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Sabe o que é uma Assistente Virtual?

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Uma Assistente Virtual é uma profissional Independente que oferece de forma 100% remota, serviços administrativos nas mais variadas áreas de negócio e especialidades. A oferta de serviços está direcionada a outros profissionais, nomeadamente Freelancers, Empreendedores, Pequenas e Médias Empresas.

O que faz uma Assistente Virtual?

De uma forma geral, uma Assistente Virtual está apta a desenvolver qualquer função de suporte administrativo que não necessite de presença física.

Há diversas especializações que uma assistente virtual pode ter, em função das suas habilidades e experiências profissionais anteriores, mas de uma forma geral oferece um serviço de apoio administrativo ou técnico aos seus clientes, que se pode traduzir em tarefas como:

  • Organização de Agenda;
  • Inserção de Dados;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Serviço de Receção Virtual (Atendimento e realização de chamadas);
  • Organização de arquivos digitais;
  • Gestão de Correio Eletrónico;
  • Criação de apresentações virtuais;
  • Criação e gestão de contas em redes sociais;
  • Processamento de Texto;
  • Reservas Online;
  • Transcrições.

Onde executa o Seu trabalho?

Na generalidade, as assistentes virtuaiselegemo seu home-officecomo local de trabalho, ou outro local onde se sintam confortáveis e produtivas como um jardim, uma biblioteca ou até um café.

Estou interessada em ser ASSISTENTE VIRTUAL! Por onde começar?

Há cada vez mais pessoas interessadas em iniciar um negocio de assistência virtual, mas saber por onde começar pode ser um verdadeiro desafio! O seguinte passo-a-passo pode ajudar com essa questão.

1º Passo: Perceba quais são as suas qualidades e habilitações e como as poderá utilizar para tornar a vida de outros profissionais mais fácil e organizada.

É importante perceber o que sabe fazer e o que gosta verdadeiramente de fazer. Afinal, a ideia ao criar o seu próprio negócio passa por se poder dedicar a fazer aquilo que mais gosta. Assim, quer esteja a pensar começar um projeto de assistente virtual em part-time ou em full-time, é fundamental definir aquilo que pretende oferecer.

2º Passo: Faça uma pesquisa para recolher mais informações 

Ainda que em Portugal não haja uma grande oferta ou divulgação destes serviços, uma rápida pesquisa no Google mostra-nos que há vários sites no Brasil, nos Estados Unidos e no Reino Unido, por exemplo, sobre esta profissão. Também encontrará informações sobre Portugal, apesar de mais escassas, mas nesta fase inicial é importante perceber as ofertas que já existem no mercado e que recursos estão disponíveis (por exemplo, cursos online, ebooks, workshops, etc.) e que podem ajudá-la a criar um projeto com mais qualidade e com mais valor para o cliente.

Este passo ajudá-la-á também a ter a mais clareza quanto aos serviços que quer oferecer e à forma como pretende organizar o seu negócio.

3º Passo: Desenhe o seu cliente ideal

É normal que quando se cria um projeto se queira chegar a “tanta” gente, afinal há um investimento de tempo (e por vezes de dinheiro) do qual se pretende um retorno. Mas será que quer mesmo trabalhar com toda a gente?

Neste passo sugerimos que escreva um pequeno texto onde identifica as características do seu cliente ideal. Como é ele? Qual a faixa etária? Qual a sua ocupação? Será um organizador de eventos, uma startup ou um consultor imobiliário? Quais são os desafios profissionais que este cliente enfrenta? E de que forma os seus serviços o podem ajudar?

Depois de definir o seu público-alvo, sugerimos que entre em contacto com alguns destes profissionais (8 a 10 pessoas), de modo a perceber como organizam os seus próprios negócios e a obter as respostas para as questões colocadas anteriormente. Este contacto poderá ser feito por email, por telefone, por teleconferência ou até por formulário online e permitir-lhe-á conhecer melhor o seu mercado e averiguar quais os serviços que lhe fazem mais sentido.

4º Passo: Defina o seu preço 

Um passo fundamental para a viabilidade do seu projeto é o preço. Esta variável tem de ser justa para o mercado e igualmente justa para si.

Faça as contas às suas despesas pessoais e às despesas que pode ter com o projeto e tenha em conta o número de horas que pretende dedicar ao projeto (não inclua as horas para a criação de conteúdo, divulgação dos serviços ou resposta a emails, mas apenas as horas efetivamente dedicadas ao seu cliente) e obtenha o seu valor/hora.

Vai oferecer packs de horas ou packs de serviços? Defina bem a sua oferta e aplique o seu valor/hora para chegar ao preço final.

Se conseguiu obter no passo anterior informações sobre o valor que o seu mercado está disponível a pagar pelos serviços de uma assistente virtual, pode agora verificar se vai ao encontro desses mesmos valores ou não.

5º Passo: Escreva o seu Plano de Negócios 

O plano de negócios ajudá-la-á a organizar as ideias que recolheu até aqui e servirá de linha orientadora para o seu projeto.

Sugerimos que utilize o modelo de negócios Canvas e que o mantenha por perto quando precisar de tomar decisões importantes quanto ao projeto.

6º Passo: Avance

Agora que sabe exatamente que serviços quer oferecer, quantas horas quer dedicar ao seu negocio, qual o seu público alvo, quais os seus preços e de que forma quer divulgar os seus serviços, é hora de avançar e deixar que o seu projeto saia finalmente do papel.

Já tem nome para o seu projeto? E logotipo? Será que decidiu criar um site, um blog ou uma página no LinkedIn? Ou prefere a alternativa de trabalhar através de plataformas eletrónicas, como o Workana, o UpWork, o Zaask ou o Trabalho Nomadismo Digital?

Independentemente daquela que foi a sua escolha, certamente que consegue agora criar uma lista das tarefas a desenvolver. Dedique o seu tempo a essas tarefas e comemore a cada pequena vitória.

Estamos certas de que se cumprir estes passos conseguirá criar um projeto que se identifique com o seu perfil e com as necessidades do mercado. Boa sorte!

Elaborado pelas Assistentes Virtuais:

Ana Santos e Maria Cardoso


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