Home Noticias O que aconteceu aos grupos do Facebook?

O que aconteceu aos grupos do Facebook?

Ontem fomos apanhadas de surpresa quando, de um momento para o outro, o número de membros do nosso grupo caiu de 84 mil para 76 mil.

O pânico instalou-se: o Facebook queria eliminar o nosso grupo? Alguém nos denunciou? É algum vírus ou hacker? Tivemos uma debandada geral?

A vantagem de um grupo de Facebook é, precisamente, a capacidade de colocarmos as nossas questões a milhares de pessoas que no imediato nos podem responder. Foi o que fizemos.

Pelos comentários das mulheres do nosso grupo ao nosso apelo sobre o que se estaria a passar, rapidamente percebemos que era um fenómeno generalizado, que estava a acontecer em diversos grupos.

Falámos com alguns dos seus administradores que confirmaram esta informação mas, tal como nós, não sabiam o que se estava a passar.

Tal como é profundamente desaconselhável ir pesquisar na net quando estamos doentes, pois arriscamo-nos a descobrir que estamos de pés para a cova, nestes casos também é preferível permanecer na ignorância.

Isto porque uma rápida pesquisa permite desenterrar uma série de histórias tenebrosas sobre o desaparecimento súbito e misterioso de membros de grupos do Facebook e, por vezes, dos próprios grupos!!!

Daqui só pode resultar uma coisa: um sentimento de impotência e grande insegurança por parte dos administradores que se dedicam 200% a criar e fazer crescer um grupo, para depois este poder ser eliminado de um momento para o outro por uma rede social que é totalmente irresponsiva.

Ou seja, se há coisa que aprendemos rapidamente no Facebook, é que não há qualquer serviço de apoio ao cliente nem qualquer canal de comunicação que nos permita esclarecer dúvidas ou resolver problemas.

Podemos submeter uma mensagem a um suposto suporte técnico, tal como podemos fazer uma sessão espírita ou tentar enviar sinais de fumo ao Mark Zuckerberg, mas as hipóteses de sucesso são ínfimas.

Assim, resta-nos ir descortinando uma informação aqui e outra ali, até chegarmos ao que parece ser a explicação do sucedido.

Foi o que fizemos. Partilhamos por isso aqui aquilo que descobrimos e que poderá ser a explicação para este fenómeno, ou não, mas acreditamos que tem fortes probabilidades de ser, apesar de nada nos ter sido comunicado pelo próprio Facebook.

Assim, chegou-nos este aviso de origem desconhecida mas que, pela sua forma e conteúdo, parece ser legítimo:

Quando chegamos aos membros do nosso grupo, e clicamos em «convidados», de facto encontramos a lista dos nossos desaparecidos com a seguinte informação:

Estas pessoas foram convidadas para aderir ao grupo, mas ainda não aceitaram. Foram aprovadas e estão a usar o modo de pré-visualização.

Se clicarmos em «saber mais», temos isto:

O que acontece quando sou convidado/a para um grupo do Facebook?

Quando alguém te convida para um grupo e esse convite é aprovado por um membro, administrador ou moderador, receberás uma notificação a informar que foste convidado/a para um grupo. Poderás pré-visualizar o grupo e decidir se pretendes aderir. Durante esta pré-visualização, também poderás ver publicações do grupo no teu Feed de Notícias.

Durante o modo de pré-visualização:

  • Não poderás publicar nem comentar as publicações das outras pessoas no grupo;
  • Não poderás convidar outras pessoas para o grupo;
  • Os membros do grupo podem ver que estás a pré-visualizar o grupo a partir da lista de membros, mas quem não for membro do grupo não te verá na lista de membros.

E pronto, parece que está esclarecido o mistério do Triângulo das Bermudas!

Esperamos que esta informação seja útil a quem, como nós, foi apanhado de surpresa.

E terminamos deixando o nosso sincero agradecimento ao nosso amigo Facebook por nos proporcionar estes maravilhosos e inesquecíveis picos de adrenalina!!

Fotografia de Con Karampelas no Unsplash

 

 

 

Ver Também

Speed Networking – investir em conexões de valor

A nova comunidade de networking das Mulheres à Obra, o «Connect Hub by MAO», realizou esta…