Home Noticias Mulheres à Obra na EPALE

Mulheres à Obra na EPALE

O que é a EPALE?

A EPALE é uma plataforma digital direcionada especificamente para profissionais na União Europeia que trabalham na área da educação de adultos, incluindo formadores, mentores, coaches, investigadores, académicos e responsáveis políticos.

Financiada pelo Programa Erasmus+, a comunidade faz parte da estratégia da União Europeia para promover a aprendizagem ao longo da vida para todos os adultos.

Esta rede social disponibiliza inúmeras ferramentas que facilitam a comunicação entre os seus membros e que promovem a troca construtiva de experiências, opiniões e know-how, tais como blogue, fóruns, ferramenta de pesquisa de parceiros, reuniões presenciais, cursos online gratuitos, partilha de testemunhos e muito mais.

A EPALE e as empreendedoras em Portugal

Apesar da sua importância e potencial, a EPALE é pouco conhecida entre as mulheres da nossa comunidade que trabalham na área da educação de adultos, e são muitas. De facto, uma das áreas profissionais mais representativas entre nós envolve precisamente a formação em empreendedorismo e áreas relacionadas com a criação e gestão do próprio negócio.

Temos connosco inúmeras empreendedoras com conhecimentos específicos muito importantes, as quais criaram o seu próprio negócio de formação. São mulheres especializadas em gestão financeira, comunicação, marketing digital, vendas, gestão do tempo, produtividade e alto rendimento, liderança, networking, que partilham os seus conhecimentos com os seus pares, empoderando assim todas as empreendedoras.

Apesar disso, estão geralmente pouco conectadas ao nível da União Europeia, não participam em comunidades com parceiras em outros Estados membros e desconhecem recursos essenciais que poderiam ser úteis para o seu trabalho, como a EPALE.

Mulheres à Obra na EPALE

Por esse motivo, quando tivemos o nosso primeiro projeto europeu aprovado, o XTeam-FEM, decidimos que iriamos incentivar a nossa equipa a utilizar esta plataforma.

Sendo precisamente um projeto de educação de pares, que envolve a constituição de uma equipa de formadoras em empreendedorismo, fazia todo o sentido utilizar a EPALE como instrumento de trabalho.

Sendo esta uma plataforma user friendly, rapidamente encontrámos uma forma fácil e imediata de colocar em prática este propósito. Incentivámos os membros da equipa a publicarem as suas histórias na plataforma e, como resultado, 4 dos 5 testemunhos de Portugal publicados na EPALE em 2022 são nossos!

Estes testemunhos estão agora disponíveis na publicação anual de 2022 que congrega todas as histórias do ano. Para além disso, é possível ler a versão integral das nossas histórias na plataforma:

Sandra Félix: Autoconfiança e como desenvolvê-la

Raquel Pelicano: Aprender expande o nosso mundo

Paula Duarte: Mente, corpo e alma

Camila Rodrigues: Apoiar o empreendedorismo feminino

Quem desejar pode aderir facilmente à EPALE, explorar os seus recursos e até partilhar a sua história. Para isso, basta registar-se na plataforma e começar a usar!

Imagem de expresswriters por Pixabay

Ver Também

Formação gratuita para Empreendedoras

A comunidade Mulheres à Obra foi criada com o propósito de apoiar mulheres na criação e ge…