Home Artigos Empreendedorismo Os 3 principais erros que te impedem de ter sucesso num negócio online

Os 3 principais erros que te impedem de ter sucesso num negócio online

Quem, neste momento, está fora do online, está fora do mundo!

Esta é a minha convicção mais profunda. E não quero com isto dizer que que o presencial vai deixar de existir. Acredito é que ambos devem caminhar de mãos dadas, porque um já não vive sem o outro.

Por isso, acredito tanto que qualquer negócio tem um potencial incrível no online e qualquer um de nós tem algo para ensinar ao outro. Se já tens um negócio presencial, com certeza tens na tua mão o potencial que necessitas para transformar aquilo que fazes num negócio de cursos online. Foi assim que comecei. E, hoje, todo o meu negócio é feito, exclusivamente, a partir do online, permitindo-me ter muito mais liberdade de tempo, ter também mais liberdade financeira. Posso trabalhar a partir de casa ou de qualquer lugar do mundo.

E, agora, tu? O que me dizes a olhares para o teu negócio e começares a pensar o que, nele, podes já começar a ensinar os outros a fazer? E, não, não é tão complicado como julgas. Só tens de ter atenção para não cometeres alguns erros. Eu cometi-os e demorei anos e anos para aqui chegar, mas hoje sei que evitá-los é a chave para não adiares mais a oportunidade de criar o teu negócio de ensino online.

Queres saber mais? Então, continua a ler, porque vou apresentar-te os 3 Erros que te estão a impedir de teres uma vida com mais liberdade, tempo e dinheiro.

1º erro – Esperar que tudo fique maravilhoso para depois avançar!

Conheces a sensação, não conheces?! Durante anos, foi assim que também vivi, sempre à espera de ter as melhores condições, os melhores conteúdos, os melhores recursos técnicos, os melhores equipamentos… mas isto só tem um nome: procrastinação.

Arranjamos desculpa atrás de desculpa, alimentando um desejo de perfeccionismo que, simplesmente, não vai acontecer, porque não existe.

Demorei anos para me lançar no online e quando, finalmente, decidi fazer o meu primeiro curso online, levei seis meses para o preparar. Faltava sempre alguma coisa ou alguma coisa ainda não estava suficiente boa para poder ser apresentada. Enfim, o tal do perfeccionismo que só nos atrapalha e não leva a lado algum, porque, simplesmente, perfeição não existe!

Por isso, se queres avançar para o online, avança. Não fiques à espera de ter todas as condições, porque nunca as terás. Faltará sempre alguma coisa e essa alguma coisa só se resolve quando já estivermos com a mão na massa. Não há outra forma possível!!

2º erro – Acreditar que ter um bom produto é suficiente

Este foi outro dos erros que cometi no meu primeiro lançamento, já lá vão 5 anos. Acreditei que, por ter um curso fantástico, bastaria, simplesmente, dizer às pessoas para o comprar e que elas comprariam. Mas as coisas não funcionam assim. Não funcionam mesmo.

Não basta teres um produto fantástico, é preciso que geres valor na vida das pessoas. Ou seja, tens de as preparar para a tua oferta, tens de alimentar a sua curiosidade por ti, tens de lhes gerar valor, com conteúdo que faça a diferença nas suas vidas. Só depois, sim, estarão preparadas para comprar o que tens para lhes vender.

Hoje, mais do que nunca, somos constantemente bombardeados com informação, pelo que a questão que se coloca é quanta dessa informação está, verdadeiramente, a gerar valor na tua vida. Eu acredito que, para alguém nos comprar alguma coisa, precisamos, antes de qualquer coisa, gerar muito valor na vida dessas pessoas. Isto é, nada mais nada menos, do que a Lei da Reciprocidade – quanto mais damos, mais recebemos.

3º erro – Acreditar que temos de aprender sozinhos

Durante algum tempo, acreditei piamente que tinha de aprender sozinha. Sabes aquelas crenças que nos colocam na cabeça, logo em crianças, de que cada um tem de aprender por si ou que só aprendemos com as nossas cabeçadas. Pois, durante muito tempo acreditei nisso. Mas isto não é de todo verdade. E a prova é que, se hoje estou no patamar que estou e com os resultados que tenho, é porque, a dada altura, decidi rodear-me de pessoas que já tinham dado muitas cabeçadas e aprender com os seus erros.

Por isso, não tentes fazer tudo sozinha! Vais levar muito, mas muito mais tempo para lá chegar e a probabilidade de desistires pelo caminho é muito grande.

As estatísticas dizem que mais de 70 por cento dos empreendedores desistem dos seus negócios nos 3 primeiros anos e uma das principais razões para a desistência é o facto de se sentirem sozinhos.

Portanto, não precisas de fazer isto sozinha. É possível fazer, a par e passo, com pessoas que já tenham feito, exatamente, o mesmo caminho que tu e, por isso, podem ajudar-te a não cometer os mesmos erros que elas cometeram.

Por isso, se te agucei o apetite para começares a pensar em lançar o teu curso online, avança e já sabes… conta comigo para te ajudar a avançares, com rapidez e sem erros!

Ana Cristina Rosa

Ver Também

5 Características das Marcas que têm o Poder do “Primeiro Beijo”

A Marca certa tem o poder de atrair, envolver e quase que “obrigar” as pessoas a trabalhar…