Home Artigos Empreendedorismo Empreendedorismo Feminino e Inovação

Empreendedorismo Feminino e Inovação

Parcerias de benefício mútuo

Nas Mulheres à Obra estamos constantemente à procura de novas experiências e oportunidades. Com a nossa equipa de patrocinadoras em expansão, podemos abraçar desafios cada vez mais ambiciosos.

Foi o que fizemos com o Projeto Mommypreneurs, um projeto internacional que visa melhorar gratuitamente as competências das jovens grávidas ou mães. Desta forma, permite que adquiram novos conhecimentos digitais e/ou de empreendedorismo.

Filipe Silveira, coordenador do projeto em Portugal, lançou-nos um desafio aliciante: a dinamização do módulo formativo inicial do seu curso. Este módulo, denominado Empreendedorismo Feminino e Inovação, teve a duração de uma semana e foi ministrado por 5 patrocinadoras MAO com competências muito diversificadas na área do empreendedorismo. Os resultados não poderiam ter sido mais animadores, conforme atesta Filipe Silveira no seu testemunho:

A nossa apreciação é francamente positiva. Foram amplamente ao encontro daquilo que desejávamos para a primeira semana de formação dos nossos cursos. A Renata, a Marcelle, a Sandra, a Núria e a Danielle têm uma experiência bem cimentada nestas áreas e todas elas têm dinâmicas e formas de ensino distintas, o que tornou a partilha de conhecimento bastante diversificada. Sentimos que a dinâmica entre formadoras e participantes foi muito boa.

Gostámos particularmente de ter havido espaço para as participantes explorarem diferentes ferramentas: através de reflexões em grupo, exercícios, conversas, desafios e o formato ultra dinâmico das salas em simultâneo! Esta dinâmica permitiu às participantes discutir e ouvir diferentes pontos de vista, conhecerem-se melhor e arrancarem para a segunda semana (e para o resto do curso) com mais foco e motivação. 

Filipe Silveira – Coordenador

O potencial do trabalho em equipa

O facto de trabalharmos com uma equipa vasta de empreendedoras com competências muito diversas permite-nos encontrar soluções à medida para as necessidades dos nossos parceiros. Para mais, sendo nós uma comunidade de mulheres empreendedoras, podemos comunicar de igual para igual com as mulheres que, como nós, se debatem com a criação e manutenção dos seus próprios negócios.

Os conteúdos foram pensados à medida das jovens mães que se debatem com os desafios do empreendedorismo e apresentaram a seguinte estrutura:

Módulo Empreendedorismo Feminino e Inovação

  • Competências MERAQI no empreendedorismo – Núria Mendoza
  • GPS Express – Guia para o Sucesso do Empreendedor – Sandra Félix
  • Programa Express para o Empreendedorismo – Marcelle Rebelo
  • Gestão Emocional, Crenças e Integridade no Empreendedorismo – Renata Netto
  • Desafios do Empreendedorismo no Feminino – Danielle Capella

Este módulo formativo foi apenas a primeira etapa da nossa colaboração com o Projeto Mommypreneurs. Em breve, arrancaremos com novas iniciativas que irão certamente sedimentar a nossa parceria e criar mais valias para as beneficiárias do projeto.

Para mais informações sobre a nossa colaboração com o Projeto Mommypreneurs, consulte o documento abaixo.

Ver Também

3 Fases pelas quais o Teu Negócio Digital vai passar

Empreender não é uma corrida. É uma viagem de transformação que vale muito a pena. …