Empreendedorismo Repensar a comunicação em tempos de Covid-19 Publicado em 11 de Agosto, 2020 O COVID-19 afetou os nossos negócios e a forma como as marcas e as empresas comunicam. Um estudo indica que 94% das marcas, em Portugal, assume ter alterado a sua estratégia de comunicação por influência da pandemia. O estudo “COVID-19: TheDayAfter” , do Grupo YoungNetwork, revela que 88,1% fez alguma comunicação específica sobre o novo coronavírus. Quanto aos eventos e ações de ativação, parecem manter-se: 58% das marcas tenciona organizar iniciativas ainda este ano, 42% assume o adiamento para já e 41,2% aposta em soluções digitais. Consultores de comunicação, agências de relações públicas e de marketing não ficaram indiferentes e reinventaram as abordagens. Enquanto a crise ainda decorre, é crucial pensar na comunicação pós-covid-19 e estarmos bem preparadas. Para tal, é importante olhar para o mercado em que atuamos e para os outros países que passaram pelo mesmo antes de nós. O silêncio nem sempre é a melhor estratégia e esta não é a hora para desaparecermos. É importante reiniciar com confiança e mantê-la sustentável a longo prazo. Dar esperança e inspirar. Os clientes e consumidores estão a mudar de atitudes, opiniões e hábitos. Surgem novas tensões sociais. É essencial redescobrir a audiência e ajustar as estratégias de comunicação. As empresas devem testar o seu posicionamento e estruturar o caminho a seguir. É importante igualmente construir uma narrativa coesa para resolver (e não vender): storytelling. Este é o meu ponto de chegada, como transmitir a narrativa para a imprensa e jornalistas e a boa utilização do comunicado de imprensa. Este formato não tem de ser uma opção apenas para as grandes e médias empresas e marcas. Qualquer projeto, negócio ou micronegócio pode ser suscetível de captar a atenção da imprensa, desde que reúna alguns dos requisitos, como por exemplo: ser novidade, ser inovador, envolver um testemunho real, ter um investimento pioneiro em Portugal, afetar significativamente a vida de alguém. O objetivo do comunicado de imprensa é captar a atenção, gerar notícia e visibilidade mediática para a pessoa, marca ou entidade. Tem uma boa relação custo-benefício e pode ser usado para criar notoriedade. Apresento de seguida algumas noções e requisitos para quem quer explorar esta ferramenta na comunicação do seu negócio ou marca: storydoing. Algumas noções básicas na elaboração de um comunicado de imprensa: Torne-o interessante e informativo; não é um anúncio, é um artigo para notícia; Use um título que chame a atenção; Seja sensível ao tempo – ninguém quer notícias antigas; Atenha-se a um tópico; Escreva num tom profissional, como se fosse um repórter; Faça uma revisão e peça a alguém uma dupla revisão. Componentes principais de um comunicado de imprensa: Logótipo (identificação da entidade), Data e indicação de “Para divulgação imediata”; Título: limite de 15 palavras ; Legenda (opcional): manter sintética; Parágrafo principal ou lead: a localização (cidade) negrito e os 5 W’s (quem, o quê, quando, porquê, onde) da história; Parágrafo 2: informações de suporte e pelo menos uma citação; Outros parágrafos: informações adicionais e relevantes; Apelo à ação: URL completo e não incorporado (ex “Clique aqui para visitar o site”) numa frase; Conclusão ou boiler plate: Uma breve descrição da organização e Informações de contato: nome, email, telefone e site. Um comunicado de imprensa não deve: Ser muito longo (não mais do que 2 páginas, ideal 1 página); Ter muitos estilos de formatação; Incluir pontos de exclamação (a menos que seja uma citação); Exagerar na utilização de determinadas expressões, tais como: eu, nós, nosso, meu/minha. Distribuição do comunicado de imprensa: Elabore uma lista de contatos dos órgãos de comunicação social a quem vai enviar o comunicado de forma segmentada; Envie o comunicado de forma individualizada para jornalistas específicos, ou pelo menos uma seção de notícias, e idealmente segmente a informação de acordo com o tema (sociedade, política, cultura, roteiros, shopping, agenda, etc.); Utilize um assunto detalhado no email e não simplesmente “Comunicado de Imprensa”; Coloque o comunicado no website; Partilhe o comunicado nas redes sociais. Há outros aspetos a considerar como o timing e o intervalo com que se devem enviar comunicados de imprensa. Deve ter em conta que os jornalistas e as redações recebem centenas de emails por dia e muitos com comunicados de imprensa e informações de agenda. Esta explanação não invalida alocar esta implementação com um profissional de comunicação que já tem envolvimento, experiência e contatos junto dos media. Sobretudo, conheça o código deontológico do jornalismo e procure sempre guiar-se pela transparência e boas práticas. Florbela Barão da Silva Florbela Barão da Silva criou a consultora de comunicação e Relações Pública ViewPoint a way of making_PR e atua nas áreas de estratégia de comunicação, assessoria de imprensa, media training, monitorização dos media e produção de conteúdos.
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