Home Artigos Marketing Digital O Vídeo nas Redes Sociais – um recurso essencial

O Vídeo nas Redes Sociais – um recurso essencial

O ritmo de vida atual é alucinante. A nossa capacidade de fazer várias atividades em simultâneo e de dar resposta a várias solicitações está a níveis muito elevados. Um dos indicadores desse ritmo é a quantidade de informação que recebemos diariamente.

Estejas onde estiveres agora, olha à tua volta e vê as informações que estás a receber: as pessoas à tua volta, as marcas dos objetos que te rodeiam, a publicidade, as tecnologias, tudo estímulos que tentam captar a tua atenção.

Quando navegas na internet ou nas redes sociais, não é diferente: estás constantemente a ser solicitado para informações várias, sendo que não tens capacidade para assimilar todas as informações que te chegam.

Então, o que faz o teu cérebro? Foca-se nas informações que te interessam e nas mais apelativas, nas que te acrescentam valor, nas que te despertam emoções.

É aqui que o vídeo assume um papel fundamental. Com o vídeo, consegues passar uma mensagem muito completa (e até longa), de uma forma rápida e atrativa. Consegues transmitir uma mensagem que, na forma escrita, muitas pessoas não iriam ler, pelo que não lhes chegaria. Com a dinâmica visual e auditiva do vídeo asseguras a atenção das pessoas.

Aumentas a probabilidade da tua mensagem chegar à tua audiência, agregada a outro fator: a energia que queres transmitir, a emoção que queres passar, o que gostarias que ecoasse na pessoa que vê o teu vídeo.

Para isso, há vários fatores que devem ser cuidados. Dou-te um exemplo: imagina um vídeo de uma pessoa que conta a sua história, que é uma história inspiradora e nos deixa com uma ótima disposição. Que música associas a este vídeo? Imagino que a mesma que eu: uma daquelas músicas épicas, com “corpo” e que embalam as emoções bonitas dessa história.

Agora vamos fazer um exercício: imagina esse mesmo vídeo, com a mesma pessoa, a contar a mesma história inspiradora, mas com uma música de fundo triste e pesada. Sentes-te capaz de sentir exatamente o mesmo que sentiste na primeira versão? É mais difícil, não é?

Quando fazes vídeos para as redes sociais, deves ter isso em consideração: que emoção pretendes despertar em quem vai ver os teus vídeos? Que mensagem queres passar? O que gostarias que as pessoas retivessem?

Deves também ter em consideração que a duração do vídeo é um fator-chave para passar a tua mensagem. E a duração varia em função do propósito e da plataforma onde irás divulgar o teu vídeo, mas em todos eles há um fator em comum: tens que captar a atenção da audiência nos primeiros 5 segundos do teu vídeo.

Podes fazê-lo colocando imagens fortes no início do vídeo, uma mensagem impactante (que desperte curiosidade para o que vai ser apresentado) e/ou colocando texto e animações gráficas que captem a atenção da tua audiência.

Deves ter em mente que as pessoas utilizam as redes sociais com três propósitos principais:

  • para comunicar com a sua rede de amigos e ligações virtuais;
  • para obter informações sobre áreas do seu interesse (pessoal ou profissional);
  • para distração e entretenimento.

Esteja onde estiver o teu público-alvo, as redes sociais são o espaço, por excelência, para utilização do vídeo como meio de comunicação.

Acredito também que o vídeo assume um papel fundamental nos nossos WebSites. Entrar num Site que nos recebe na Home page com um vídeo é muito apelativo, e permite-te criar logo a sensação de proximidade dessa pessoa contigo.

Para além disso, a Google adora vídeos!

Por todos estes motivos escrevi um livro que pretende ajudar pessoas que, não sendo profissionais, da área, pretendem fazer vídeos com qualidade, utilizando o seu telemóvel, para a promover as suas ideias, projectos e marcas. Trata-se de um manual prático, interactivo e com muitos vídeos (ao longo de cada capítulo há links por QR Codes, para vídeos onde eu exemplifico o que está escrito nessa área do livro).

O meu objectivo é ajudar as pessoas a contar a sua história em vídeo.

Se quiseres saber mais sobre este tema, tens aqui uma ferramenta muito útil e interessante que podes explorar: “Fazer Vídeos com Telemóvel para as Redes Sociais”.

Carolina Monteverde

Smile Stories

Leia este e outros artigos na nossa revista digital.

Ver Também

Tem um negócio local? Aprenda a divulgar no digital.

Descobrir como divulgar um negócio, não precisa de ser uma tarefa extremamente complicada.…