Home Noticias ESPECIAL DIA DA MULHER – Apostar na Igualdade de Género

ESPECIAL DIA DA MULHER – Apostar na Igualdade de Género

Igualdade de género na tecnologia: um avanço crucial para a recuperação pós-COVID-19!

No dia 8 de março, mulheres e homens de todo o mundo estão a lançar um alerta, convidando os governos a publicarem a cada ano um ranking oficial relativo à igualdade de género no ensino superior, nas áreas das ciências e tecnologia.

Nesta iniciativa, lançada por Claudine Schmuck, autora do Gender Scan, encontram-se mais de 200 personalidades comprometidas (líderes de associações, fundações, instituições, cursos e empresas), incluindo as Mulheres à Obra. O nosso objetivo é alertar para a falta de progresso na diversidade de género na tecnologia, mesmo com os exemplos de Katalin Kariko, Laurence Devillers, Esperanza Martínez Romero, Ritu Karidhal e Catherine Ngila, que demonstram como a contribuição das mulheres é decisiva.

Ao nível  mundial, as mulheres representam 34% dos diplomados em formações científicas e tecnológicas, e apenas 28% dos cientistas, tecnólogos e engenheiros[i]. Estereótipos e sexismo são ainda freios e obstáculos a serem superados.

Esta chamada à ação convida os governos a publicar oficialmente um ranking anual das formações científicas e tecnológicas de acordo com a percentagem de mulheres estudantes e graduadas. Esta medida, simples de ser aplicada, permitirá avaliar a capacidade da formação universitária em ciências e tecnologia para atrair e formar mulheres, cujas áreas de pesquisa e as empresas necessitam. Isso permitirá, a cada ano, analisar o impacto das medidas corretivas implantadas.

Implantar indicadores para agir e mudar esta situação, essa é a razão de ser do Gender Scan: Cada edição permite medir o progresso e os novos passos a serem dados. Entre as realizações está um aumento de 20% na proporção de mulheres empregadas em grandes empresas STEM satisfeitas com uma melhor organização do trabalho e apoio à parentalidade na Europa[ii]. “Co-construída” em parceria com coletivos de estudantes, empreendedores de pequenas e médias empresas (PME), trabalhadores independentes e funcionários, a pesquisa ficará disponível online de março a julho de 2021[iii]. O objetivo consiste em apontar as conquistas e identificar os meios para agir com cada um desses públicos. Os resultados e análises serão publicados no final de 2021.

A chamada para a ação pode ser consultada em https://www.genderscan.org/. A partir deste dia está aberta para assinaturas de organizações e associações que queiram envolver-se nesta mudança.

Apresentação do Gender ScanTM 

Criado em 2008 e publicado a cada dois anos desde 2017, o Gender Scan é um estudo mundial de referência sobre igualdade de género na tecnologia. O estudo é baseado na análise de dados estatísticos internacionais da UNESCO e da Organização Mundial do Trabalho e dos resultados declarativos dos respondentes da pesquisa. Em 2019, a pesquisa foi realizada online em 130 países com 15.000 entrevistados do sexo masculino e feminino, com mais de 18 anos.


[i]Primeiros dados consolidados Gender Scan 2021.

[ii]Dados Gender Scan 2019.

[iii] Para participar da pesquisa2021: Gender Scan : faites la différence

Ver Também

Speed Networking – investir em conexões de valor

A nova comunidade de networking das Mulheres à Obra, o «Connect Hub by MAO», realizou esta…