Home Artigos Empreendedorismo Mulheres que Mudam o Mundo – Associação Filhos do Coração

Mulheres que Mudam o Mundo – Associação Filhos do Coração

Em 2007, Alexandra Borges realizou uma grande reportagem intitulada INFÂNCIA TRAFICADA, que chocou Portugal e o mundo.

Esta reportagem denunciava a escravatura infantil que se vive no Gana, onde os pais vendem os próprios filhos a traficantes por apenas 30 euros. Estas crianças são depois revendidas aos pescadores do Lago Volta, onde são obrigadas a trabalhar 14 horas por dia, 7 dias por semana, a troco de um único prato de mandioca.

Alexandra começou por resgatar 3 crianças, a quem pagou a educação do seu próprio bolso. Quando chegou a Portugal começou a editar livros, com o objetivo de angariar fundos para resgatar mais crianças. Escreveu o livro infantil “Filhos do Coração” com o futebolista Luís Figo, que deu origem ao nome da Associação que veio a fundar, e o livro “Resgate”, que escreveu em parceria com a sua sobrinha.

Nascimento de uma Associação

A Associação Filhos do Coração é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e uma Organização Não Governamental de Cooperação para o Desenvolvimento (ONGD), que resgata estas crianças, devolvendo-lhes a sua infância perdida.

Em conjunto com a ONGD americana Touch a Life Kids, garante a educação às 95 crianças já resgatadas. Em 2019, 23 crianças receberam aulas no centro de acolhimento, 36 crianças frequentaram a escola preparatória, 26 a escola secundária e 10 completaram o primeiro ano da Universidade.

Como apoiar a Associação?

A organização tem vindo a desenvolver uma série de atividades que têm como objetivo a angariação dos fundos essenciais ao seu funcionamento.  Com a intenção de conseguir angariar fundos, mas também com a vontade de poder estar presente diariamente na vida das pessoas que seguem e ajudam esta causa, nasceu o LIVRO AGENDA SOLIDÁRIA SMILE, uma agenda não datada que pode estar sempre consigo e que conta este ano com a sua 2ª edição.

É uma agenda recheada de surpresas, com ilustrações que esboçam o potencial de cada criança e as suas aspirações. Com fotografias de Joel Santos e Magali Tarouca, ilustrações de Rita Correia e citações de sonhos e aspirações das crianças do Gana, esta agenda será certamente uma fonte de inspiração durante todo o ano.

Pode apoiar a associação de forma simples e rápida, apenas com a aquisição da agenda. É um pequeno grande gesto que irá ter um impacto considerável nesta causa.

As Mulheres à Obra atribuíram à Associação Filhos do Coração o estatuto de Patrocinadora Solidária. A associação beneficia das contrapartidas atribuídas às patrocinadoras, sem ter os custos associados, que são um donativo para a sua intervenção.
É o primeiro, e por enquanto único, patrocínio solidário das Mulheres à Obra, mas é um modelo que poderemos vir a expandir, no âmbito da nossa responsabilidade social.

 

 

 

Ver Também

Os 3 principais erros que te impedem de ter sucesso num negócio online

Quem, neste momento, está fora do online, está fora do mundo! …