Home Artigos Vida Para que servem os livros?

Para que servem os livros?

Para que servem os livros? Para que serve a leitura?

Muitas vezes, deparo-me com pessoas que afirmam não ter paciência para ler. Quando criança, não existia o hábito de leitura na família, por isso não descobriram o prazer da companhia de um livro, dizem.

Na minha casa também não existia o costume de ler, mas os livros acabaram por me encontrar aos quatro anos e nunca mais me largaram. Agradeço à minha avó paterna, que vivia agarrada à sua Bíblia, best-seller mundial há mais de cinquenta anos.

Quando era adolescente, poucas seriam as famílias com hábitos de leitura ou com poder económico para a aquisição frequente de livros principalmente fora dos grandes centros urbanos.

Felizmente, na minha vila existia uma biblioteca pública e bibliotecárias dedicadas a quem atribuo a principal responsabilidade de me apresentarem escritores imprevisíveis e sem qualquer ligação aparente como Edgar Allan Poe, Oscar Wilde, Cervantes, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, John Steinbeck, Gabriel Garcia Márquéz, entre tanto outros, enquanto as minhas colegas se entretinham com outras distrações.

Hoje, não é assim. Os livros estão à nossa disposição como qualquer outro bem essencial, mas continuam a ser um visitante estranho em algumas casas. Mesmo que os livros nos possam descobrir por iniciativa própria — como foi o meu caso — enquanto pais, avós, tios, amigos devemos fomentar esses felizes encontros.

As vantagens da leitura são evidentes. Partilho consigo somente algumas:

  1. A leitura ajuda-nos a estimular a criatividade, a imaginação e a curiosidade despertando novos interesses, essenciais na infância e durante toda a nossa vida.
  • A leitura ajuda-nos a despertar a empatia, a solidariedade, o afeto e o respeito. Ao conseguirmos estar connosco, parados, na companhia de um livro, desenvolvemos o foco e a atenção plena para o mundo que nos rodeia e para o Outro.
  • A leitura ajuda-nos a enriquecer o nosso vocabulário, a falar com mais desenvoltura e a escrever ainda melhor.
  • A leitura ajuda-nos a desenvolver o espírito crítico, a estarmos despertos, a questionarmos o que nos rodeia e a permanecermos agentes ativos na nossa vida.
  • A leitura leva-nos a viajar, a descobrir lugares distantes autênticos ou imaginários e a conhecer personagens inesquecíveis reais ou fictícias, tudo enquanto estamos sossegados, concentrados, a folhear as páginas inocentes de um livro.

Como afirmou Albert Einstein «A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original» e é isso que os livros e a leitura nos permitem: ampliar a nossa mente, a nossa visão do mundo, muito além do que conhecemos ou vivenciamos no nosso dia a dia.

Acredito, que se «não gosta de ler» é porque ainda não encontrou aquele livro, que lhe abriu as portas para essa dimensão mágica. Não desista. Continue a procurar e se tem filhos, proporcione-lhes essa riqueza sem preço. Os livros são companheiros fiéis que nos mostram a vida por outros olhos.

Termino com uma sugestão: descubra o poder dos clubes de leitura. Ler uma obra sugerida por outra pessoa leva-nos a quebrar barreiras e, discuti-la depois em grupo, faz-nos redescobrir o que lemos noutras perspetivas e todos ficamos mais ricos. Acredite. Agora, que não podemos (ainda) estar na companhia social uns dos outros, sugiro o clube de leitura online que dinamizo.

Foi através dos clubes de leitura, que descobri muitos livros e escritores inesperados que trouxeram tamanha riqueza para a minha vida interior. Convido-o a experimentar e a fazer o mesmo.

Fica o convite: Grupo de Facebook O Prazer da Escrita

Saudações Literárias e até breve.

Analita Alves dos Santos – O Prazer da Escrita

Ver Também

Como dar mais poder à sua escrita em 2021?

Ano novo, novas resoluções. Que tal, 2021 ser o ano em que vai dar mais força às suas pala…