Home Testemunhos No sofá com a Empreendedora Alexandra Mendes – A Healthy Story

No sofá com a Empreendedora Alexandra Mendes – A Healthy Story

P. – Qual a tua atividade profissional?

Hoje em dia, quando tenho que preencher um formulário com a questão profissão respondo empreendedora. Não sou mulher de um projecto só, aliás tenho vários a correr em paralelo. Neste momento, o meu foco está principalmente na minha acção como Coach e no meu projecto ligado com a alimentação saudável. No entanto, tenho sempre ideias a “germinar”.

P. – Quando sentiste o “chamamento” do empreendedorismo na tua vida?

Em 2003 estava a trabalhar numa multinacional e não concordava com a forma como faziam a gestão de pessoas. Esse sentimento foi aumentando e nesse mesmo ano decidi abrir a minha primeira empresa. Decidi que se nenhum formato se adaptava à minha visão e valores, então estava na altura de pôr na mão na massa e criar algo novo.

P. – Como começaste o teu percurso empreendedor?

O meu percurso começou com a criação de uma pequena agência de publicidade em conjunto com 2 amigos. Estávamos cheios de ideias e com muita vontade de fazer a diferença na área e no mundo.

Claro que não me fiquei por aí. Depois desse projecto já tive mais 2 em áreas ligadas ao Design, e nos últimos 4 anos mudei de direcção tendo agora um projecto ligado ao Bem Estar, em todas as áreas do ser, passando para já por 2 vertentes diferentes, a alimentação e a gestão emocional.

P. – Que dificuldades encontraste nesse percurso e como as contornaste?

Eu diria mais desafios e, esses sim, foram muitos. Desde a logística que envolve um projecto, com múltiplas áreas e tipos de acção, até ao processo de alinhar “agulhas” quando o nosso projecto tem sócios.

A melhor forma de contornar é encontrar parceiros de confiança, que nos dão o apoio e knowhow necessário para que tudo flua facilmente.

Outra aprendizagem preciosa foi a necessidade de uma comunicação transparente e fluída entre sócios. É importante sabermos o que os outros estão a pensar e partilharmos também o que para nós é importante, desta forma o projeto cresce. A falta de comunicação pode minar um projeto.

P. – Comparando a tua atual atividade profissional empreendedora com o trabalho que tinhas antes, que diferenças destacas?

Para mim a maior diferença está em sentir que o que faço pode verdadeiramente fazer a diferença, já que tenho total liberdade para por em prática os meus sonhos.

A nossa visão é sempre única e especial e quando estamos a colaborar com o projecto de outra pessoa, estamos a concretizar o sonho de outros e não o nosso.

P. – Que dicas gostarias de partilhar para quem quer dar os primeiros passos numa carreira empreendedora?

Paixão, é o ingrediente principal. Se acordar cada manhã apaixonada  pelo que faz, vai garantidamente ter sucesso.

Os percalços no percurso superam-se com motivação, determinação e com parceiros de confiança. Se queres ir depressa vai só, mas se queres ir longe vai acompanhada!

Ver Também

No sofá com a empreendedora Carolina Ferreira

P. – Qual a tua atividade profissional? Sou Carolina Ferreira, Psicóloga Clínica, Master C…