Home Artigos Vida Como dar mais poder à sua escrita em 2021?

Como dar mais poder à sua escrita em 2021?

Ano novo, novas resoluções.

Que tal, 2021 ser o ano em que vai dar mais força às suas palavras?

Hoje em dia escrevemos mais do que nunca. Este é um facto incontestável. A presença no mundo online — que a pandemia veio reforçar — fez da escrita uma ferramenta de trabalho imprescindível.

A escrita e o vídeo são decisivos para o seu sucesso profissional. Curiosamente, até os vídeos necessitam de legendas para serem mais eficazes.

De certeza que escreve quase todos os dias no Facebook ou no Linkedin, Instagram, Whatsapp, para um website ou talvez, até tenha um blogue.

Quantas vezes desejou chegar mais longe com as suas palavras? Ter mais confiança na sua escrita? Provavelmente, até tem o sonho de escrever um livro guardado na gaveta, mas falta-lhe a «coragem» ou então, precisa de mais «inspiração»…

Escrever bem, escrever mais, aprender a desbloquear a criatividade, manter a inspiração, combater a procrastinação e descobrir se a sua escrita tem impacto são essenciais e o conhecimento está ao seu alcance.

Partilho agora consigo sete dicas para dar mais poder à sua escrita neste novo ano. Para tal, basta colocá-las em prática. Deixo-lhe ainda um convite irrecusável.

7 dicas para dar mais poder à sua escrita

  1. Leia mais, de preferência todos os dias, um mínimo de dez a vinte páginas por dia. Procure, pelo menos, ler um livro por mês. Se tem dificuldades em disciplinar a sua leitura, inscreva-se num clube de leitura online. Os clubes de leitura são das melhores formas de conhecer novos autores e descobrir livros que possivelmente nunca pensaria em ler. Partilho consigo esta opção: https://www.facebook.com/groups/EncontrosLiterariosOPrazerDaEscrita
  • Invista numa gramática e refresque os seus conhecimentos. Uma gramática do ensino secundário é suficiente para começar. Se desejar aventurar-se um pouco mais, aponte esta sugestão: «Nova Gramática do Português Contemporâneo», de Celso Cunha e Lindley Cintra.
  • Procure aprender uma palavra nova por dia ou descobrir um sinónimo de uma palavra conhecida. Enriquecer o seu vocabulário é uma forma simples de melhorar a sua escrita. Tenha o bom hábito de apontar num caderno as palavras novas que vai aprendendo e assim estas passarão a fazer parte do seu léxico.
  • Escreva mais à mão. Escrever à mão ensina-lhe bastante sobre o poder das palavras, a manter o foco no essencial. Sem acesso a corretores automáticos, o esforço intelectual é superior e apesar de ser um processo mais lento, favorece a interpretação e a escolha certa das palavras. Utilizar as palavras com mais impacto e clareza é fundamental.
  • Invista em livros técnicos de escrita. Há no mercado editorial diversos livros que o podem ajudar na arte de «escrever bem». Partilho consigo um dos meus preferidos, um excelente investimento para a sua estante literária: «Cem maneiras de melhorar a escrita», de Gary Provost.  
  • Escreva mais e partilhe o que escreve sem medo. Se gosta de escrever, o que o impede de partilhar as suas palavras? O medo da rejeição? Não se preocupe: ninguém consegue agradar a todos e isso é perfeitamente normal. Mas, de certeza, que há alguém que vai apreciar o que tem para contar. Concentre-se nessa pessoa e esqueça o mundo. Conquiste os seus leitores, um por um.
  • Nunca publique nada sem uma edição e revisão cuidada. Quando precisar de escrever algo, como por exemplo, um email, escreva de forma automática — após saber qual o tema e ter feito um esboço das suas ideias —  e depois, deixe o seu texto repousar. A seguir, leia novamente. Corte o que for necessário: procure por repetições de palavras, frases pouco claras ou demasiado longas, adjetivação desnecessária, advérbios, verifique a pontuação, a ortografia e releia. Antes de publicar, partilhe com alguém, pois há fortes possibilidades de já não conseguir detetar eventuais problemas semânticos ou de sintaxe.

Ao colocar estas sete dicas em prática conseguirá de certeza dar mais força às suas palavras.

Convido-a agora a participar no «Minicurso Semana da Escrita – Descobre o Poder das Tuas Palavras», que decorrerá de 11 a 15 de janeiro, num grupo exclusivo de Facebook. 

Esta é a semana da escrita mais desafiante de Portugal, ideal para quem deseja dar mais força às suas palavras, à sua escrita e precisa daquele impulso extra para quem sabe, retirar da gaveta, o seu sonho de escrever e publicar um livro.

O único investimento será o seu tempo e acredite: no final dos cinco dias desta desafiante jornada vai desejar continuar com a sua escrita em ação.

Inscreva-se aqui: https://oprazerdaescrita.com/minicurso-semana-da-escrita/

Saudações Literárias e até breve.

Com estima,

Analita Alves dos Santos

Ver Também

Como ser produtivo num mundo que nos acelera ao segundo?

Num mundo cada vez mais competitivo, assiste-se a uma necessidade crescente de ter de se f…