Home Artigos Vida 3 Estratégias para alcançares uma rotina mais tranquila

3 Estratégias para alcançares uma rotina mais tranquila

Quando falamos de Sucesso, realização pessoal e profissional, sentido de propósito, naturalmente vamos dar a um tópico central – OBJETIVOS.

Antes de avançarmos, gostaria que refletisses e identificasses em qual das 3 situações  te enquadras melhor:

  1. Não tens grandes objetivos futuros, vives o dia a dia. Sensação de monotonia, rotina, desanimo é algo bastante presente na tua vida.
  • Tens GRANDES objetivos para a tua vida. A visão que queres alcançar é de tal forma grande, que lutas diariamente para o atingir. Não celebras os pequeninos passos que conquistaste. É frequente sentires ansiedade, impaciência e alguma frustração.
  • Tens uma visão GRANDE daquilo que queres alcançar bem como tens claro os PEQUENOS passos e conquistas diárias a que te propões. CELEBRAS cada pequenina vitória, e tens presente que as grandes conquistas não alcançadas e celebradas com as pequenas vitórias diárias. Realização, Consistência, Celebração, Persistência, é algo que tratas por tu!

É fundamental compreendermos que uma vida sem Objetivos é uma vida sem Emoção. Sem Direção. Sem propósito. Contudo, é fundamental compreender que se por um lado é necessário ter clareza no Grande Objetivo que queremos alcançar por outro lado definir pequeninos passos e celebrar as pequenas vitórias é igualmente determinante para o nosso bem-estar e realização.

Pessoas que definem grandes objetivos sem definir pequenos objetivos são visitadas frequentemente pela frustração, ansiedade e impaciência. A sensação é de que NUNCA é SUFICIENTE. 

Por outro lado, viver apenas com os pequenos passos do dia a dia sem uma visão futura, conduz ao desinteresse, à desmotivação e à ausência de sentido.

O sucesso reside na combinação dos dois. Há que aprender a viver a vida com a visão de um grande objetivo bem como ter presente e celebrar os pequenos objetivos diários. 

Durante vários anos identifiquei-me com o grupo B! Corria, corria para alcançar grandes objetivos! Muitas vezes parecia que não saía do mesmo sítio. Acrescia ainda o desafio de conseguir conciliar a minha vida pessoal e profissional! Como empreendedora, as coisas também não tinham ficado facilitadas.  Decidi percorrer todo um novo caminho que me permitisse alcançar Resultados no meu projeto, o meu sucesso profissional, ao mesmo tempo que desfrutava de tempo para mim e para a minha família, o meu sucesso pessoal.

Em suma, partilho contigo três práticas que integrei na minha vida e que mudaram totalmente os meus resultados:

Integrar RECOMPENSAS

Sempre que nos recompensamos por algo, existe uma libertação de neurotransmissores, como a dopamina, que fazem com que nos sintamos bem e motivados para continuar em ação. Se utilizarmos esta estratégia sempre que alcançarmos pequenas vitórias, vamos contribuir para uma maior bem-estar e potenciar a nossa capacidade de ação, consequentemente atingimos  mais resultados. Repara que eu referi – PEQUENAS Vitórias, a recompensa deve ser integrada no nosso dia a dia, até nas pequenas tarefas aborrecidas, ou que nos desafiam mais, ou que são mais complexas, e por isso adiamos, podemos acionar a recompensa sempre que concluímos este conjunto de tarefas. O tipo de recompensa, é opcional. Pode ser beber um café com um colega, fazer uma pausa mais longa, ver um episódio da sua serie preferida etc.

DESFRUTAR da jornada e não exclusivamente no destino

Na continuidade do ponto anterior, é de referir que quando interiorizamos que Sucesso não é um destino mas sim uma jornada, esta perspetiva colocamos num ângulo que nos permite ver e desfrutar das pequenas conquistas diárias. Se definirmos um objetivo a longo prazo e não o dividirmos em pequenos objetivos (chamadas metas) anuais, trimestrais, mensais, semanais e até diários, a sensação é que falta bastante para termos a nossa “recompensa”, a tão desejada sensação “Eu Sou Capaz”! É possível trazer esta sensação para o nosso dia a dia.

Ativar o DIA DO MONGE

Quando nos tornamos empreendedores, este desligar pode torna-se um autêntico desafio! Estar conectado 24h por dia através dos vários aparelhos eletrónicos pode desencadear em nós uma sensação de alerta diária constante, gerando ansiedade, stress, não permitindo desfrutar do momento presente, condicionando muito o nosso foco.

A minha sugestão é implementares o teu “Dia do MONGE” uma vez por semana. Desliga todos os aparelhos eletrónicas, desconecta-te absolutamente de tudo! Permite-te apenas fazer o que te apetecer, seja dormir no sofá, passear na praia, ler um livro, conversar com amigos, etc. Dá-te a ti própria este momento de “Dolce fare niente”!

Estas foram algumas das práticas que integrei para passar gradualmente para o “grupo C descrito acima! Sabemos que tudo é um processo e que os nossos resultados irão crescer na mesma medida que o nosso próprio crescimento. Apostar no nosso desenvolvimento deixa de ser opcional para quem quer alcançar resultados extraordinários nos seus negócios e na sua vida. Porque na verdade só temos UMA ÚNICA VIDA.

Patrícia Rosa

Ver Também

Stress e Ansiedade: és tu que controlas a tua vida?

Aprender a gerir o stress e a ansiedade é um assunto que tem ganho cada vez mais destaque.…