Home Artigos Negócios Saiba como Acrescentar Valor

Saiba como Acrescentar Valor

Acrescentar valor

Uma das maiores dificuldades na prospeção de novos clientes B2B consiste em implementar uma abordagem relevante, diferenciadora e eficiente junto do comprador que hoje em dia é mais capacitado, informado e digital do que alguma vez havia sido.

Para competir na sua industria, proteger o seu negócio ou conquistar novos territórios ou mercados, é fundamental entender e aceitar que o comprador moderno não está interessado na sua empresa, na sua pessoa ou na sua solução. O seu cliente só está interessado no que pode fazer por ele. O que eu gosto de chamar ‘OQITAVC’ (O Que é que Isso Tem a Ver Comigo?) .

Mais significativamente, os prospects valorizam cada vez mais informação e conhecimento que desafia as suas suposições. Os comerciais que não estão a posicionar-se como um recurso valioso, que não oferecem perspetivas únicas ou sugerem alternativas em que o cliente ganha de alguma forma, correm o risco de extinção no futuro próximo.

O objetivo e como lá chegar

O objetivo final na prospeção não é iniciar conversas com as suas soluções, mas sim encaminhar o prospect para as suas soluções. Deve oferecer ideias ou informação que direciona o cliente exclusivamente para os seus pontos fortes e as suas soluções. Para o conseguir fazer,  precisa de verdadeiramente entender e definir o Valor Único da sua solução. Curiosamente, a maioria das pessoas e organizações têm grande dificuldade nisso.

A maior parte dos comerciais insiste em iniciar conversas baseadas nos seus produtos ou serviços e não consegue articular o verdadeiro valor do que oferecem numa primeira chamada. Isto soa familiar? “Estou a ligar para marcar uma reunião, para lhe mostrar o nosso novo serviço/produto”.

Quando interrompemos o nosso prospect porque podemos ajudá-lo a superar desafios, a capturar novas oportunidades ou obter mais resultados, e com um ‘mindset’ focado no seu universo, posicionamo-nos como ‘solucionadores de problemas’, e não apenas como ‘mais um produto’ ou ‘mais um vendedor ‘.

Ser autêntico

Os prospects querem falar connosco quando nos tornamos especialistas no seu campo e partilhamos conhecimento que é relevante, os informa ou capacita competitivamente.

Numa apresentação por telefone cold-call/portas-frias, eu diria por exemplo: “Estou a telefonar para (marcar uma reunião) consigo, porque ajudo (profissionais nas vendas) a melhorar os resultados da sua prospeção de novos clientes e a aumentar as suas vendas em mercados novos ou altamente competitivos”.

Se for o caso, posso continuar: “Trabalho com empresas no mesmo sector que o seu e vejo estes serem os maiores desafios a superar. Está a passar por algo diferente? O que se passa no seu caso que é diferente?

O que o cliente está a receber

Aqui o verdadeiro valor em falar comigo não é o meu serviço, mas sim o conhecimento e as vantagens que partilho durante a nossa conversa.

Esta mentalidade, abordagem, atitude, modo de viver e trabalhar é baseada na preocupação genuína com o nosso cliente, e de todas as ‘armas’ no arsenal da prospeção, a declaração do nosso Valor Único é a mais importante.

Por onde começar

Comece por identificar e definir o Valor que você representa para o seu público e no seu mercado. Acima de tudo, saiba o que faz exatamente pelo seu cliente que mais ninguém faz, ou não o faz tão bem. Aviso: aqui não é para listar os seus serviços ou as características dos seus produtos.

Responda: “E depois?”. O que é mais fácil de dizer, do que fazer.

Experimente

Fazer este exercício é extremamente importante mas quando concluído, pode incorporá-lo em TODA a sua atividade de prospeção, incluindo telefone, e-mail, marketing digital, marketing, em pessoa, e em eventos.

A declaração do seu Valor Único:

1 – Responde às Questões do seu Cliente. Os resultados, os problemas ou as oportunidades que só você pode ajudar o seu cliente a alcançar, superar ou criar.

2 – Destaca os seus Diferenciadores. O que você faz que é melhor do que as alternativas.

3 – Mantém a descrição das suas soluções curta e objetiva.

No meu caso, eu diria: “A Lead-Results ajuda empresários e profissionais nas vendas a gerar mais resultados da sua atividade de prospeção e a conquistar mais vendas em mercados novos ou altamente competitivos. As pequenas e médias empresas procuram-nos porque partilhamos know-how e boas-práticas exequíveis e que realmente funcionam, e respondemos especificamente aos desafios mais difíceis de superar na prospeção junto do comprador de amanhã.”

Helga Saraiva-Stewart

Inspirado no artigo Acha que acrescenta valor? Pense de novo!

Fotografia de rawpixel no Unsplash

Ver Também

Marketing Multinível versus Esquema Pirâmide

Se pensa em empreender numa empresa de Marketing Multinível, avalie bem o negócio em causa…