Home Artigos Lifestyle 5 Dicas para manter a sua família saudável

5 Dicas para manter a sua família saudável

Manter a família saudável pode ser um desafio para uma Mãe. Provavelmente, sentirá que não existem horas suficientes num dia para fazer tudo o que necessita, certo? As sugestões que aqui partilho irão ajudá-la a identificar algumas áreas chave onde, com algumas iniciativas simples e fáceis, pode contribuir para o bem-estar da sua família.

  1. Planeamento das refeições

Quando estamos ocupadas e com pouco tempo, facilmente somos apanhadas desprevenidas, desenvencilhando-nos, a maior parte das vezes, com comida de confeção rápida, muitas vezes processada, e que não é a opção mais saudável. No entanto, o planeamento de menus semanais poderá prevenir muitas dores de cabeça quando o tema são as principais refeições familiares.

Algumas sugestões para colocar a bola a rolar?

Sempre que possível, faça dos vegetais uma componente das refeições. Isto ajuda a sua família a ingerir o “arco-íris” vegetal e a receber os nutrientes e antioxidantes chave sem grande esforço. É mais fácil do que parece, e ir alternando os vegetais que trazemos para casa ajuda significativamente.

O planeamento e a preparação dos menus pode parecer algo para o qual não tem tempo, mas é, na realidade, uma forma de poupar muito tempo, dinheiro e stress a longo prazo. Se tem filhos pequenos, pode aproveitar o tempo da sesta para fazer este planeamento e ganhar tempo mais à frente.

Está sempre a correr devido às atividades extracurriculares e outros compromissos familiares? Pense que, ao aproveitar uma hora por semana para preparar alimentos e cozinhar, está a antecipar as refeições para o resto da semana, investindo desta forma na tranquilidade e bem estar familiar.

A preparação prévia significa que pode poupar tempo, ao aquecer rapidamente refeições saudáveis quando precisa. Na realidade, a maior parte do trabalho já fez com antecedência, especialmente se duplicou ou triplicou as porções, congelando-as para utilizar no futuro.

Um robot de cozinha também pode ser o seu melhor amigo, para cozinhar refeições saudáveis, quando tem pouco tempo. Programe a receita e deixe o robot a cozinhar.

Não é apenas a cozinhar que podemos poupar tempo. Preparar e cortar vegetais para utilizar noutro dia ou adquirir opções de vegetais orgânicos já cortados no seu supermercado, pode ajudá-la a poupar tempo na preparação futura das suas refeições.

  1. Brincadeira e atividade em família

As famílias que são ativas em conjunto tendem a ser e a manter-se saudáveis. Aproveitar os fins de semana para fazer passeios familiares, andar de bicicleta, fazer jogos, desafios desportivos ou de dança pode ser bastante eficaz para se manterem ativos.

Quaisquer que sejam as atividades que decidam fazer em família, estas podem ser aproveitadas para se tornarem um hábito ou ritual familiar. Pode ser tão simples como um passeio após o jantar ou um passeio de bicicleta ao sábado de manhã.

O truque é escolher uma atividade que consiga manter ao longo do tempo e que seja fácil de encaixar no horário de toda a família. Pode introduzir um pouco de competição saudável para manter os membros mais novos da família motivados e interessados.

Até os intervalos para anúncios televisivos podem ser uma oportunidade para encaixar uma atividade conjunta. Utilize o tempo para um circuito de jumping jacks ou lunges. Torne-se criativa e crie minicompetições para ver quem ganha a atividade nos intervalos das séries de televisão favoritas.

 

  1. Refeições em família

Atualmente, é bastante comum as famílias fazerem as refeições separadamente, ou distraídos e entretidos com smartphones e outros aparelhos. Existe um conjunto alargado de benefícios relacionados com a manutenção de um ritual de refeições em família, que incluem, por exemplo, promover opções alimentares mais saudáveis e o aumento do bem-estar psicológico.

A regra de ouro? Assim que estiverem todos os membros da família reunidos, aplique a regra da não existência de aparelhos eletrónicos à mesa, para que não existam distrações. Tem pontos bónus extra se conseguir incluir também conversas importantes e interessantes à mesa.

  1. Redução do stress

A vida pode ser extremamente stressante quando estamos muito ocupadas, no entanto, podemos fazer algumas coisas para minimizar o stress desnecessário.

Ter uma gaveta familiar em que centralize documentos, formulários, receitas e recados importantes para a família, pode ajudá-la na organização. Acabou-se a época em que perdia tempo a revirar a casa toda à procura de documentos importantes!

Da mesma forma, criar um quadro familiar com um calendário pode poupar muitos episódios de stress e proporcionar uma melhor organização do tempo. Pode incluir horários escolares, compromissos, atividades extracurriculares, consultas médicas, enfim, tudo o que possa afetar a sua vida e o horário do dia a dia. Para manter as coisas simples, utilize códigos de cor, isto é, cada membro da família tem uma cor especifica. Isto simplifica a perceção das tarefas de todos os membros da família.

Encorajar conversas familiares durante as refeições também ajuda a baixar o stress, especialmente se conseguir que todos partilhem e participem.

  1. Partilha de tarefas

Partilhar algumas das tarefas diárias com os membros da família pode ajudar a poupar tempo, a diminuir o stress e a aliviar o peso em cima da Mãe. Distribua tarefas, tais como colocar a mesa, colocar e retirar a loiça da máquina ou a divisão do lixo para reciclagem.

Esta partilha de tarefas também ajuda os mais novos a serem responsáveis e a trabalhar como parte de uma equipa.

Raquel Almeida Lopes

Psicóloga, especialista em Psicologia Clínica e da Saúde (Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses – Cédula Profissional nº 9896)

HealthCoach IIN, com especialização em Saúde Hormonal & Coaching de Mulheres (IWHI)

 

 

Ver Também

Quando o não deve ser sim

“Não podes mexer aí”, “não te podes sentar no chão”, “não tires os sapatos”, “não escrevas…