Home Artigos Gestão Líderes Nus – Liderar pela autenticidade

Líderes Nus – Liderar pela autenticidade

Hoje ser líder não é tarefa fácil. São múltiplos os desafios e encontrar a estratégia certa para motivar “as suas pessoas” parece ser o maior desafio do líder.

Acreditamos que o segredo para alcançar o êxito parece ser óbvio: “despir-se”.

Todos hesitamos em nos apresentarmos como somos, vulneráveis. Tememos ser julgados pelos outros se revelarmos a nossa verdadeira essência. É preciso coragem para revelar as nossas emoções mais profundas, é necessário ter ousadia para nos apresentarmos “nus” à frente dos outros.

Este gesto é essencial para desenvolver e manter relações fortes. As pessoas apreciam a honestidade, confiam mais, sentindo-se mais próximas, dado que o líder se torna real. Há uma profunda e mais rápida ligação.

Esforçamo-nos por parecer perfeitos, fortes, trabalhadores, inteligentes, para tentar criar ligações fortes, sem nos apercebemos que essa é a estratégia errada. É a vulnerabilidade que nos ajuda a criar ligações mais fortes com os outros.

As pessoas ficam impressionadas quando assumimos erros e fazemos disparates, percecionam-nos como humanos. Os líderes não têm que saber tudo e ter sempre resposta/solução. É natural nem sempre saber como agir, nem mesmo como proceder.

Quando denotamos fraqueza e franqueza aproximamo-nos mais das equipas e reforçamos a confiança, tornamo-nos autênticos.

Quanto menos autênticos nos sentimos, maior o stresse, menor a sensação de bem-estar e mais propensos ficamos ao colapso. Parte da liberdade é expressarmo-nos com honestidade.

Não tente parecer, sem ser, invista no que realmente é. Dispa-se.

“Ninguém pode, por muito tempo, ter um rosto para si mesmo e outro para a multidão sem no final confundir qual deles é o verdadeiro.”
Nathaniel Hawthorne

Vera de Melo

Ver Também

Ética empresarial e transparência nos negócios

Uma situação que experienciei recentemente motivou-me a publicar este desabafo. O meu caso…