Home Artigos Empreendedorismo O Ponto de Partida para alcançar o “SUCESSO”

O Ponto de Partida para alcançar o “SUCESSO”

Acredito que qualquer pessoa, em algum momento da sua vida, desejou alcançar o Sucesso. Possivelmente, acreditou ou ainda acredita nessa possibilidade; ou então já esqueceu que um dia acreditou ou sequer sonhou com esse objetivo.

Quando falamos de “Sucesso”, o seu significado é o que cada um de nós lhe atribui.

A questão é: o que significa, para ti, “Sucesso”?

O que tem que acontecer de forma específica na tua vida para te considerares “bem-sucedida”?

Para algumas pessoas, poderá ser atingir um determinado cargo numa empresa; para outras, empreender um negócio próprio. Para estas últimas, o objetivo poderá passar por criar um pequeno negócio ou, em alternativa, alcançar uma expansão internacional.  Na vida pessoal, o sucesso para uns poderá passar por casar e ter filhos, enquanto que para outros é ser solteiro e viajar à volta do mundo.

Eu não sei o que para ti significa Sucesso. Mas posso garantir-te que o ponto de partida para alcançares o Sucesso é compreenderes e “desmontares” o que realmente isso significa para ti.

Este, para mim, constitui o ponto de partida, o que chamo de  km1

Preciso clarificar qual a minha visão. Parece simples, óbvio, e por vezes até senso comum. Contudo, infelizmente, a esmagadora maioria das pessoas tem uma visão completamente desfocada, longínqua, a preto e branco, daquilo que para si significa alcançar o Sucesso.

Para chegar a esta visão, precisamos fazer uma viagem e perceber quais os nossos valores, o que verdadeiramente importa para nós, quais as nossas crenças. Ou seja, em que é que acreditamos sobre nós, sobre os outros, sobre o mundo. Isto envolve perceber se estas crenças nos limitam ou nos potenciam. Depois deste profundo trabalho de auto-análise, estamos munidos de recursos para definir com mais clareza a nossa visão.

E é esta Visão clara, focada, brilhante, em movimento que nos dá as coordenadas das ações que precisamos empreender para percorrer o caminho que nos conduz aos resultados que desejamos.

A minha dica é: define de forma muito específica o teu significado de “SUCESSO”.

Depois transforma essa visão em objetivos.

 Estabelece e escreve os teus objetivos. Os estudos dizem que a probabilidade de alcançar objetivos quando estes são escritos aumenta para 42%. É fundamental definir Objetivos INTELIGENTES, e para isso vamos recorrer à estrutura modelo – SMARTER (Michael HYATT), que é composta por sete atributos:

SSpecific  – Específicopara focar esforços
MMeasurable – Mensurávelpara medir o progresso
AActionable – Acionávelpara direcionar o teu esforço
RRisky – Arriscadopara ir além da zona de conforto
TTime-keyed – Datadospara motivar para a ação
EExciting Entusiasmantepara te manter inspirada
RRelevant – Relevantepara evitar conflitos com os teus valores e outros  objetivos

Exemplo de objetivo SMARTER: Lançar o meu curso online em Alta Produtividade até dia 30 de Setembro 2020, com 40 participantes.

Este é considerando um objetivo SMARTER, cumpre com todos os requisitos e define de forma clara as ações a empreender para o alcançar.

Quando estabeleces objetivos SMARTER, tens uma visão clara da tua direção e consegues com maior facilidade definir prioridades. Pois há uma questão que precisas de colocar a ti própria todos os dias, várias vezes: – “O que estou a fazer aproxima-me do meu objetivo?

Definir objetivos SMARTER ajuda-te a focar naquilo que realmente importa para criares com confiança a vida que desejas.  

Num mundo com cada vez mais ruído, fantásticas oportunidades de tudo e mais alguma coisa, somos seduzidos a todo o momento e desviamos com enorme facilidade o nosso foco do que realmente importa.

Lembra-te que alcançar o “Sucesso” é percorrer um caminho e, por vezes, queremos começar no Km 20. O próprio caminho é a jornada do Sucesso. A pessoa em que nos tornarmos irá andar de mãos dadas com os resultados que alcançamos. O nosso sucesso é proporcional ao nosso crescimento.

O SUCESSO É UMA JORNADA PARA QUEM OUSA PERCORRÊ-LA

Patrícia Rosa – Alta Produtividade

Ver Também

Slow Fashion: por um consumo responsável

No mundo atual, a indústria da moda é uma das mais influentes e dinâmicas, moldando não ap…