Home Artigos Empreendedorismo Marketing multinível – Empreendedorismo ou não?

Marketing multinível – Empreendedorismo ou não?

O marketing multinível, ou network marketing, é uma forma de negócio com mais de 100 anos. Não é um esquema de pirâmide, não há garantia de sucesso nem dinheiro fácil, como muita gente pensa. Requer, como em qualquer negócio, tempo e compromisso.

Em vez da empresa investir em publicidade nos media e na distribuição nas grandes superfícies, investe no nosso sucesso. Recebemos dinheiro por partilhar os produtos que usamos e adoramos.

É um negócio empreendedor, pois embora tenhamos todas as mesmas possibilidades, cada uma de nós tem de criar uma equipa e dar apoio a essa equipa. A forma como damos apoio e criamos os nossos próprios programas é diferente. Há pessoas mais empreendedoras que outras. Os objetivos não são os mesmos, logo os resultados também não.

Com o apoio certo qualquer pessoa pode ter sucesso. É um tipo de negócio que não exige grande investimento inicial (normalmente apenas um kit), não requer ter um espaço físico com renda para pagar, podemos trabalhar em qualquer local e não requer experiência em vendas nem educação universitária. Tenho pessoas na minha equipa que são terapeutas, bancárias, enfermeiras, rececionistas, administrativas, etc. É importante, no entanto, ter algumas características para o sucesso:

– Ser ensinável –

Embora não requeira que a pessoa tenha algum tipo de educação específico, a pessoa tem de estar disposta a aprender como ter sucesso nesta profissão. Também é bom que tenha alguém que a saiba ensinar e tenha disponibilidade para isso.

É um negócio com imenso crescimento profissional e pessoal. Estamos no negócio por conta própria, mas não estamos sozinhas. Recebemos formação dada pela empresa e pela líder de equipa a que pertencemos. Aprendemos e desenvolvemos capacidade de liderança, confiança e comunicação. O melhor é que ganhamos dinheiro enquanto aprendemos.

Eu própria nunca paro de aprender e crescer. Há sempre coisas que não sei, mas faço questão de diariamente dedicar algum tempo a desenvolver as minhas capacidades, até porque tenho uma equipa grande para inspirar. Obviamente que hoje tenho mais capacidade e recursos para ensinar e ajudar as pessoas da minha equipa do que tinha há 6 meses.

– Compromisso –

Como em qualquer outro negócio, requer compromisso. Se abrimos uma loja e vamos lá de vez em quando não podemos esperar ter muito sucesso, certo? No network marketing temos a liberdade de criar o nosso horário, mas temos de o criar. Podemos trabalhar apenas em part-time, mas temos de ter algumas horas por semana dedicadas a isso.

Podem ser 5 ou 20, não importa. Importante é termos esse compromisso. Normalmente, nessas circunstâncias eu sugiro à pessoa que está a iniciar tarefas diárias ou semanais, dependendo das horas que quer dedicar. Todo o trabalho pode ser ajustado à disponibilidade da pessoa, mas é fundamental o compromisso.

Em qualquer outro negócio a pessoa sabe que tem de esperar meses ou anos até ter lucro. Aqui não precisa esperar tanto tempo, mas não acontece de um dia para o outro. Embora possa ganhar mais dinheiro mais rápido não é automático. Se não desistir e se comprometer com 3 anos da sua vida vai ver que não se vai arrepender.

Leia este e outros artigos na nossa Revista Mulheres à Obra

Com o apoio certo, o network marketing é um negócio fabuloso. Liberdade e flexibilidade de horário, oportunidade financeira, diversão e amizade.

Com este tipo de negócio eu crio o meu horário à volta daquilo que para mim é fundamental ou essencial. Por exemplo, muitas pessoas começam neste negócio para terem um rendimento extra e em vez de terem um segundo emprego fora de casa, trabalham a partir de casa à hora que for conveniente. Também há pessoas que entram para este negócio com o objetivo de largarem o emprego atual porque não se sentem realizadas, por falta de tempo para a família ou para si próprias.

Aí o que costumo fazer com elas é um plano. Se precisam de ganhar 1500€ por mês, por exemplo, o que precisam fazer e em quanto tempo para atingirem isso. É muito flexível e por isso muito cativante. E, na verdade, nunca vai precisar de trabalhar 40 horas por semana e terá tempo para o que é importante: viver!

No network marketing não trocamos euros por horas, como nos empregos tradicionais. E isso é muito libertador.

Construímos sim, um pipeline financeiro, um rendimento passivo de acordo com o que precisamos ou queremos. Se nos focarmos e tivermos a orientação certa podemos comprimir uma carreira de 40/45 anos em 3/5 anos.

Outra vantagem é que podemos trabalhar em qualquer lugar sem ter de enfrentar o trânsito, patrões ou colegas tóxicos. Mas não se enganem, isto é um negócio de pessoas. Se não gosta de pessoas, isto não é para si. A vantagem é que podemos escolher com quem trabalhamos e com quem formamos equipa.

Criamos o nosso sucesso ajudando os outros a terem sucesso.

E celebramos o sucesso em conjunto, em formações e viagens por todo o mundo. Nunca viajei tanto como desde que estou com a dōTerra. Tem sido fantástico. E acabamos também por criar amizades com pessoas de outros países que fazem o mesmo que nós.

Um dos meus grandes objetivos consiste em empoderar outras mulheres a nível da escolha informada de opções de saúde natural, através da educação do uso seguro e eficaz dos óleos essenciais (evitando os químicos e os seus efeitos secundários); ao nível da liberdade de tempo (para si e família), através da ajuda na gestão de tempo e eficácia das ações; e ao nível da liberdade financeira, através de criação de um plano de acordo com os objetivos e disponibilidade de cada uma.

A vida é muito mais do que trabalhar para pagar contas!

Trabalhar com a dōTerra é para quem quer mais da vida, quem está farta de estar cansada, quem sonha com um futuro melhor, quem quer participar na criação de um futuro melhor! Embora qualquer pessoa possa ter sucesso, nem toda a gente irá dizer sim a esta oportunidade. E tu, dizes sim?

Rita Bernardino – Psicóloga e Consultora de Bem-estar dōTerra

oleosessenciais.ritabernardino@gmail.com

 

 

Ver Também

WeMove Europe

Um debate sobre as eleições presidenciais brasileiras no nosso grupo deixou-nos muito preo…