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Stress e Ansiedade: és tu que controlas a tua vida?

Aprender a gerir o stress e a ansiedade é um assunto que tem ganho cada vez mais destaque. Cada vez mais, as pessoas percebem que viver em equilíbrio, em harmonia e sem stress e ansiedade permite que vivamos com mais saúde e mais energia. 

Stress e Ansiedade: principais diferenças

stress é a resposta do organismo a situações em que se sente ameaçado ou posto à prova. 

Estes sentimentos fazem aumentar consideravelmente no nosso organismo substâncias como o cortisol e a adrenalina, substâncias que aumentam os batimentos cardíacos e aceleram a respiração. 

Por sua vez, a ansiedade, em doses consideradas normais, é algo completamente natural e faz parte das emoções que preenchem a nossa vida. O medo e as preocupações são duas das emoções que mais geram ansiedade. 

Quando nos devemos preocupar? 

Devemos preocupar-nos quando percebemos que a nossa vida é moldada pelo stress e pela ansiedade, quando a nossa vida anda ao sabor dos nossos medos e preocupações ou quando chegamos a casa e a nossa cabeça continua no trabalho ou nos problemas do dia a dia. 

Testa aqui o teu nível de stress e ansiedade

Como melhorar? 

O primeiro passo para lidar com estes dois enormes problemas é, em primeiro lugar, fazer uma introspeção. 

Comos estou a lidar com as emoções neste momento? 

Como foram os meus últimos três meses? Como esteve o meu humor? A minha motivação? A minha insegurança? A minha vitalidade? 

Perceber as nossas fragilidades é o primeiro passo para nos redescobrirmos e para limarmos os aspetos que gostávamos de mudar em nós mesmos. 

Curiosamente, este é um tema que vou abordar no clube de aromaterapia. Um dos desafios que lancei às minhas alunas foi, precisamente, que pensassem nestas questões.

As respostas são muito curiosas, uma percentagem significativa refere que tem flutuações de humor e que as inseguranças e dúvidas as impedem de avançar com muitos projetos. 

Deixo-te alguns conselhos práticos que, comprovadamente, diminuem os níveis de stress e ansiedade: 

– Pratica exercício físico, caminha, corre, vai à piscina nadar, vai para o zumba ou para qualquer outra modalidade que te meta a mexer. De notar que os exercícios mais aconselhados são aqueles que te obrigam a um ritmo constante. Praticar desporto de competição muitas vezes só agrava o stress.

2 – Alimentação – Os alimentos ricos em ómega3, entre outras propriedades, são excelentes aliados do sistema nervoso. O salmão, a sardinha, as nozes e os vegetais de folha verde-escura são ricos em ómega 3 e vão-te ajudar muito. 

3 – Soluções naturais – A difusão de Óleo Essencial de Lavanda (Lavandula angustifolia) ou da Sinergia Emocional quando chegas a casa irá proporcionar-te uma noite de sono tranquila e dar a sensação de tranquilidade e conforto. Nada melhor que uma noite de sono reparador para começar um novo dia com energia vitalidade e segurança. 

Não existem soluções milagrosas, cada um, à sua maneira, deve perceber o que está mal, analisar-se meticulosamente e perceber quais as situações que causam sentimentos negativos para tentar contorná-las. 

Põe em prática os três conselhos que referi, os resultados costumam aparecer a curto/médio prazo.

Acredita, acompanho muitas mulheres que me procuram precisamente por estes motivos. O exercício, a alimentação e a aromaterapia são os três pilares da mudança. 

O resto vem por acréscimo, só depende de ti. 

Liliana Santos – Instituto Português de Aromoterapia

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