Home Artigos Lifestyle 3 Razões para escrever bem

3 Razões para escrever bem

Hoje em dia escrevemos mais do que nunca e a forma como comunicamos tem um forte impacto na nossa credibilidade e na imagem das nossas empresas.

Se o Mundo Digital já era o futuro, agora depois de toda esta nova realidade que nos surgiu assim de repente, estar presente com palavras e vídeos na Internet, mais do que uma necessidade é quase uma “obrigação”. Precisamos de alcançar o nosso melhor nível de comunicação escrita porque disso depende em larga escala o nosso sucesso.

Não acredita? De certeza que já lhe aconteceu colocar em causa o profissionalismo de alguém, só por encontrar numa frase o famoso “á” em vez de “há”. E se o erro for no website da empresa, pior ainda. Se esta reação negativa às falhas na comunicação escrita acontece consigo também acontece de certeza com os outros.

Ainda com dúvidas relativamente à importância de escrever mais e melhor?

Se a sua resposta foi “sim”, vou partilhar consigo algumas razões que lhe vão trazer mais clarividência à importância de escrever bem. Vou ainda partilhar algumas dicas práticas para aprimorar a sua escrita com resultados efetivos a partir do momento da finalização da leitura deste artigo. Vamos a isso?

1.PORQUE TODOS OS DIAS ENVIAMOS EMAILS

O email é uma ferramenta de trabalho fundamental que nos possibilita rapidamente entrar em contacto com potenciais ou atuais clientes, fornecedores, colegas de trabalho, amigos, chefias ou colaboradores. Se o seu texto estiver escrito com erros ortográficos ou com as ideias pouco claras, não vão perceber a sua mensagem e ainda por cima, vão pensar que talvez não seja assim tão bom naquilo que faz.

DICA PRÁTICA: antes de carregar no botão “Enviar”, faça uma pequena pausa e volte a ler o seu texto após uns momentos. Dependendo da importância do seu email, peça ainda a outra pessoa para o ler.

2.PORQUE TODOS OS DIAS publicamos e comentamos as publicações de amigos ou desconhecidos nas redes sociais.

São poucas as pessoas que não têm uma forte presença nas Redes Sociais quer seja por motivos pessoais ou profissionais. Todos queremos que os nossos posts sejam mais partilhados e comentados.

DICA PRÁTICA: A primeira dica partilhada anteriormente aplica-se também quando faz publicações no Facebook, Instagram ou Twitter. Para evitar os erros ortográficos proponho ainda que escreva sempre tudo em primeiro lugar num processador de texto com corretor ortográfico e depois copie. Assim, as eventuais gralhas serão detetadas atempadamente antes que o mundo leia as suas palavras.

3.PORQUE TODOS TEMOS OU DEVÍAMOS TER UM WEBSITE OU UM BLOGUE.

Todas as empresas ou profissionais independentes necessitam ter um website ou um blogue. Não vou falar da importância destas ferramentas no mundo digital em termos comerciais, mas sim, sublinhar uma vez mais, a importância dos seus conteúdos serem criados, pensados e planeados de raiz considerando palavras-chave (necessárias para que o seu website ou blogue seja reconhecido pelos motores de busca), apresentando correção linguística, criatividade e qualidade literária.

Hoje já não escrevemos só para máquinas; escrevemos para pessoas e as pessoas necessitam de ler conteúdos com relevância que lhes acrescente algo, mas que também apelem às suas emoções.

DICA PRÁTICA: Quando estiver a escrever um artigo para o seu blogue ou website pense sempre nesta “fórmula mágica”: 50% de emoção (PATHOS), 25% de factos (LOGOS) e 25% (ETHOS) de autoridade. E não se esqueça, duplique esta equação igualmente nas suas Redes Sociais. Vai ver como quase por magia, a sua audiência vai começar a interagir muito mais consigo.

Edite, veja e reveja os seus textos com olhos de lince. Peça a outros olhos para lerem também e tenha à sua disposição ferramentas online como o PRIBERAM, o INFOPEDIA ou o CIBERDÚVIDAS. Na sua secretária tenha sempre uma boa gramática (recomendo a Nova Gramática do Português Contemporâneo, de Celso Cunha e Lindley Cintra) e um dicionário de sinónimos e antónimos (proponho o Dicionário Moderno de Sinónimos e Antónimos, da Porto Editora). Vai ver como os seus textos vão começar a sair com muito mais facilidade e qualidade a todos os níveis.

Apesar de escrever profissionalmente há mais de 20 anos, não sou uma “fundamentalista” da Língua. Também tenho telhados de vidro e o erro pode acontecer (e já aconteceu). Quando isso ocorre é corrigir com humildade e seguir em frente. Não deixe que a procura da perfeição sirva de entrave à sua escrita.

Acredite, se estivermos atentos às nossas palavras e ao seu real impacto — porque só da consciência pode resultar a mudança — vamos escrever cada dia mais e melhor, aperfeiçoar a qualidade da nossa escrita, evitar embaraços ou pior ainda, falhas na comunicação, porque quando passamos uma mensagem com as nossas palavras, desejamos que esta surta todo o seu efeito, quer seja persuadir, divertir, emocionar, formar ou informar quem está do outro lado.

Saudações Literárias e até breve.

Analita Alves dos Santos

O Prazer da Escrita

Ver Também

A Cama e o Feng Shui

Cama e o Feng Shui, um tópico importantíssimo, uma vez que a Cama é das peças mais importa…