Home Artigos Marketing Digital Vídeo Marketing – A nova tendência do Marketing Digital

Vídeo Marketing – A nova tendência do Marketing Digital

Diz-se que uma imagem vale mais do que 1000 palavras.

Esta frase de Confúcio é amplamente utilizada na área da publicidade. Evidentemente, pretende mostrar o poder que os recursos visuais têm na comunicação. Já deve ter reparado que, diariamente, as redes sociais são inundadas por milhares de vídeos sobre os mais variados temas e que um vídeo consegue captar mais a sua atenção do que um simples texto.

Mas, se uma imagem tem este valor, quanto valerá 1 minuto de vídeo? 1,8 milhões de palavras! A resposta é dada por James McQuivey, da Forrest Research, que encontrou uma forma interessante de pensar sobre o valor do vídeo online.

O mundo do vídeo marketing continua a crescer e dificilmente as empresas conseguem ficar de fora se quiserem continuar a progredir. Esta tem sido uma oportunidade valiosa para as empresas, que já encontraram no VÍDEO MARKETING uma forma  eficaz de alcançar mais clientes.

MAS O QUE É O VÍDEO MARKETING?

 É a utilização de vídeos nos diversos meios digitais para promover uma marca, produto ou serviço. Qualquer empresa que se queira destacar da concorrência deve apostar numa forte estratégia de marketing, incluindo conteúdos em vídeo para fortalecer a sua presença online nos canais digitais, como por exemplo Site, Youtube, Facebook, Instagram e E-mail Marketing.

A forma de comprar tem vindo a mudar ao longo dos anos e adquirir por impulso deixou de ser uma tendência. Os novos consumidores são cada vez mais preocupados e exigem mais informação sobre os produtos. Com o vídeo marketing é possível apresentar características variadas de forma dinâmica, captando a atenção do consumidor para o que realmente interessa.

E PORQUE É QUE OS VÍDEOS FUNCIONAM TÃO BEM?

Os conteúdos audiovisuais utilizam dois sentidos: a audição e a visão. Quando estes são ativados ao mesmo tempo, o nível da nossa atenção aumenta, e se lhes juntarmos o movimento, a nossa tendência para a empatia é ainda superior. Isto leva a que entendamos melhor o conteúdo e memorizemos mais informação.

Para além da fantástica aceitação por parte do público, há várias estatísticas que referem que os vídeos aumentam o tráfego, melhoram o ranking na pesquisa em motores de busca, disparam as interações nas redes sociais e multiplicam as vendas.

Um vídeo conta uma história, o que leva o cliente a querer saber o final, sendo natural que o público queira consumir o produto até ao fim.

PORQUE DEVE INVESTIR JÁ EM VÍDEO?

O vídeo é um investimento que tem retorno num curto espaço de tempo. É o formato de conteúdo preferido da maioria das pessoas, o mais eficiente na atração e no envolvimento com o público. Então, porque não utilizá-lo de forma estratégica para potenciar o seu negócio e gerar mais resultados?

O cérebro humano processa mais rapidamente imagens do que textos, isso significa que o nível de retenção das mensagens é superior, por isso é o veículo de excelência para se alcancarem mais clientes.

Segundo um estudo publicado na Video Brewery, 100 milhões é o número de utilizadores de internet que assistem a vídeos online diariamente. Apesar de nem todos estarem à procura de comprar um produto ou serviço, grande parte deles tem esse objetivo, ou mesmo que não tenha acaba por fazê-lo quando se depara com algo que lhe interessa.

10 ESTATÍSTICAS QUE MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO VIDEO MARKETING

 Conheça 10 das principais estatísticas que mostram o poder do video marketing:

1 – Em 2020, 82% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos.

2 – 80% das pessoas dizem lembrar-se de ter assistido a um anúncio em vídeo nos últimos 30 dias.

3 – 46% das pessoas que assistiram a um vídeo nos últimos 30 dias, dizem ter agido após a visualização, como por exemplo visitado o site, procurado mais informações ou comprado um produto.

4 – 59% dos grandes empresários prefere ver vídeos do que ler textos.

5 – Quando os profissionais de marketing passaram a incluir vídeos explicativos nos seus emails, a taxa de cliques aumentou entre 200% a 300%.

6 – O utilizador médio é exposto a uma média de 32,2 vídeos por mês.

7 –  90% dos consumidores dizem que vídeos de produtos os ajudam a tomar decisões de compra.

8 – 60% dos visitantes de uma página web com vídeo, clicam nele antes de ler qualquer palavra do conteúdo.

9 – A visualização de vídeos em telemóvel tem um crescimento de 100% ao ano.

10 – 43% das pessoas considera que os anúncios online são mais relevantes do que os da televisão..

  

TIPOS DE VÍDEO

 Agora que já percebeu como o Vídeo Marketing pode ajudá-lo na divulgação da sua empresa ou projeto, fique a conhecer que tipos de vídeo existem e descubra aqueles que fazem mais sentido para o seu negócio:

 – Explicativos de ideias, conceitos, serviços, produtos ou processos

– Anúncios de produtos ou serviços

– Demonstrações de produtos

– Apresentação de projeto, empresa ou equipa

– Depoimentos de clientes

– Recrutamento

– Promoção e cobertura de eventos

– Vídeos “How-To”

– Tutoriais

– Animação de logotipos

– Institucional

– Postais/posters/flyers animados

– Webinar

– Entrevistas

 

Estes são alguns exemplos de vídeos que pode utilizar no seu marketing de conteúdo e que farão toda a diferença para se destacar e alcançar mais clientes. Alguns destes exemplos são feitos com animação gráfica e outros com filmagens. De acordo com a experiência, pode ser o próprio a fazer ou pode recorrer a um profissional da área.

O vídeo é um investimento que pode e deve ser rentabilizado. Por exemplo, um vídeo explicativo sobre um produto pode ser utilizado para vários fins: disponibilizado no site, nas redes sociais, no YouTube, ser apresentado em reuniões ou ser enviado por email a um cliente.

 Os vídeos são uma forma eficaz de se conectar com o seu consumidor, porque em poucos minutos ou mesmo segundos, transmite todas as informações num formato simples e atrativo, tornando o serviço ou produto desejável.

Daniela Alfarrobinha

Motion4U

 

Fotografia de Sam McGhee no Unsplash

Leia este artigo na nossa revista:

Ver Também

Tem um negócio local? Aprenda a divulgar no digital.

Descobrir como divulgar um negócio, não precisa de ser uma tarefa extremamente complicada.…