Home Artigos Empreendedorismo A economia não pode parar – Compra aos Pequenos

A economia não pode parar – Compra aos Pequenos

Há muitas incertezas relativamente à pandemia de Covid-19 que atualmente atravessamos, mas também existem algumas certezas. Uma dessas certezas refere-se às potenciais implicações económicas de uma paragem forçada dos negócios.

Muitos negócios não conseguirão sobreviver a dois ou três meses sem faturação, principalmente os mais pequenos, que têm por norma uma almofada financeira menor e maior dificuldade em aceder a apoios públicos, que frequentemente os excluem.

É, por isso, fundamental ser proativo na prevenção de uma tragédia da qual muitos empreendedores não se conseguirão reerguer. Para isso, o caminho é só um:

A Economia Não Pode Parar!

Os pequenos empreendedores têm que reinventar os seus negócios e adaptá-los às contingências que atravessamos. Para que os negócios continuem a faturar, é preciso fazer uma adaptação imediata ao digital, apostar nas entregas ao domicílio, fazer campanhas promocionais que permitam usufruir das compras a médio prazo e repensar a forma de fazer muitas das coisas que antes eram óbvias e agora são questionáveis.

Uma das formas de apoiar este esforço é criando estruturas que facilitem a divulgação dos negócios e centralizem a informação, facilitando a pesquisa por parte dos potenciais clientes. Foi isto que a Menos fez.

Esta organização, que tem por propósito apoiar a constituição de pequenos negócios, criou o Movimento Compra aos Pequenos.

Conheça o movimento pelas palavras dos seus fundadores, Frederica, João e Benedita.

O PORQUÊ DO MOVIMENTO #COMPRAAOSPEQUENOS

Trabalhamos diariamente com pequenos negócios e empreendedores que estão a dar os primeiros passos na construção dos seus sonhos. São essencialmente negócios individuais ou familiares de pequena dimensão que trabalham muito, todos os dias, para sobreviver.

São estes pequenos negócios que estão a sofrer mais com a situação que vivemos hoje e que, a cada dia que passa, ameaça a sua sobrevivência. Temos o privilégio de acompanhar pessoas extraordinárias com projetos extraordinários que hoje enfrentam enormes desafios para estarem aqui amanhã.

A maior parte de nós está em isolamento, tendo a vida limitada. Muitos destes negócios estão a reinventar-se para satisfazerem as nossas necessidades e começaram a desenvolver produtos digitais, a vender vouchers, a entregar ao domicílio, a oferecer masterclasses ou a prestar serviços remotamente, portanto, o movimento surgiu para deixar um desafio e apelo a todos – compra aos pequenos.

Como sabemos que às vezes o desafio é saber onde estão, o que oferecem e como apoiar, criámos um diretório (em breve um site) de pequenos negócios que se reinventaram e que estão com ofertas apelativas neste período – Compra aos Pequenos.

COMO FUNCIONA E COMO PODE ADERIR

Neste momento estamos a fazer um mapeamento de pequenos negócios que se estão a reinventar e que criaram ofertas adaptadas à situação de isolamento dos consumidores sendo, portanto, esses os dois únicos requisitos obrigatórios:

1.Ser um micro ou pequeno negócio (menos de 50 pessoas envolvidas)

2.Ter uma oferta (produtos ou serviços) que, de alguma forma, se adapta à situação de isolamento e distanciamento social dos consumidores, seja através de prestação de serviços remotamente, entregas ao domicílio, venda de vouchers, criação de linhas de apoio, criação de produtos digitais, entre outros.

Qualquer pequeno negócio ou um seu apoiante pode submeter uma candidatura (muito breve) em https://menos.typeform.com/to/zCesK3.

COMO CONSULTAR

Qualquer pessoa pode consultar o diretório a qualquer momento e filtrar os pequenos negócios por “tipo de negócio” e “Localização” assim como consultar as suas redes sociais e sites. Neste diretório apresentamos também uma breve descrição das ofertas de cada negócio e outros contactos.

diretório #compraaospequenos – https://compraaospequenos.pt/

A pequena economia de amanhã depende de nós hoje.

#compraaospequenos

Ver Também

Programa de Ignição – Oportunidade Exclusiva MAO

O Programa de Ignição destina-se a empreendedores que pretendem tornar a sua ideia de negó…