Home Artigos Marketing Digital 8 erros que está a cometer online e provavelmente não sabe

8 erros que está a cometer online e provavelmente não sabe

Gerir um negócio não é uma tarefa tão simples e linear como muitos nos fazem acreditar.

Além de todas as tarefas inerentes ao próprio negócio, é também preciso gerir as redes sociais, trabalhar as estratégias, desenvolver uma boa comunicação, organizar a parte administrativa.

E, no meio de tantas tarefas, é normal que erros aconteçam. Até porque, se pensarmos bem, errar é humano.

Mas sabe que alguns dos erros que pode estar a cometer podem colocar em causa a reputação do seu negócio?

8 erros que está a cometer online e provavelmente ignora

São poucos os negócios que não se encontram divulgados online. É por isso que basta uma análise rápida a algumas páginas para perceber que existem erros quase transversais a todos esses negócios.

Para o ajudar, deixamos-lhe algumas dicas de erros que provavelmente comete (ou já cometeu) no seu negócio. É importante frisar que esses erros podem colocar em risco a reputação da sua empresa. Conheça-os de seguida.

1 – Ignorar as reclamações de clientes

Este é um dos erros mais comuns e que tem de deixar de cometer HOJE mesmo.

Ignorar questões importantes, reclamações ou situações que impliquem um pedido de desculpa, é uma forma de fazer com que a reputação do seu negócio desça abruptamente.

Contudo, entrar em discussões públicas nas redes sociais ou em qualquer plataforma, também não é uma boa estratégia.

Resolva todas as situações por mensagem privada, email ou mesmo por telefone. Mas não deixe nunca de as resolver, sob pena de deixar o consumidor ainda mais insatisfeito.

2 – Realizar avaliações falsas

Pode parecer estranho, mas até as grandes empresas têm (por vezes) atitudes como esta.

Tenha em mente que na maior parte das vezes é simples perceber se uma avaliação é ou não verdadeira. E um dos piores erros que pode cometer é realmente fazê-lo, pois só irá diminuir a credibilidade do seu negócio.

Sempre que possível peça uma crítica positiva aos seus verdadeiros clientes. Eles, na maior parte das vezes, fazem de bom grado! E isso sim, irá fazer toda a diferença para o seu negócio.

Outro ponto importante passa por NUNCA fazer reviews negativas à concorrência, só porque sim.

3 – Não analisar a sua reputação online

A verdade é que muitas empresas esperam até que algo manche a sua reputação para começarem a agir.

Desta forma, gerir diariamente a reputação do seu negócio, através das redes sociais, diretórios de empresas e todas as outras plataformas, irá ajudar a tornar a sua marca ainda mais relevante.

Se este é um dos erros que está a cometer online, está na altura de o travar completamente.

4 – Não ouvir o que os seus clientes têm a dizer

Na grande maioria dos casos, as reclamações dos clientes não são devidamente tratadas e acabam por cair no esquecimento, provocando um sentimento de impotência em quem reclamou.

O pior é que uma grande parte dos empresários está neste momento a cometer erros deste género.

Para ultrapassar esta questão, tenha sempre disponíveis canais onde o consumidor pode, de forma privada, expor as suas dúvidas. Pois caso contrário é provável que eles acabem a reclamar nas redes sociais.

5 – Apagar ou ignorar comentários negativos

Infelizmente a grande maioria das empresas não faz a mínima ideia de como responder a um comentário negativo, e acaba muitas vezes por apagar ou ignorar o mesmo.

Saiba desde já que, se está a cometer erros destes, não o faça mais. Este tipo de situação pode não só prejudicar a reputação do seu negócio, como refletir-se no volume de vendas.

E temos a certeza que é algo que definitivamente não quer.

6 – Não aproveitar os contactos positivos

Muitas vezes os empresários perdem a oportunidade de aprofundar as relações com os seus clientes, simplesmente porque optam por não responder a avaliações positivas.

Certifique-se sempre que responde e agradece a todas as críticas que os seus clientes fazem.

Acredite que esta é uma forma simples de melhorar o vosso relacionamento, mas também de passar uma imagem positiva da sua empresa a potenciais clientes que ainda não conhecem muito bem o seu negócio.

7 – Não gerar conteúdo suficiente para se posicionar

Implementar uma estratégia de marketing de conteúdos não é uma tarefa simples, já que requer da sua parte um trabalho árduo de análise e avaliação do que deve ou não ser publicado.

Contudo, saiba que o conteúdo é uma das melhores formas de alavancar o seu negócio, e dessa forma chegar mais facilmente aos seus potenciais clientes, destacando-se da concorrência.

Pesquise e implemente corretamente esta estratégia no seu negócio. Vai ver que a médio prazo irá obter um excelente retorno.

8 – Não ser consistente

Um dos piores erros que pode cometer online é a inconsistência. Quem segue o seu negócio e acompanha aquilo que vai publicando no blog e nas redes sociais, acaba por se habituar ao ritmo em que vai publicando.

Por isso, se de um dia para o outro mudar tudo e não disser “nada” aos seus seguidores, eles vão deixar de seguir a página tão atentamente como faziam.

Acredite que, quando falamos de cometer erros online, este é sem qualquer sombra de dúvida um dos piores.

 

Agora que já sabe quais os 8 erros mais comuns que os empresários cometem online, está na hora de começar hoje mesmo a deixá-los para trás, e seguir um novo caminho.

E tenha muita atenção, pois gerir a reputação do seu negócio através das ferramentas digitais não é um processo assim tão simples como pode parecer à primeira vista.

 

Filipa Cardoso

FindUp

Leia este e outros artigos na nossa Revista Online

Ver Também

As Vozes do Empreendedorismo Feminino – Marketing Digital e Vendas

O evento As Vozes do Empreendedorismo Feminino chega à sua quarta edição, que será a mais …