Home Testemunhos No sofá com a empreendedora Paula Borges

No sofá com a empreendedora Paula Borges

Qual a tua atividade profissional?

Sou Astróloga e também empresária na área de vendas de material informático online na Coditek.

Apesar de estar neste último ramo há já 18 anos e de já ter conquistado alguma estabilidade, se é que isso existe mesmo, é como Astróloga que me sinto mais alinhada com o meu propósito, já que me permite ajudar e estar mais em contacto com a essência de cada um, de poder transmitir a informação que um mapa astral é capaz de revelar, podendo assim ajudar as pessoas a potenciar os seus talentos, ou até mesmo descobri-los, e mesmo até a encontrar a resposta para os seus desafios.

Na Coditek é uma diferente forma de servir, é o conseguir o material certo para que aquela empresa tenha o projeto a tempo, para que aquele evento tenha o desempenho esperado, para que aquela família vá de férias com o que precisa.

E digo-vos que uso a Astrologia também para ver os melhores momentos para fazer negócios ou começar parcerias. É fantástico.

Quando sentiste o “chamamento” do empreendedorismo na tua vida?

Sempre tive uma veia empreendedora, até na infância já fazia umas pequenas trocas comerciais. Na fase adulta trabalhei em diversas áreas , desde ensino de inglês, às vendas no turismo e telecomunicações, o que me permitiu a dada altura estar perto de funções de gestão e liderança, o que trouxe imensa bagagem para a próxima etapa da minha vida como empreendedora, algo que nunca me saiu do pensamento.

Vamos também levando com os empurrões do universo. Aqueles momentos em que ficas até tarde, porque tens responsabilidade e queres que tudo esteja feito, e porque sabem que tu és assim, dão-te tudo para fazer. Sem reconhecimento algum.

E  quando ainda no meio de tudo isto ainda levas com sabotagens e manipulações alheias.  É o sinal que está na hora de começares algo novo, para Ti e por Ti. É o universo a dizer: “Ei, tens capacidade para muito mais “.

Como começaste o teu percurso empreendedor?

Como indiquei anteriormente, passei por um percurso profissional muito diversificado, tendo a minha formação inicial em Línguas sido o ponto de partida. Depressa descobri que também tinha talento nas vendas, na interação com pessoas, e que conseguia gerir equipas, quer na área do turismo, nas telecomunicações ou mesmo em eventos desportivos.

Adorava tecnologia e nas horas vagas procurava saber tudo sobre aAstrologia, ainda que nessa altura não pensasse neste conhecimento como um negócio ou nova profissão.

Participei na organização do Euro 2004, evento que jamais esquecerei durante os dois anos de organização. Tinha ali um tudo em um: tecnologia, pessoas, um evento de extrema responsabilidade, diversas nacionalidades e até algum reconhecimento pelo trabalho feito. Até falava de astrologia com os colegas e não era vista como um ET.

Mas era um evento que tinha um fim. E antes do término do mesmo pensei: depois disto quero mesmo ter o meu negócio de vendas online.

Comecei então numa altura em que ainda havia poucas lojas online, poucas pessoas tinham o hábito de comprar online, havia muito receio, logo ainda era arriscado aos olhos de muitos. Era também o meu URANO a incentivar-me. Para quem não sabe, Urano é um planeta que rege tudo o que é inovação e tecnologia.

E assim, cheia de coragem fui contra as mentalidades de tantas pessoas que me garantiam ser uma loucura.

Arrependimento? Zero!

A Astrologia surgiu como ferramenta de autoconhecimento e como orientadora de vida, após alguns episódios de ansiedade já em plena pandemia, decorrentes da intensa atividade que já exercia.

Não quis continuar a medicação e assim evitei a dependência. Por fim, aliei os conhecimentos prévios que tinha com alguns cursos que tirei na área da nutrição funcional e que me ajudaram imenso.

Assim sendo, depressa descobri que podia ajudar outras pessoas usando as mesmas ferramentas.

Comparando a tua atual atividade profissional empreendedora com o trabalho que tinhas antes, que diferenças destacas?

Destaco que acabamos por levar toda a bagagem de diversidade que adquirimos com todas as experiências profissionais prévias.

E acabamos por ser a nossa contabilista, a vendedora, a operadora de apoio ao cliente, a rececionista, a especialista de marketing, a designer etc. Aos poucos, à medida que o negócio cresce, vamos delegando essas tarefas a outros, pois já não conseguimos fazer tudo e precisamos de elevar a fasquia.

Começamos a ter mais responsabilidade, temos mais horas de trabalho, mas também mais liberdade, mais rendimento a médio prazo.

Temos a oportunidade de realizar sonhos, de fazermos o que gostamos e não olharmos para as horas, desde que não exageremos, claro.

Sabem aquela frase, “Faz o que gostas e nunca mais trabalharás um minuto na vida“? É muito isto!

Que dicas gostarias de partilhar para quem quer dar os primeiros passos numa carreira empreendedora?

Como a Astrologia demonstra, sem nos expormos ao mundo e divulgarmos as nossas ideias, ninguém vai reconhecer os nossos potenciais, nem saber que existimos, quanto mais as nossas ideias fora da caixa. Por isso é fundamental perdermos o medo de nos abrirmos para o mundo.

E muitas pessoas não vão entender as nossas ideias e está tudo certo. Sigam com coragem e não desistam das vossas ideias, dos vossos projetos, dos vossos sonhos. E sabem que mais? Vão encontrar e conhecer pessoas que finalmente vos vão entender e criar oportunidades de valor para vocês. Essa será a vossa tribo. É o chamado hoje em dia de Networking.

E às vezes dá medo de sair da zona de conforto, porque é o que já conhecemos, que nos dá estabilidade e o que sabemos com o que podemos contar, ainda que pouco , mas tal como na área dos negócios, a vida raramente é estável e o que julgamos ser estável pode deixar de o ser, de um dia para o outro.

Ter um negócio é saber que nem todos os dias vão ser iguais, que a estabilidade se constrói todos os dias. Mas sabem que mais ? Nada importa quando seguimos os nossos sonhos.

Assim, procurem outras pessoas que vos ajudem, que vos inspirem, exponham as vossas ideias sem receios, com confiança e tudo chegará no seu tempo.

A vossa tribo está à vossa espera, vocês só têm de fazer sinal.

Ver Também

No sofá com a empreendedora Sofia Pedroso

Qual a tua atividade profissional? Eu sou terapeuta, especializada em libertar a energia d…