Home Testemunhos No sofá com a Empreendedora Mara Marques Lourenço – Espaços Renovados

No sofá com a Empreendedora Mara Marques Lourenço – Espaços Renovados

testemunho_mara_marques

P. – Qual a tua atividade profissional?

Sou arquitecta na empresa Espaços Renovados, fundada por mim e pelo meu marido. Aqui fazemos desde a pequena remodelação até à obra nova, chave na mão. Fazemos também projectos 3D e apresentações dinâmicas de espaços que ainda não estão construídos.

P. – Quando sentiste o “chamamento” do empreendedorismo na tua vida?

Acho que desde sempre. Via os meus pais com empresas próprias, onde tinham “todo o tempo do mundo” para as filhas, e pensava “eu também quero isto”. Os meus pais nunca se queixaram por ser segunda feira! Sempre quis ser mais do que uma mera empregada e por vezes vestia eu mais a camisola do que os meus patrões.

Um dia li uma frase e fez-se um plim na cabeça: “ Se não construíres os teus sonhos, alguém vai te contratar para construir os seus”. Juntando isto ao facto de ter levado com um “pontapé” da entidade patronal, disse acabou!

P. – Como começaste o teu percurso empreendedor?

No inicio pensei “e agora, como vou eu arranjar clientes?” Inscrevi-me em plataformas especializadas e começaram a entrar pedidos para visitas a possíveis obras. Fui fazendo um ou outro trabalho 3D e quando dei por mim, tinha a agenda cheia e não sabia como gerir tudo isto.

Tive que dizer ao meu marido (que nesta fase andava muito desanimado no emprego): “vamos avançar pois eu não consigo sozinha”.

Foi uma surpresa ver que podíamos criar a nossa família com o nosso sonho, com o nosso trabalho.

P. – Que dificuldades encontraste nesse percurso e como as contornaste?

Todos os dias deparamo-nos com dificuldades. O principal é arranjar clientes/obras. Há meses que não conseguimos gerir a quantidade de trabalho que nos chega, mas há outros meses que pensamos se o sonho terá acabado.

Aqui o que nos move é o gosto, é o amor que temos à nossa empresa e a nós como casal.

É preciso trabalhar muito, muito mesmo, cada dia é um desafio enorme, mas muito gratificante. Só de pensar que desde  2017 não tenho uma” segunda feira” e que agora visto a camisola que eu própria fiz, dá-me a força e o alento para continuar de sorriso na cara!

P. – Comparando a tua atual atividade profissional empreendedora com o trabalho que tinhas antes, que diferenças destacas?

O tempo que tenho. Não estou a dizer que trabalho menos, nem pensar, muito pelo contrário. Mas tenho a flexibilidade para ir buscar os meus filhos à escola às horas que eu quero. E isso deixa-me feliz!

Antes tinha um ordenado fixo, dois meses por ano ainda tinha o subsidio de Natal e de Férias, hoje em dia não é certo. O que é certo é que todos os dias me levanto e penso que adoro ir trabalhar!

P. – Que dicas gostarias de partilhar para quem quer dar os primeiros passos numa carreira empreendedora?

O facto de estar chateada/o com o emprego, só por si, não dá força para nos lançarmos numa carreira empreendedora. Agora se tivermos a noção do que queremos mesmo fazer e saber que poderá dar certo, aí sim, é para acreditar no sonho! Quando se dá o primeiro passo, a meu ver o mais difícil, é preciso manter a coragem e seguir sempre em frente.

É vestir a camisola, arregaçar as mangas, saber que é difícil, mas é maravilhoso!

Ver Também

No sofá com a Empreendedora Philippa Mollet – LifeSkills

Qual a tua atividade profissional? Consultora, coach, trainer.  Após anos a gerir negócios…