Marketing Digital Marketing de Conteúdos: Como implementar SEO Publicado em 12 de Fevereiro, 2019 Qualquer pessoa julga que sabe escrever. Mas será isso verdade? Existe uma diferença abismal entre escrever para uma revista e criar marketing de conteúdos para o blog de uma empresa. Quando escreve para uma revista, o intuito é simplesmente informar. Quando se trabalha marketing de conteúdos, o intuito é informar o consumidor, conseguir que ele tome uma ação e simultaneamente conseguir obter o primeiro lugar no Google. Assim, é normal que ocorram diferenças significativas entre ambas as formas de escrita. Se está a começar a sua jornada com marketing de conteúdos, não precisa desesperar. Deixo-lhe algumas dicas de como escrever para o leitor e para o Google. Dicas de SEO para marketing de conteúdos SEO significa Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os motores de pesquisa. Resumidamente: otimização de um conteúdo para o Google. E porque é que digo que é para o Google? Porque mais de 80% das pesquisas a nível mundial são realizadas através deste motor de busca. Assim sendo, se quer que o seu conteúdo chegue aos primeiros lugares, siga as dicas que lhe dou de seguida. 1 – A importância da abrangência em detrimento da palavra-chave Longe vai o tempo em que o ranking do Google se obtinha pela análise exclusiva da palavra-chave. Hoje em dia, a keyword deve ser vista como o ponto de partida para a escrita de determinado conteúdo. Quando um leitor procura no Google por determinada informação, o que ele quer na verdade é esclarecer uma dúvida e satisfazer uma necessidade. Assim sendo, quando começar a escrever um texto, procure o máximo de informação sobre esse tema. Escreva mais e melhor do que a sua concorrência. Quanto mais qualidade tiver um conteúdo, mais facilmente irá chegar ao topo dos resultados. Além disso, quando trabalhar um texto tenha sempre 2 a 4 palavras-chaves para trabalhar. A principal e as secundárias. As mesmas vão ajudar a aumentar a qualidade e autoridade do conteúdo semântico do seu texto. 2 – Usar a palavra-chave nos Headings Para quem não sabe, headings ou heading tags são os vários subtítulos de um texto. Quando escreve um texto no WordPress, o heading principal será o H1, que é o título do artigo. Além desse os mais comuns são os H2, H3 e H4. Qualquer um destes headings tem como intuito ajudar a estruturar o texto. Mas, não é só isso. Os headings servem para permitir ao leitor ter uma ideia geral do seu conteúdo sem precisar de ler tudo. Quando falamos de SEO, é importante que a palavra-chave se encontre obrigatoriamente no título (H1), e preferencialmente no primeiro subtítulo (H2). Se conseguir inserir a mesma de forma orgânica em mais do que um subtítulo, perfeito. Contudo, se parecer forçado, opte por não colocar. 3 – Meta Title – A importância de um título adicional Para quem não sabe, o meta title é um dos pontos essenciais no que concerne o SEO em marketing de conteúdos. Resumidamente, o meta title é a forma como o título do artigo aparece no Google. Deve ser curto, descritivo e interessante. Além disso, deve conter logo no início a palavra-chave. Um bom exemplo para a palavra-chave marketing de conteúdos poderia ser “Marketing de conteúdos: 10 dicas para criar um artigo perfeito”. 4 – Meta Description – Outro ponto a ter em mente Conjuntamente com o meta title, o meta description é essencial para uma correta implementação SEO. Contudo, é importante frisar desde já que o mesmo não é considerado um fator de ranking por parte do Google. Então porque é que é tão importante? Porque ajuda a criar uma ligação com o leitor e fazer com que carregue no link para ler o artigo na íntegra. Uma boa descrição tem no máximo 156 caracteres e deve ter um CTA (call to action) que incentive o leitor a carregar nesse texto em detrimento de outros. Como escrever um texto através das melhores práticas de SEO Agora que já sabe 4 dicas simples de como utilizar o SEO no marketing de conteúdos, deixamos-lhe algumas dicas rápidas para escrever um excelente conteúdo para web. Escreva frases curtas (preferencialmente menos de 20 palavras) Tente que cada parágrafo tenha no máximo 2 ou 3 frases Coloque a palavra-chave nos seguintes pontos: Título e meta título 1º parágrafo do texto 1º H2 de forma integral Se a keyword for curta, tente inseri-la em pelo menos um H3 Deve usar a palavra-chave de forma integral e parcial (palavras-chave secundárias) Se a utilização da keyword parecer forçada, apague-a Escreva títulos que resolvam problemas Crie sempre conteúdo relevante, único, original, informativo e melhor que o da concorrência Sempre que possível escreva conteúdos com pelo menos 1000 palavras, já que têm mais conteúdo relevante para o leitor Não tenha medo de criar links internos (para dentro do seu site) e externos (para sites de referência – como é o caso do Portal Mulheres à Obra) Como vê, o SEO no marketing de conteúdos não precisa ser um bicho de sete cabeças. Pense que mais importante que palavras-chave, headings ou tags, é a qualidade do texto. Um texto com boa qualidade, vai claramente obter um bom posicionamento. Filipa Cardoso Find Up Conheça Filipa Cardoso, leia o seu testemunho. Leia outros artigos da Filipa Cardoso o nosso Portal: Business Model Canvas – Uma boa forma de iniciar um projeto As 21 questões mais importantes sobre o Google My Business Leia este e outros artigos na nossa revista digital gratuita:
Monte das Lages – o paraíso à nossa porta Numa era onde o eco do empreendedorismo feminino ressoa com força e inspiração, tivemos …