Home Artigos Empreendedorismo Empreender com sucesso – As 5 lições que vão transformar o teu negócio

Empreender com sucesso – As 5 lições que vão transformar o teu negócio

Empreender com sucesso

Quando queremos empreender, há lições que vale a pena saber. E estas que aqui quero partilhar são, para mim, fundamentais. São, aliás, as lições que gostaria de ter aprendido no primeiro ano do meu negócio.

Agora sinto verdadeiramente que não posso deixar de as partilhar, para que todos os que empreendem possam ter a oportunidade de sobre elas refletir. Isto porque é fundamental perceber que há passos que, realmente, têm mesmo que ser dados para empreender com sucesso.

Aqui vão as lições para empreender com sucesso!

 

Empreender com Sucesso . Lição Um

A primeira lição é tão simples quanto isto. Nunca vai chegar o momento certo para começar.

É verdade. Nunca vais sentir algo como: “hoje é o dia perfeito para começar”. Nem nunca vais sentir que já tens todos os recursos, todos os conhecimentos ou todas as soluções que gostarias de apresentar. Portanto, nunca vais olhar à tua volta e sentir: “o meu projeto está perfeito. Agora, sim, vou avançar”.

Começar a empreender não é ter a perfeição na mão. Na verdade, nunca conheci alguém que me dissesse que começou a empreender no dia em sentiu que tinha tudo perfeito para começar. E porquê? Porque vamos sempre sentir que falta alguma coisa. E tudo isto tem uma explicação.

Andamos, muitas vezes, à procura da perfeição, porque, na realidade, vivemos com muitos medos dentro de nós. Os medos que nos dizem que não somos bons o suficiente, que ainda não temos as coisas perfeitas o suficiente, que precisamos de mais formação, de mais recursos, de ter aquele site bonitinho, de ter os cartões prontos… sei lá, um sem fim de coisas que vamos sempre achar que ainda não temos, mas que precisamos de ter para dar um passo à frente.

Mas sabes que mais? Nem todos os passos precisam de um ter. Na maioria das vezes, é com o ser que fazemos o passo mover. Um ser sem desculpas. Já pensaste que tudo isso que achas que precisas de ter, se calhar, não passam de desculpas para não ser, para não te colocares em ação?

Pois são. São só desculpas. E esta é a verdade. Nunca vai chegar o momento certo para começar. E quando temos isto bem presente na nossa mente, simplesmente começamos, porque só quando começamos é que fazemos pelas coisas acontecerem e só aí é que as coisas começam realmente a acontecer.

 

Empreender com Sucesso . Lição Dois

A segunda lição é para te mostrar que “se queres fazer tudo, não vais fazer nada”.

Lembro-me que, quando comecei a minha vida de empreendedora e comecei a trabalhar na área do coaching, tinha aquela visão de que se trabalhasse com vários tipos de pessoas, teria muito mais possibilidades de ter sucesso, de ter muitos mais clientes e de poder realmente ganhar dinheiro e viver disto. Mas estava tão errada!

O caminho certo está na especialização. Se não nos especializarmos, nunca nos vamos tornar experts em alguma coisa. Quando não nos especializamos, passamos a ser um ‘faz tudo’ e ‘um faz tudo’ também perde autoridade perante os seus clientes.

Então, o que te aconselho é que procures uma especialidade. Claro que podes testar várias coisas e ver aquilo que soa mais contigo, mas sempre numa perspetiva da especialização. Por exemplo, se quiseres começar um negócio na área da cozinha, procura uma especialidade, algo que te apaixone. Podes descobrir que é a comida vegetariana aquilo que realmente te dá prazer cozinhar.

Podes descobrir que são os pratos tradicionais aqueles que mais gostas de preparar ou, então, que o que realmente sentes que faz sentido para ti é confecionar comida para crianças. Se é na área do coaching que queres trabalhar, então procura saber que vertente mais vibra contigo.

Será que gostas mais do coaching virado para a nutrição? Ou é no coaching centrado em carreiras que mais te sentes alinhada? Ou, talvez, até possas perceber que queres tornar-te numa coach que ajuda desportistas a desenvolverem a sua performance.

Seja qual for a área, nunca deixes de fazer este exercício. Nunca deixes de procurar saber qual é o nicho de mercado em que te queres especializar. Vai dar-te autoridade, vai transformar-se no teu diferencial, vai definir a forma como chegas ao mercado. E isso é tão importante.

 

Leia este e outros artigos na nossa Revista Mulheres à Obra

Empreender com Sucesso . Lição Três

A terceira lição é que não precisas de fazer esta caminhada sozinha.

Eu cometi esse erro. Quando comecei a minha caminhada de empreendedora, estava sozinha. E a determinada altura, li algures uma frase que me fez pensar e fez uma grande diferença no modo como fiz todo o meu percurso a seguir. “Um coach precisa sempre de um coach”. E é tão verdade. E faz tanto sentido! Se estou a ajudar outras pessoas a definirem objetivos, quem é que me ajuda a definir os meus?

Procura mentores, procura orientadores, procura comunidades, procura grupos de pessoas que já tenham feito ou que estejam a fazer uma caminhada semelhante à tua e que te possam ajudar, que te possam orientar, que te possam guiar. E, acredita, que vão ajudar-te mesmo muito!

Vão ajudar-te a não perder a motivação e vão ajudar-te a perceber quais os caminhos mais certeiros para que possas chegar mais rapidamente àqueles objetivos que traçaste.

 

Empreender com Sucesso . Lição Quatro

A quarta lição que aprendi – e esta é muito importante– é que as pessoas não vão querer comprar o teu produto ou serviço pela sua importância. As pessoas vão querer comprar o teu produto ou serviço porque querem conectar-se à tua história.

Caí nessa ilusão, quando iniciei o meu percurso. Julgava que o que as pessoas queriam era comprar os meus serviços. Afinal o coaching é algo importante. E é. Mas não é a importância do coaching que verdadeiramente motiva as pessoas. O que efetivamente motiva, atrai e envolve as pessoas é algo bem mais profundo do que isso.

O que as pessoas desejavam era conectarem-se com a minha história. Isso, sim, era o que tinha mais importância. Isto, sim, está acima de qualquer outra coisa.

É por isso que faço o que faço como faço. Sim. E já te explico. Muitas pessoas perguntam-me: “Ana, expões tanto trabalho, fazes tanta coisa gratuita. Não tens medo que outros copiem o teu trabalho, que a concorrência copie o que está a fazer? E a resposta é não. Pelo contrário. Aprendemos tanto com as pessoas que fazem coisas semelhantes às nossas!

E mais. Percebi e aprendi que existe uma única coisa que nunca vai ser duplicável, existe uma única coisa que nunca ninguém vai fazer igual a ti e essa única coisa é a tua história. Devemos e podemos conectar-nos com as pessoas, através da nossa história.

Por isso, não tenhas medo, não tenhas receio, não tenhas a crença do julgamento, do preconceito. Conta a tua história! Conta como chegaste até aqui. Conecta-te com as pessoas, contando a tua história. Porque é isso que vai despertar nelas a vontade de quererem relacionar-se contigo, de quererem estar perto de ti. E quando isso acontecer, vão querer, sim, comprar os teus produtos, os teus serviços!

 

Empreender com Sucesso . Lição Cinco

E a quinta lição é: cria um negócio. Mas cria um negócio de dentro para fora. Isso tem sido tão fundamental para mim!

Quando trabalhámos o nosso interior, quando olhas primeiro para dentro e crias os alicerces da tua casa e do teu negócio e percebes quais os teus medos, quais as tuas crenças, o que te faz vibrar, vais sentir o quanto isso te faz crescer. Por ti. Perante os outros.

Quando primeiro fazes esta viagem dentro de ti, é muito mais fácil depois criares no exterior tudo aquilo já fizeste nascer dentro de ti.

Então, nunca deixes de olhar para dentro. Temos, muitas vezes, aquela preocupação de querer estar sempre a ir buscar mais informação, mais formação, mais técnica, mais estratégias e esquecemos que, embora tudo isso seja importante, o sucesso – como ouvi uma vez – é 80% mindset (ou seja, toda a tua reprogramação interna) e 20% de técnica.

 

Estas são as cinco lições que podem mudar o rumo do teu negócio. São aquelas que eu gostava de ter sabido logo no meu primeiro ano como empreendedora, porque, acredita, tinham-me poupado muito tempo e muitas cabeçadas.

Por isso, esta vontade tão grande que sinto de partilhar estas aprendizagens para que tu tenhas a oportunidade de, através destas cinco aprendizagens tão valiosas, levar o teu sonho para outros patamares, de concretizares com maior eficácia os teus objetivos, de atingires maiores resultados.

Ana Cristina Rosa – Coordenadora Regional das Mulheres à Obra

Nova Vita

 

Ver Também

WeMove Europe

Um debate sobre as eleições presidenciais brasileiras no nosso grupo deixou-nos muito preo…