Home Artigos Empreendedorismo As 3 “Verdades” que podem estar a comprometer o teu desempenho

As 3 “Verdades” que podem estar a comprometer o teu desempenho

Muito se fala da necessidade de aprender a gerir o nosso tempo, definir grandes objetivos, ter uma lista de tarefas, se queremos alcançar mais resultados para os nossos negócios. Seguramente, ouvimos ao longo da nossa vida um conjunto de “orientações” que, na verdade, podem estar a comprometer a nossa produtividade.

Ora vejamos alguns exemplos do que pode estar presente na tua vida e que precisa de uma reflexão e uma nova abordagem:

1.Para alcançar resultados preciso de aprender a gerir o meu tempo

Jamais conseguiremos gerir o tempo. Produtividade não é gerir o nosso tempo ou gerir prioridades, trata-se sim de gerir as nossas ações. É a única coisa que podemos gerir. Produtividade é desenvolver a habilidade para fazer escolhas.

Ao longo do nosso dia a dia, somos constantemente seduzidos para desviar a nossa atenção daquilo que realmente importa.

Protege a tua Mente, protege o teu Espaço, protege o teu tempo de todas as distrações e interrupções que vão visitar-te diariamente.

Dica 1. FOCA-TE nas ESCOLHAS diárias que precisas fazer para alcançares os resultados que queres ter. Pequenas escolhas diárias levam a grandes resultados no futuro.

2.Para alcançar resultados preciso de grandes objetivos

Estabelecer grandes objetivos é, efetivamente, a base. Precisamos de clareza e visão sobre o lugar onde queremos chegar. Contudo, é necessário compreender como trazemos esta visão para o nosso dia-a-dia. Ora lê e reflete se te identificas com alguma destas descrições:

A) Não tenho grandes objetivos futuros para o meu negócio, vivo o dia-a-dia, dou resposta ao que aparece. Sensação de monotonia, rotina, desânimo é algo bastante presente na minha vida.

B) Tenho grandes objetivos para o meu negócio. A visão que quero alcançar é de tal forma grande, que luto diariamente para o atingir. Não celebro os pequeninos passos que conquisto. É frequente sentir ansiedade, impaciência e alguma frustração.

C) Tenho uma visão grande daquilo que quero alcançar, mas também tenho claros os pequenos passos e conquistas diárias a que me proponho. Celebro cada pequenina vitória, e tenho presente que as grandes conquistas são alcançadas e celebradas com as pequenas vitórias diárias. Realização, Consistência, Celebração, Persistência, é algo que trato por tu.

É fundamental compreender que, se por um lado, é necessário ter clareza no Grande Objetivo que queremos alcançar. Por outro lado, definir pequeninos passos e celebrar as pequenas vitórias é igualmente determinante para o nosso bem-estar e realização.

Empreendedores que definem grandes objetivos sem definir pequenos objetivos são visitados, frequentemente, pela frustração, ansiedade e impaciência. A sensação é de que NUNCA é SUFICIENTE. 

O sucesso reside na combinação dos dois. Há que aprender a viver a vida com a visão de um grande objetivo, bem como ter presente e celebrar os pequenos objetivos diários. 

Dica 2. Celebra as tuas pequenas vitórias diárias. O sucesso não é o destino final e, sim,o caminho percorrido.

3. Para alcançar resultados preciso de uma lista de tarefas

Muito se fala da necessidade de elaborar lista infindáveis de tarefas. Na verdade, estas listas são uma excelente estratégia para esvaziares a tua mente e descarregares para o papel tudo aquilo que está a ocupar espaço na tua mente.

Contudo, não tornes essa lista a tua bússola. Jamais essa lista irá colocar-te mais próximo do alcance dos teus objetivos. O que precisas, realmente, é de transformar essa lista de tarefas numa lista de sucessos. Ou seja, organizar, selecionar as tarefas que, efetivamente, têm de ser desempenhadas em determinado momento para alcançares os teus objetivos.

Dica 3. Transforma a tua lista de tarefas em lista de sucessos.

Realiza o teu “Download Mental” e, posteriormente, faz um tratamento desta lista, perguntando-te:

  • Quais são as tarefas ou a tarefa, que realmente me vai colocar mais próximo do meu objetivo?
  • Quais são os Top 3 objetivos para a minha próxima semana?
  • Que ações tenho de cumprir para assegurar o cumprimento destes objetivos?

O SUCESSO É UMA JORNADA PARA QUEM OUSA PERCORRÊ-LA – Patrícia Rosa

Ver Também

5 Características das Marcas que têm o Poder do “Primeiro Beijo”

A Marca certa tem o poder de atrair, envolver e quase que “obrigar” as pessoas a trabalhar…