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No sofá com a Empreendedora Sónia Cristina Paiva – Ponto Pessoal

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P. – Qual a tua atividade profissional?

Sou Especialista em Marketing Pessoal e Gestora da Unidade de Negócio da Ponto Pessoal – Comunicação e Marketing, em Portugal.

Sou Consultora de Imagem, PersonalShopper e Vice Presidente da Associação Portuguesa de Consultores de Imagem e PersonalShoppers (APCIPS).

Sou Chefe de Divisão na Divisão de Aprovisionamento e Património, desde 2008, no Município de Paredes, com vínculo à função Pública desde 1995. Pós-graduada em Contratação Pública, Licenciada em Gestão, com especialização em empresas e Licenciada em Administração, com especialização Autárquica.

 P. – Quando sentiste o “chamamento” do empreendedorismo na tua vida?

 Gosto de desafios e inovar, abomino a rotina! Sou funcionária da Administração Local há alguns anos e apesar do meu percurso profissional ser muito interessante, de participar em projetos de modernização administrativa e ter-me sido atribuída uma medalha de Mérito de Serviços Distintos, não satisfeita, senti necessidade de “uma lufada de ar fresco”, de fazer algo diferente que não estivesse ligado à minha área de formação académica.

 P. – Como começaste o teu percurso empreendedor?

Sempre tive um fascínio pelo mundo da moda e, em 2016, tirei uma formação em Consultoria de Imagem e PersonalShopper, na FashionSchool do Porto.  É uma profissão em que o desafio é predominante, pelo simples facto de ajudarmos a(o) cliente a clarificar as suas inúmeras qualidades, explorando-as da melhor forma possível, e ajustá-las ao ambiente em que se insere.

Não satisfeita, tirei uma especialização em Marketing Pessoal no Brasil, pelo Método da Ponto Pessoal, que permitiu consolidar os meus conhecimentos. A Ponto Pessoal é uma empresa de Marketing Pessoal, com oito anos de existência, brasileira, que agora tem uma unidade localizada na cidade de Porto, sob a minha gestão.

O marketing pessoal agrega um conjunto de estratégias e ações que visam promover para o mercado o diferencial de cada pessoa na divulgação e no meio onde estão inseridos, projetando uma imagem de marca valiosa e reconhecida pelo público.

Esta especialização em Marketing Pessoal, e o knowhow adquirido, contribuiu para que me focasse no que realmente importa, não perder tempo e energia com situações que não acrescentam valor e a forma de como me posicionar no mercado.

Entretanto, surgiu a oportunidade para escrever artigos de moda e uma panóplia de sugestões de como não deve descurar o seu visual, na Revista Digital Brasileira da Ponto Pessoal – Comunicação e Marketing,como a única colunista portuguesa, e também no Jornal Digital português, O Verdadeiro Olhar.

P. – Que dificuldades encontraste nesse percurso e como as contornaste?

Apesar de existir uma maior acuidade na forma de vestir e apresentar nos vários eventos sociais, mas indubitavelmente existe um longo caminho a percorrer. Ainda existem homens e mulheres que se vestem, no seu dia a dia, da mesma maneira e não têm qualquer preocupação com a sua imagem, talvez porque não estão motivados e não mostram qualquer empenho na mudança da mesma.

O recurso ao serviço de consultoria de imagem é considerado por muita gente como um serviço de luxo, perfeitamente dispensável e que pode ser banalmente suprido pelo aconselhamento dos lojistas, sem desprimor destes.

As mulheres e alguns homens, graças às redes sociais, revistas e aos blogues, começam a arriscar mais e a preocupação com a imagem é uma constante, em querer estar na moda e acompanhar as tendências.

Tudo passa por uma mudança de mentalidades e com o crescimento do mercado surgirão cada vez mais escolas de formação na área de consultoria de imagem, que desmistificará a ideia de que o recurso aos serviços de consultoria de imagem seja um produto de luxo e que contribuirá para melhorar o estilo e a autoestima de todos.

P. – Comparando a tua atual atividade profissional empreendedora com o trabalho que tinhas antes, que diferenças destacas?

Para além da minha atividade profissional, no Município de Paredes, acumulo funções completamente distintas, como os serviços que presto de Consultoria de Imagem, homem e mulher, com atendimento presencial e online. Os serviços de consultoria ao nível de Marketing Pessoal, com atendimento presencial e online, não só como mentora de quem se quer especializar em marketing pessoal, como aqueles profissionais que se querem projetar no mercado, como uma imagem de marca. Para além de clientes nacionais, tenho clientes internacionais, no Brasil e Argentina.

Como este projeto é muito recente em Portugal, fiz uma parceria com uma Coach Brasileira de Alta Performance. No serviço que prestamos são definidas estratégias de coaching e marketing pessoal aplicadas na gestão de imagem, planeamento de carreira e posicionamento, que se traduzem em mais clientes e por sua vez mais negócios.

P. – Que dicas gostarias de partilhar para quem quer dar os primeiros passos numa carreira empreendedora?

Nunca desistir dos nossos sonhos e objetivos! Tudo depende apenas de nós e do impacto que queremos causar. Existem obstáculos ao longo do nosso percurso pessoal e profissional, mas devemos olhar para eles como desafios e adotar as melhores estratégias para ultrapassá-los. Sabemos que o mercado de trabalho atual é muito concorrido e competitivo e exige profissionais de excelência em tudo o que se faz ou produz.

É a definição de um conjunto de estratégias, que nos torna um “produto” desejado e para ser desejado deve ter um conteúdo que requer muito trabalho, dedicação e consequentemente uma mudança de atitude! E “como somos um produto”, devemos torná-lo apetecível aos olhos dos nossos investidores, daí a importância de apostarmos em nós, e passarmos uma imagem coerente, séria e confiável.

Alerto para a importância do networking, de conhecer as pessoas certas para alavancar a carreira.

Como não podemos ser bons em tudo, devemos fazer parcerias em áreas que se complementam com a nossa atividade e marcar a diferença pela qualidade e excelência do serviço que prestamos.

Alerto para a importância das redes sociais e as vantagens na utilização das mesmas, que podem ser úteis para promover o nosso negócio. Como não descuro estas ferramentas, faço a gestão das minhas redes sociais e do meu site, quem não tiver essa facilidade, procure técnicos especializados nesta área.

Não conheço ninguém que seja bem sucedido e que tenha chegado ao topo sozinho e sem dedicação. Por esta razão eu recomendo – dedique-se a si mesmo e aos outros, vale apena!

 


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