensação que não lhe está a dar atenção devida e que desejaria.

E, na verdade, não há nada mais importante do que a família. As férias oferecem uma oportunidade extremamente importante e necessária para se reconectar com essas pessoas, as que realmente importam na sua vida.

Além disso, estar com a família e com os amigos vai fortalecê-la, favorecendo um estado de espírito mais positivo que a torna a médio prazo mais produtiva. Parece estranho, mas fazer uma pausa no trabalho torna-a melhor profissional e melhor pessoa. E é ainda um primeiro passo importante no sentido de equilibrar a sua vida profissional com a vida familiar.

4. Foque-se em concluir Projetos Pessoais

É nas férias que, finalmente, podemos concluir aqueles projetos pessoais tão especiais e que também nos apaixonam. Não importa se é um puzzle para o seu filho ou uma caminhada que planeia há anos… esses projetos são de vital importância e precisam de serem cumpridos. Precisamos daquelas coisas que são inteiramente nossas, ou, então, o nosso trabalho diário torna-se uma tarefa sem fim, sem recompensa.

Por exemplo, pode ir visitar algo pela primeira vez, pode plantar uma horta no quintal ou fazer uma curta viagem com a sua família. Há inúmeras atividades e eventos altamente gratificantes e valiosos que pode realizar num período muito curto de tempo e que permitirão que viva e desfrute da sua vida, em vez de trabalhar sem parar.

5. Vai ser Mais Produtiva quando voltar

As férias existem por um bom motivo. Por um lado, permitem que se lembre de que há vida fora do trabalho e, por outro lado, permitem que descanse e se renove, para que esteja mais alinhada e mais produtiva quando regressar ao trabalho.

Da mesma maneira que uma boa noite de sono permite que o seu corpo e a sua mente se curem e se restaurem, umas férias dão-lhe o tempo para regenerar a sua energia, de modo que, quando regressar, terá muito maior dinâmica que pode investir no seu negócio.

Conhece aquela sensação de bloqueio, de sentir que não avança com os novos projetos, apesar de trabalhar neles todos os dias? Isso não acontece, porque é incapaz de lidar com o desafio, isso acontece porque o seu nível de energia é muito baixo, o que, por sua vez, diminui a sua motivação e fá-lo duvidar de si mesma. Pode mesmo levar a que queira desistir dos seus objetivos.

Na verdade, estes problemas são muito mais simples do que imagina e, geralmente, podem ser resolvidos se renovar as suas energias, ou seja, se tirar férias.

6. Porque não gozou férias no último verão

A maioria dos donos/as de empresas adia perpetuamente as férias, porque não conseguem parar de trabalhar. Por isso, curiosamente, um dos maiores pontos fortes dos empreendedores de sucesso também é uma fraqueza – a incapacidade de parar de trabalhar.

 É importante lembrar que dedicar-se ao seu trabalho é uma coisa, mas correr sozinho até ao ponto da autodestruição é outra coisa.

A vida é curta e, um dia, olhará para trás e vai desejar ter tido mais tempo para estar com a família, com os seus amigos e usufruir dos frutos de seu trabalho.

Tirar férias é uma das coisas mais saudáveis ​​e responsáveis ​​que pode fazer por si mesmo.

Como Empreendedora, é fácil privar-se de fazer uma pausa necessária e continuar pressionando para expandir os seus negócios com toda a energia que possui. O único problema é que a sua energia esgota-se ao longo do tempo, e a melhor maneira de reabastecê-la é descansar.

Descanse neste verão. Tire férias, passe tempo com a sua família e os seus amigos. E, quando voltar, garanto-lhe que vai conseguir expandir o seu negócio com um foco e uma determinação totalmente renovados.

Teresa Botelho

Ver Também

5 Características das Marcas que têm o Poder do “Primeiro Beijo”

A Marca certa tem o poder de atrair, envolver e quase que “obrigar” as pessoas a trabalhar…