Home Artigos Empreendedorismo As 3 perguntas-chave que tens de responder antes de criares o teu Curso Online

As 3 perguntas-chave que tens de responder antes de criares o teu Curso Online

“Quero criar um curso online, por onde começo?”

“Que plataformas devo utilizar?”

“Não percebo nada de tecnologia.”

Um grande número de empreendedores que me aborda em relação à criação de cursos online acredita que dominar tecnologia é meio caminho andado para o sucesso.

No entanto, não poderiam estar mais longe da realidade. Existe uma parte tecnológica sim quando falamos de formação online e esta pode ser mais ou menos complexa dependendo do conhecimento do instrutor, mas para mim a base para criar um produto online com sucesso é a junção de 3 ingredientes chave.

Estes ingredientes são a base da estrutura do teu curso, são os alicerces da tua comunicação, sem isto será muito desafiante perceberes o caminho a seguir.

Que ingredientes são estes?

 1. O Instrutor – ou seja, tu, os teus conhecimentos, as tuas paixões, a tua história e tudo aquilo que tens para partilhar.

2. O Aluno – o teu público específico, ou seja, aqueles que vão usufruir do que tens para partilhar, aqueles que são a razão de existir do teu curso.

3. O Problema – todos os negócios existem para dar uma solução a um problema específico e o teu curso online não é exceção. 

O que me apercebo ao analisar muitos dos cursos online que existem no mercado?

Muitas vezes está em falta um destes ingredientes, e isso NÃO PODE acontecer.

Porque sem um deles não tens a receita completa. 

Às vezes existe um instrutor cheio de vontade de partilhar, mas não tem um nicho específico, fala para o mundo todo, logo não fala para ninguém. 

Outras vezes temos um instrutor que não se foca no problema do seu aluno.

Lembra-te que no mundo dos negócios as pessoas pagam para resolver problemas. O teu papel é identificar um problema no teu público e apresentares o teu curso como a solução para esse problema.

E quando falo em problemas falo de tudo mesmo. 

👉 Queres comer de forma mais saudável e não te consegues organizar é um problema. 

👉 Queres sentir-te mais bonita e não sabes que maquilhagem usar é um problema.

👉 Queres comunicar com os teus filhos e não sabes se estás a usar as estratégias mais corretas é um problema.

Sempre que identificas um problema que precisa de uma solução tens o tema para um curso online.  

Para te ajudar vou partilhar contigo 3 perguntas orientadoras:

1 – O que tens para partilhar com o mundo que podes transformar num curso online?

2 – Quem são as pessoas que podem usufruir desse curso?

3 – Que problema específico o teu curso vai resolver e que solução oferece?

Deixa-me dar-te o meu exemplo.

Quando criei o meu primeiro programa online – o Descobre – sentia que tinha que partilhar com o mundo que é possível descobrirmos o que verdadeiramente nos apaixona e criarmos um projeto alinhado com isso (pergunta 1). Queria ajudar pessoas que se sentissem desmotivadas com a sua vida profissional (pergunta 2). O meu curso iria ajudá-las a libertarem-se de um trabalho que não as preenchia e a criarem um projeto alinhado com o seu propósito (pergunta 3).

Mais tarde criei o TYP – Certificação em Instrução Online, pois senti que tinha que partilhar com o mundo que é possível criarmos um negócio que nos dê liberdade de tempo e dinheiro fazendo o que mais gostamos (pergunta 1). O meu propósito é ajudar empreendedores que querem levar a sua paixão, talento e conhecimento para o mundo da formação online (pergunta 2). O meu Programa ajuda pessoas sem grandes conhecimentos digitais a criar de raiz um curso online de sucesso (pergunta 3).

É simples! Agora é a tua vez. Reflete sobre estas 3 perguntas e terás na tua mão os ingredientes para criares um Super Curso Online. 

Ana Cristina Rosa

Ver Também

5 Características das Marcas que têm o Poder do “Primeiro Beijo”

A Marca certa tem o poder de atrair, envolver e quase que “obrigar” as pessoas a trabalhar…