Carreira Reduzir o medo de falar em Público – 8 Dicas Publicado em 18 de Junho, 2019 Sabia que existem estudos que referem que 62% da população tem medo de falar em público? Identifica-se com alguns destes pontos, quando tem de fazer uma apresentação em público: As Pernas ficam a tremer? As mãos começam a transpirar? A garganta começa a ficar seca? Os nervos começam a tomar conta de si? Estes são alguns dos exemplos citados pela maioria das pessoas, quando se pergunta o que sentem quando têm de fazer uma apresentação em público. A boa notícia é que esta é uma skill que se treina e que pode melhorar. Tenha em conta que a comunicação é uma das palavras mais importantes no nosso dicionário, pois tudo quanto fazemos na nossa vida pessoal ou profissional a envolve. Assim sendo, deixo-lhe aqui 8 dicas para reduzir o medo de Falar em Público: Ter nervos é normal. Prepare-se e pratique muito! Ao contrário do que possa pensar, estar nervosa(o) não tem de ser necessariamente algo negativo e é muito comum à grande maioria das pessoas. Demonstra também que sente uma grande responsabilidade pelo que vai apresentar e que quer dar o melhor de si. A adrenalina que sente faz com que esteja mais alerta e preparada(o) para dar o seu melhor. Pense que um maratonista, um ator ou qualquer outro profissional que queira dar o seu melhor, treina horas, dias e meses a fio. Se queremos ser comunicadores de alta performance, a preparação é fundamental. Esta será a melhor forma de reduzir a ansiedade/nervos de falar em público. Focar-se em fazer exercícios de respiração diariamente ajuda bastante a reduzir os níveis de ansiedade. Tudo começa nona preparação prévia. Prepare-se, prepare-se e treine muito. Grave com um telemóvel a sua apresentação, reveja e ajuste o que tem de melhorar e volte a gravar-se. Pode não ter meses para se preparar, mas garanto-lhe que se se dedicar devidamente a esta tarefa, os nervos não vão desaparecer por completo, mas vai sentir-se muito mais confiante. A coragem é o antídoto da ansiedade. Organize o seu material eficazmente Tendo em conta que a maioria de nós só se lembra de metade do que escutou, considere ser o mais assertiva(o) e organizada(o) possível na sua apresentação e na forma como comunica. Primeiro foque-se em definir o propósito do seu discurso ou apresentação. Vai informar, persuadir, motivar, ensinar? Tenha sempre o fim em mente e responda a uma questão essencial: o que quero que a minha audiência leve da minha apresentação? Utilize o Storytelling para enquadrar os seus temas e lhes conferir mais realidade e consistência. As pessoas conectam-se mais quando transmitimos emoções e sentimentos. A abertura e fecho devem ser impactantes É fundamental que cative a sua audiência logo nos primeiros segundos. A maioria das pessoas começa por dizer bom dia, boa tarde, o seu nome e identificam o assunto sobre o qual vão falar. Muitas começam até por falar das suas competências para demonstrar o seu conhecimento sobre o tema. Uma abertura e fecho impactantes podem fazer a diferença. Comece por apresentar uma estatística ou uma citação de acordo com o tema que está a tratar. Conclua com um resumo, uma mensagem forte e, se fizer sentido, inclua um “call-to-action” para incitar a sua audiência a fazer algo. Conheça a sua audiência A quem vai dirigir a sua mensagem? Tente saber o mais possível sobre o grupo/audiência para quem vai fazer a sua apresentação. Responder a esta pergunta vai ajudá-la(o) a definir e preparar-se nas palavras chave que vai utilizar, bem como no nível de detalhe da informação a apresentar. Tenha sempre em conta que o discurso não é para si, mas sim para os outros. Que problema os vai ajudar a resolver? Como os vai motivar a fazer diferente? Não tente ser perfeita(o) Somos seres humanos e não máquinas e tentar a perfeição pode criar um nível de ansiedade excessiva e até desnecessária. Podemos ter ídolos e achar que gostaríamos de fazer uma apresentação como um colega, um chefe, um líder que admiramos, mas o mais importante é ser você mesmo. Seja natural e não tente imitar os outros, pois vai soar a falso. Se se enganar, siga em frente. Não tente ser perfeita(o), mas sim profissional. Erros todos podemos cometer, a diferença está em como os encaramos. Esteja preparada(a) para ser o seu EU verdadeiro e deixe a sua personalidade brilhar. Preste atenção à sua linguagem não verbal A linguagem não verbal é fundamental quando estamos a tentar passar uma mensagem: Sorria. Utilize os gestos como quando está a ter uma conversa, não ficando com os braços estáticos ou por trás das costas. Não cruze os braços, pois vai gerar uma barreira comunicacional. Mantenha o contacto visual com a sua audiência. Mantenha uma boa postura corporal. A voz Projete a sua voz e mantenha o ritmo da mesma. Se for monocórdica(a) rapidamente a audiência perderá o interesse na sua apresentação, por mais cativante que seja o tema. Se for uma pessoa muito tímida, leia em voz alta textos com muita emoção, para poder treinar um registo diferente do seu. Grave-se e veja os resultados. Depois ajuste o seu estilo e coloque a emoção com o que praticou antes. Não escreva o seu discurso palavra por palavra, nem o decore Este é um erro que algumas pessoas cometem. Como têm receio e se sentem inseguras, decoram o discurso. A grande questão é que não soa natural e depois se tem o azar de se esquecer de uma palavra ou frase que decorou, vai criar um bloqueio e pode de repente ter uma branca sobre o que ia dizer a seguir. Tenha sim numa folha os tópicos das mensagens principais que quer transmitir. Isto pode ajudá-la(o) a que, em caso de necessidade, possa verificar se abordou todos os pontos relevantes. Em conclusão, seja você mesma(o), não tenha medo, arrisque e seguramente irá brilhar. Teresa Rosalino Talk & Shine Leia este artigo na nossa revista:
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