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As 21 questões mais importantes sobre o Google My Business

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O Google My Business é uma das plataformas mais importantes para quem tem um negócio online, independentemente da tipologia do mesmo. Contudo, a verdade é que a grande maioria dos profissionais não sabe muito bem como é que esta plataforma funciona.

De forma resumida, trata-se de uma ferramenta da Google que lhe permite facilmente gerir a sua empresa no que concerne a comentários, fotos e localização (possibilitando a inserção da mesma no Google, Google Maps e pesquisa local).

Esta ferramenta é imprescindível se pretende aumentar o ranking do seu site e alcançar um maior número de potenciais clientes.

No entanto, é importante ter em conta que para tirar o maior proveito desta ferramenta é necessário completar o seu perfil, certificando-se sempre que o mesmo está otimizado para a pesquisa da sua área de atuação.

Tudo o que necessita saber sobre o Google My Business

Apresentamos-lhe de seguida várias dicas (mais propriamente 21) que podem ajudar a tirar o melhor proveito deste diretório online. Comece a descobrir tudo de seguida.

1 – O que é o Google My Business?

O Google My Business é basicamente uma plataforma que lista todas as empresas que estão no Google.

São milhões de micro, pequenas, médias e grandes empresas que já têm o seu perfil criado nesta plataforma, que os ajuda diariamente a melhorar o ranking de pesquisa, nomeadamente no que concerne a pesquisa local.

2 – Porque é que devo utilizar esta ferramenta?

A configuração de um perfil no Google My Business para o seu negócio, irá ajudar a que a mesma consiga aparecer melhor posicionada nos resultados de todos os mecanismos de pesquisa de Google.

Ao utilizá-la a sua empresa terá os seguintes benefícios:

  • Irá mais facilmente aparecer nos resultados de pesquisa de forma orgânica;
  • Inserir a sua empresa no Google Maps;
  • Utilizar a sua localização, assim como a de potenciais clientes para o classificar melhor nas pesquisas locais;
  • Fornecer um local onde os seus clientes e potenciais clientes podem facilmente classificar a sua empresa;

Embora todas as empresas devam fazer o registo nesta plataforma, quem tem um tipo de negócio mais localizado (por exemplo restaurantes, cabeleireiros…) deve mesmo registar-se. Desta forma, os clientes vão conseguir encontrar o seu negócio com maior facilidade.

3 – Qual é o custo desta plataforma?

Na verdade, o Google My Business não tem qualquer custo associado. Não tem de pagar absolutamente nada para adicionar as informações da sua empresa nesta plataforma (normalmente informações importantes como horário de funcionamento, folgas, serviços ou produtos…).

4 – Como é que funciona o Google My Business?

A inclusão da sua empresa nesta plataforma garante de forma fidedigna que o nome, a morada, o número de telefone, as horas de funcionamento e a descrição da sua empresa estão listados corretamente e de forma consistente em todas as plataformas do Google, incluindo:

  • Resultados de pesquisa do Google
  • Pacote local do Google
  • Google Maps
  • Comentários do Google

Desta forma, pode fazer a gestão de todo o seu perfil de negócios do Google (mesmo que tenha mais do que uma localização – ou seja, vários escritórios ou filiais), a partir de um único painel.

5 – O que é que esta plataforma faz?

Esta plataforma permite-lhe de forma bastante simplificada controlar como a sua empresa aparece no Google (o principal motor de busca do mundo). Ao utilizar, pode facilmente ajustar dados como:

  • Nome, morada, telefone (as informações mais importantes sobre a sua empresa);
  • O horário de funcionamento;
  • Informações geográficas de cada um dos locais onde tenha um escritório.

Além destas informações que são básicas (e, no entanto, muito importantes para uma correta gestão da sua empresa), pode adicionar fotos ao seu perfil e incentivar comentários positivos por parte dos seus clientes.

6 – É preciso criar informações separadas para o Google Maps?

Não! Todas as suas informações de localização são automaticamente integradas no Google Maps, a partir do painel de controlo da plataforma.

7 – O que é posso gerir a partir da plataforma?

Tudo aquilo que precisa de gerir pode ser feito através de um único painel. Algumas das opções de gestão são:

  • Atualização das informações da sua empresa, sendo as mesmas automaticamente atualizadas na Pesquisa do Google e no Google Maps;
  • Receba alertas e responda de forma mais rápida a novas opiniões de clientes;
  • Use o recurso “insights” do Google de forma a poder ver quem tem interagido com seu negócio online e como eles o encontraram;
  • Veja quantas pessoas clicam no seu site a partir do seu perfil do Google My Business;
  • Veja com que frequência as pessoas clicam para ligar para a sua empresa a partir do seu perfil;
  • Veja com que frequência as pessoas solicitam as direções (GPS) para chegarem à sua empresa;
  • Veja com que frequência as pessoas encontram o seu negócio (ou negócios) nos resultados de pesquisa do Google ao longo do tempo;
  • Utilizar o AdWords Express para administrar a plataforma de anúncios GoogleAdWords a partir do seu perfil do Google My Business;

8 – A minha empresa já se encontra listada nesta plataforma ou no Google Maps?

A melhor (e mais rápida) maneira de saber se já tem o seu perfil criado, é colocar o nome da sua empresa na barra de pesquisa do Google.

Se o seu perfil já existir, o mesmo será apresentado no ecrã do dispositivo onde realizou a pesquisa. Deve depois verificar se todos os dados estão atualizados.

9 – Como é que adiciono a minha empresa à plataforma?

Se o Google não lhe devolver nenhuma informação sobre o seu negócio, será apresentado no ecrã uma série de etapas que deve seguir de forma a registar-se na mesma. De seguida será solicitado que confirme e insira todos os dados relativos ao seu negócio.

Enquanto o processo de verificação é concluído, é possível começar a carregar as fotografias ou vídeos relativos ao seu negócio (saiba que os mesmos não vão aparecer online até que todo o processo de verificação esteja concluído).

10 – Como realizo a validação da minha empresa?

Existem duas maneiras distintas de verificar a sua empresa: via carta (demora entre 7 e 10 dias úteis) ou por telefone. Esta verificação serve para que o Google tenha a certeza que você é o representante legal da empresa.

Após essa verificação, passa a ter automaticamente todo o controlo sobre a gestão do painel do Google My Business.

11 – O que é que deve ser incluído na plataforma?

Todas as informações presentes no seu perfil são autoexplicativas. No entanto existem boas práticas que cada empresário pode seguir de forma a garantir que todos os dados apresentados sejam fidedignos.

Alguns dos dados que devem estar (obrigatoriamente) indicados são:

  • Nome comercial, morada e número de telefone (o mais direto possível – uma vez que o Google vai buscar informações a todos os sites possíveis, logo se indicar a mesma informação, essa será a mais real possível);
  • Descrição simples da empresa (com palavras chave importantes para o seu negócio e utilizadas de forma consistente);
  • Hiperligação para o seu site;
  • Categoria de negócio correta (ao escolher a categoria vai aumentar as probabilidades de a sua empresa aparecer nos primeiros lugares da pesquisa, quando algum cliente ou potencial cliente que esteja perto da sua empresa procura online pelos produtos ou serviços que tem para oferecer).

12 – Posso ter mais de uma localização da empresa?

Sim! Através do painel de controlo do diretório Google My Business pode fazer a gestão da sua empresa em 10 localizações diferentes (ou seja, pode adicionar até 10 escritórios em moradas distintas).

Se tiver mais de 10 escritórios, terá de fazer a gestão através do painel das localizações.

13 – As listas duplicadas do Google My Business são problemáticas?

Na verdade, sim! As listas duplicadas para um único local podem fazer com que a sua empresa seja desacreditada junto do motor de busca.

É importante que verifique sempre se existe uma duplicação de conteúdo que possa eventualmente ter sido criada anteriormente (por outro administrador ou com um email diferente). Pois essa duplicação vai impedir que a página seja rankeada corretamente (é também importante ter cuidado com as informações incorretas ou desatualizadas).

14 – Como remover conteúdo duplicado

Existem algumas alternativas a que pode recorrer para remover o conteúdo duplicado, nomeadamente: telefone, email, chat, Facebook ou Twitter.

Os dois passos que deve seguir são:

1 – Excluir a página do Google+ da listagem antiga (se houver);

2 – Envie uma mensagem para o suporte do Google My Business através de um dos meios que lhe indicámos anteriormente. Podeutilizarporexemploestamensagempadrão (“Hello, can you please move this old listing [insert Google Maps listing URL of old listing] to the current listing [insert Google Maps listing URL of current listing]? And can you also please transfer the reviews of the old listing to the current listing?”).

E sim, a mensagem tem de ser enviada em inglês, pois é a língua oficial do Google.

15 – Como editar ou alterar as informações de perfil?

Pode editar ou alterar informações no seu perfil diretamente a partir do painel do Google My Business. Se tiver alguma dificuldade em fazer alterações nas horas, no local ou em qualquer outra informação, pode enviar uma mensagem para o suporte da plataforma através de um dos seguintes meios: telefone, email, chat, Facebook ou Twitter.

16 – Como otimizar as listagens do diretório Google My Business para obtenção de melhores resultados?

É importante que tenha em conta que a parte mais importante para conseguir otimizar as suas listagens é a consistência. Ou seja, você deve ter a certeza que informações como: nome, imagem, horários de funcionamento, morada, e outros dados essenciais, estejam corretos (para que o Google possa ver a sua empresa como “confiável”).

Além da consistência existem duas outras soluções que devem ser tidas em conta, nomeadamente:

Conteúdo

O conteúdo é a arma de SEO mais poderosa que a sua empresa pode ter. Assim sendo, aposte em conteúdo de qualidade, informativo e que seja fácil de ler.

Com este conteúdo, o Google irá começar a rankear a sua empresa para os primeiros lugares, aumentando desta forma a sua visibilidade.

Escolha de palavras-chave

Escolha as mesmas palavras-chave e frases que você sabe que seus clientes estão a utilizar quando procuram pelo seu negócio.

17 – O que são as revisões do Google?

As revisões do Google são basicamente uma análise (ou pontuação) que os seus clientes podem fornecer sobre a sua empresa, de forma a informar a todas as suas pessoas qual a opinião que têm sobre si.

18 – Os comentários dos clientes aparecem no perfil?

Sim, todos os comentários que os seus clientes fazem sobre si através do Google vão estar disponíveis para análise e resposta diretamente através do painel de controlo.

A classificação vai de 1 a 5 estrelas, e aparece tanto nos resultados de pesquisa como no Google Maps. Estas avaliações são muito importantes para que os seus potenciais clientes saibam a opinião que os seus atuais clientes têm sobre si!

19 – Como posso obter boas classificações no Google?

A melhor maneira de obter boas classificações é pedir diretamente aos seus clientes que façam uma avaliação da sua empresa ou de um produto em específico, pois eles por norma não têm tendência de deixar comentários mesmo que a experiência tenha sido positiva.

Na verdade, é mais comum que os consumidores partilhem uma opinião, se tiverem tido uma má experiência do que se tiverem uma boa.

Assim sendo, se o seu cliente estiver realmente satisfeito, irá com toda a certeza perder um minuto a fazer uma avaliação no diretório Google My Business, depois de você lhe pedir.

20 Como responder a boas avaliações?

É importante que responda a todas as avaliações, independentemente do seu teor. No entanto, escrever “obrigado” não é suficiente. É importante que escreva uma resposta detalhada e personalizada para cada cliente.

Não se esqueça que esses comentários vão estar visíveis para todos os seus clientes e potenciais clientes, assim sendo, esforce-se por dar uma primeira impressão, bastante positiva.

21 – Como responder a maus comentários sobre o seu negócio?

A principal desvantagem associada à receção de comentários no Google, é que eventualmente também podem aparecer comentários negativos. É muito (mesmo muito) importante, que nunca deixe de responder a um comentário mau (pois vai gerar ainda mais insatisfação por parte do cliente).

Saiba que é mais fácil dizer mal do que dizer bem. Quando responder a este tipo de comentário tenha em conta o seguinte:

Seja calmo e cortês – É importante que não escreva nenhuma resposta quando tiver frustrado ou com raiva, pois isso irá transparecer. Assim sendo, coloque as suas emoções de parte e responda de forma simples e peça desculpa pela insatisfação.

Não discuta com a pessoa em público – Mantenha a interação longe dos olhares dos curiosos, peça desculpa publicamente ao cliente, e depois fale com ele em privado, seja através de email ou por telefone.

Estas são as 21 questões mais comuns sobre a plataforma Google My Business, por isso, se ainda não utiliza este diretório de empresas, está na altura de analisar a sua estratégia, e implementar esta opção.

Filipa Cardoso

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