Home Empresa

ONG

Filhos do Coração
Empreendedora: Alexandra Borges
Área de Atividade:
Apresentação da empresa/projeto : Alexandra Borges, jornalista e fundadora da Associação Filhos do Coração, realizou em 2007 uma grande reportagem intitulada “INFÂNCIA TRAFICADA” que chocou Portugal e o mundo. Esta reportagem denunciava a escravatura infantil que se vive no Gana, onde os pais vendem os próprios filhos a traficantes por apenas 30 euros. Estas crianças são depois revendidas aos pescadores do Lago Volta, onde são obrigadas a trabalhar 14 horas por dia, 7 dias por semana, a troco de um único prato de mandioca.
Alexandra começou por resgatar 3 crianças, a quem pagou a Educação do seu próprio bolso. Quando chegou a Portugal começou a editar livros, com o objetivo de angariar fundos para resgatar mais crianças. Escreveu o livro infantil “Filhos do Coração” com o futebolista Luís Figo, que deu origem ao nome da Associação, e o livro “Resgate” com a sua sobrinha. Em Agosto de 2009, regressou ao Gana e fundou uma escola conjuntamente com a ONGD Americana Touch a Life Kids (www.touchalifekids.org).
A Associação Filhos do Coração é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) e uma Organização Não Governamental de Cooperação para o Desenvolvimento (ONGD) que resgata crianças escravizadas na pesca do Lago Volta, no Gana, devolvendo-lhes a infância perdida. Em conjunto com a ONGD americana Touch a Life Kids garante a educação às 95 crianças que já conseguiram resgatar.
Telefone: 939166386